Das brigas de arquibancadas à vida de professor universitário relatos de um líder de torcida no Rio de Janeiro dos anos 1980
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo propõe um relato de história de vida de uma figura emblemática no universo de torcidas organizadas de futebol do Rio de Janeiro, dos anos 1980, tendo por base entrevista concedida ao autor. A fala que serve de matéria-prima ao texto pressupõe acompanhar sua narrativa, a despeito do reconhecimento de uma espécie de dupla “ilusão biográfica” – a do entrevistado e a do entrevistador –, com a retrospectiva contada pelo torcedor organizado acerca de suas opiniões, de suas memórias, de suas autorrepresentações e de seu conjunto de vivências nas arquibancadas dos estádios de futebol. A narração distende-se até o encerramento desse ciclo iniciático juvenil, quando, sob o temor do risco à sua integridade física por parte de grupos rivais, o narrador opta por uma ruptura com este meio, redirecionando seu projeto de vida e o horizonte de expectativas de sua própria carreira profissional.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Como Citar
Referências
ALVARENGA, Thiago Madureira. Imagens de si de líderes de três gerações da torcida organizada Máfia Azul no discurso sobre violência. Revista Mosaico, v. 9, n. 14, 2018, p. 88-104.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.
GUEDES, Simoni Lahud. Sobre permanências e transformações em contextos acadêmico-institucionais: um relato pessoal. Revista Antropolítica. Niterói: n. 42, 2017, p. 339-373.
HOLLANDA, Bernardo Buarque de. A voz da torcida: biografia, história oral e memória nos relatos de antigas lideranças torcedoras. Aurora – Revista de Ar-te, Mídia e Política. São Paulo: PUC-SP, n. 9, 2010, p. 27-47.
HOLLANDA, Bernardo Buarque de; TEIXEIRA, Rosana da Câmara; MEDEI-ROS, Jimmy (Orgs.). A voz da arquibancada: relatos de lideranças da FTORJ – Federação de Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.
HOLLANDA, Bernardo Buarque de; FLORENZANO, José Paulo. Territórios do torcer: relatos de lideranças de torcidas organizadas de futebol da cidade de São Paulo. São Paulo: EDUC, 2019.