CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
Keywords:
pesquisa, metodologia, educação, artesAbstract
Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research, (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes, (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes, (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes, (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research, (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de ‘investigação baseada nas artes’. Inicialmente detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de ‘voz’ para posteriormente tratar da ‘investigação baseada nas artes’, seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação.Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.