EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA
Palabras clave:
Educação física, prática pedagógica, método de ensinoResumen
Em aulas deEducação Física na escola é comum a não participação de alguns alunos nasatividades corporais, o que faz com que estes alunos fiquem à margem da aula -na “periferia” da quadra. Considerando que este não é algo dado ou natural, masproduzido pelo contexto escolar, o objetivo desse estudo é analisar a relaçãoentre a prática pedagógica em Educação Física e a produção da “periferia” daquadra. Trata-se de uma etnografia desenvolvida com uma turma de 7º ano doensino fundamental de uma escola pública, tendo como instrumentos de coleta dedados a entrevista semi-estruturada e a observação. Concluímos que a práticapedagógica do professor de Educação Física, predominantemente não-diretiva,teve íntima relação com a produção de uma “periferia” da quadra. Assim, asaulas de Educação Física, configuradas como tempo e espaço de maior liberdadeaos alunos, acabaram restritas ao conformismo.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.