Crônica de aulas sobre a crônica

Autores

  • Rafael Fava Belúzio Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.3.128-148

Palavras-chave:

relato de aula, crônica, ensino de literatura

Resumo

Ao correr da tecla, meio ensaio acadêmico, meio crônica de professor, aqui se procura refletir a respeito do gênero crônica e do seu ensino. Relatando experiências docentes ocorridas em uma escola federal de Ensino Médio, são discutidas algumas aulas sobre crônica e são problematizados – teoricamente e levando em conta posicionamentos dos alunos – supostos aspectos constitutivos desse “gênero menor”: o registro do circunstancial, a limitação ao jornal, a efemeridade, o público limitado, a limitação ideológica, a limitação de espaço, o pouco tempo de elaboração, o sujeito-textual ser igual ao sujeito-real, a pouca densidade e a oralidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Fava Belúzio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Professor de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2019-11-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>