CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
Palabras clave:
pesquisa, metodologia, educação, artesResumen
Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research, (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes, (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes, (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes, (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research, (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de ‘investigação baseada nas artes’. Inicialmente detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de ‘voz’ para posteriormente tratar da ‘investigação baseada nas artes’, seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação.Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.