O funcionamento de tipologias discursivas em Livros Didáticos de História

Autores/as

  • Raquel Alvarenga Sena Venera Univeridade da Região de Joinville, Univille

Palabras clave:

Educação, Políticas educativas, Livro Didático

Resumen

Este artigo é parte dos resultados da pesquisa de doutorado intitulada “Discursos Educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no Ensino de História: um jazz possível”, cujo objetivo específico era analisar a operacionalização dos discursos educacionais, pós-abertura política, nos livros didáticos de História indicados para os anos finais do Ensino Fundamental, pelo Guia do Livro Didático 2005. A pesquisa privilegiou metodologicamente a Análise do Discurso, AD, da corrente francesa, e, dessa forma, possibilitou perceber o funcionamento discursivo de duas coleções de livros didáticos, mais escolhidas pelos professores do município de Itajaí, SC – as coleções “Nova História Crítica” de autoria de Mario Furley Schimidt, publicada pela editora Nova Geração e “História & Vida Integrada”, de autoria de Nelson Piletti e Claudino Piletti e editora Ática. Por caminhos diferentes, os livros didáticos fazem funcionar sentidos de democracia, de cidadania e de regulação dos sentidos das subjetividades em processo.

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Biografía del autor/a

Raquel Alvarenga Sena Venera, Univeridade da Região de Joinville, Univille

Doutora em Educação pela Unicamp, professora dos Cursos de Mestrado em Educação e Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, ambos da Universidade da Região de Joinville, Univille.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Venera, R. A. S. (2023). O funcionamento de tipologias discursivas em Livros Didáticos de História. Educação Em Revista, 29(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21055

Número

Sección

Artigos

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