UM ESTUDO SOBRE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO BRASIL
Palavras-chave:
formação de professores, licenciaturas, Ciências da NaturezaResumo
Neste artigo, discutimos a formação acadêmico-profissional de professores de ciências
para atuar no ensino fundamental. Consideramos que o docente que leciona nesse nível deveria contar
com uma formação exclusiva, que atendesse às necessidades pedagógicas do ensino fundamental e que
subsidiasse a concretização, em sala de aula, de um currículo de Ciências da Natureza baseado no
diálogo entre os conhecimentos disciplinares estruturadores das áreas de Química, Física, Biologia,
Geologia e Astronomia. Nesse sentido, analisamos as matrizes curriculares de cursos de Licenciaturas
Plenas em Ciências da Natureza. Consideramos as áreas disciplinares contempladas, os eixos formativos
e os diversos contextos de criação dos cursos. A investigação sobre a formação proporcionada por
esses cursos possibilitou que traçássemos pontos que diferenciam e caracterizam esse tipo de formação.
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