"Corpo de baile", João Guimarães Rosa & forma trina-unitária

Autores

  • Rafael Fava Belúzio Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.1.41-65

Palavras-chave:

Corpo de baile, João Guimarães Rosa, Trindade

Resumo

Tremem triângulos nas tramas; João Guimarães Rosa, suas fontes, seus estilos, seus leitores; meu ensaio três vezes recortado. No escritor mineiro, segundo a tradição crítica, tudo é e não é; esse ponto crucial do autor cruza com a noção crucial de Trindade, de modo que se pode notar a dor, o sofrimento e a agonia da influência; no meio do redemoinho. Por isso este trabalho se volta, principalmente, para a avaliação das formas pelas quais Rosa internaliza o procedimento trino-unitário tanto em sua poética geral, quanto em Corpo de Baile e em “Buriti”.

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Biografia do Autor

  • Rafael Fava Belúzio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2016-11-15

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