Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia

Autores

  • Moema Helena Koche de Albuquerque Universidade Federal de Santa Catarina – Centro de Educação – Departamento de Metodologia de Ensino. NDI/CED/UFSC
  • Eloisa Acires Candal Rocha UNOESC – Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Santa Catarina – Centro de Educação – Departamento de Metodologia de Ensino. NDI/CED/UFSC
  • Márcia Buss-Simão Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Líder do Grupo Educação, Infância e Gênero - GEDIG/PPGE/UNISUL e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN.

Palavras-chave:

Educação infantil. Currículo. Pedagogia. Formação docente.

Resumo

O presente artigo, apresenta dados de uma pesquisa que objetivou analisar os currículos dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Federais no Brasil considerando a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia em 2005. A análise das configurações curriculares contemplou trinta e três universidades das quarenta e sete que ofereciam o curso de graduação em Pedagogia. A fim de analisar a configuração dos currículos de Pedagogia para a formação específica da docência para a educação infantil, foi preciso dar visibilidade ao lugar que as crianças e a infância ocupam no seu interior. A análise destes conteúdos buscou identificar ainda a existência de diálogos interdisciplinares para tratar da infância e suas consequências para a consolidação conceitual e a orientação das ações pedagógicas com as crianças na educação infantil.

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Biografia do Autor

Moema Helena Koche de Albuquerque, Universidade Federal de Santa Catarina – Centro de Educação – Departamento de Metodologia de Ensino. NDI/CED/UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora e Coordenadora Pedagógica e de Pesquisa do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC

Eloisa Acires Candal Rocha, UNOESC – Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Santa Catarina – Centro de Educação – Departamento de Metodologia de Ensino. NDI/CED/UFSC

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora doutora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN).

Márcia Buss-Simão, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Líder do Grupo Educação, Infância e Gênero - GEDIG/PPGE/UNISUL e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN.

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, infância, pesquisa com crianças pequenas, cotidiano e organização dos espaços e tempos, relações sociais, ação social das crianças, culturas infantis, dimensão corporal, relações de gênero e brincadeiras.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Albuquerque, M. H. K. de, Rocha, E. A. C., & Buss-Simão, M. (2023). Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290