CONSTRUCCIÓN DE UN TÚNEL DE VIENTO DIDÁCTICO COMO APLICACIÓN PEDAGÓGICA EN LA EDUCACIÓN TÉCNICA

Autores/as

  • Paulo Cesar Mioralli Instituto Federal de São Paulo - IFSP campus Catanduva
  • Elson Avallone Instituto Federal de São Paulo - IFSP campus Catanduva

Palabras clave:

proyecto de escuela, práctica pedagógica, interdisciplinariedad

Resumen

Se diseñó y construyó un túnel de viento didáctico como propuesta pedagógica dirigida a profesores y alumnos de un curso técnico en mecatrónica integrado en la escuela secundaria del Instituto Federal de São Paulo. La propuesta tuvo como objetivo analizar los resultados de aprendizaje de la ejecución del proyecto sumado a una prueba experimental, así como verificar la integración de contenidos y la interdisciplinariedad en esta práctica didáctica y también presentar el análisis técnico-matemático involucrado en la construcción de el equipo y en el ensayo experimental. El abordaje simultáneo e integrado entre el análisis de la práctica pedagógica y la investigación técnico-matemática constituye un diferencial de esta investigación. Se evidenciaron puntos positivos derivados de la práctica pedagógica y que pueden apoyar futuras interacciones didácticas en el desarrollo de proyectos con pruebas experimentales. Además de probar las teorías existentes sobre la dinámica del aire, la propuesta buscó acercar a los estudiantes al universo de las ciencias aplicadas a través de una mediación didáctica dialógica e incitadora, así como brindar una mirada holística entre la teoría y la práctica ambientada en la escuela secundaria integrada con la formación profesional y tecnológico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Cesar Mioralli, Instituto Federal de São Paulo - IFSP campus Catanduva

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FEIS (2002). Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - FEM/UNICAMP (2005) e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - FEM/UNICAMP (2009), sendo o mestrado e o doutorado na área de Ciências Térmicas e Fluidos com ênfase em Escoamento de Fluidos, Transferência de Calor e Massa e Termodinâmica. Possui Pós-doutorado na área térmica de engenharia mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FEB (2017). Também graduado em Formação de Docentes para a Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP (2012) e no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes com ênfase em matemática pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais - CEUCLAR (2011). Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Convecção Térmica, Simulação Numérica, Dutos com Geometria Não-Convencional e Trocadores de Calor. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Catanduva.

Elson Avallone, Instituto Federal de São Paulo - IFSP campus Catanduva

Doutor Eng. Mecânica (Equipamentos e Processos Térmicos) e Mestre Eng. Mecânica (Fenômenos de Transporte) pela UNESP/FEB, graduação em Engenharia Mecânica pela UNESP/FEB, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNESP/FEB, graduação em Tecnologia Mecânica UNESP/FEB e Especialização em Formação Pedagógica para Educação Profissional - Centro Paula Souza. Foi docente no Centro Universitário ITE Bauru ministrando as disciplinas Aerodinâmica - Laboratório de Aerodinâmica - Física - Laboratório de Física - Teoria de Voo de Aeronaves - Conhecimentos Técnicos de Aeronaves. Também foi docente nas Faculdades Integradas de Bauru - FIB ministrando as disciplinas Física Aplicada a Agronomia e Matemática Básica. Trabalhou na empresa Glaser-Dirks Flugzeugbau na Alemanha - construção e manutenção aeronáutica e tem experiência nas áreas de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Engenharia Mecânica, construção de aeronaves leves e energia solar. É piloto de planador pelo Aeroclube de Bauru. Possui larga experiência no mercado financeiro, de 1982 a 2011, sendo que 5 desses anos como assistente do Gerente Regional. É pesquisador dos Grupos de Pesquisas ENACO - Energias e Aplicações Correlatas (IFSP), Sistemas Mecânicos Aplicados (IFSP) e Energia e Meio Ambiente (UNESP). Atualmente é docente no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia - Câmpus de Catanduva (servidor público federal), 2013 - atual. Sua tese de doutorado foi indicada como destaque do programa da UNESP/FEB para o período de 2017-2020.

Publicado

2023-08-03

Cómo citar

Mioralli, P. C., & Avallone, E. (2023). CONSTRUCCIÓN DE UN TÚNEL DE VIENTO DIDÁCTICO COMO APLICACIÓN PEDAGÓGICA EN LA EDUCACIÓN TÉCNICA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39236

Número

Sección

Artigos