Das brigas de arquibancadas à vida de professor universitário relatos de um líder de torcida no Rio de Janeiro dos anos 1980

Main Article Content

Bernardo Borges Buarque de Hollanda

Resumo

O artigo propõe um relato de história de vida de uma figura emblemática no universo de torcidas organizadas de futebol do Rio de Janeiro, dos anos 1980, tendo por base entrevista concedida ao autor. A fala que serve de matéria-prima ao texto pressupõe acompanhar sua narrativa, a despeito do reconhecimento de uma espécie de dupla “ilusão biográfica” – a do entrevistado e a do entrevistador –, com a retrospectiva contada pelo torcedor organizado acerca de suas opiniões, de suas memórias, de suas autorrepresentações e de seu conjunto de vivências nas arquibancadas dos estádios de futebol. A narração distende-se até o encerramento desse ciclo iniciático juvenil, quando, sob o temor do risco à sua integridade física por parte de grupos rivais, o narrador opta por uma ruptura com este meio, redirecionando seu projeto de vida e o horizonte de expectativas de sua própria carreira profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Hollanda, B. B. B. de. (2021). Das brigas de arquibancadas à vida de professor universitário: relatos de um líder de torcida no Rio de Janeiro dos anos 1980. FuLiA / UFMG, 5(3), 58–74. https://doi.org/10.35699/2526-4494.2020.20986
Seção
DOSSIÊ

Referências

ALVARENGA, Thiago Madureira. Imagens de si de líderes de três gerações da torcida organizada Máfia Azul no discurso sobre violência. Revista Mosaico, v. 9, n. 14, 2018, p. 88-104.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.

GUEDES, Simoni Lahud. Sobre permanências e transformações em contextos acadêmico-institucionais: um relato pessoal. Revista Antropolítica. Niterói: n. 42, 2017, p. 339-373.

HOLLANDA, Bernardo Buarque de. A voz da torcida: biografia, história oral e memória nos relatos de antigas lideranças torcedoras. Aurora – Revista de Ar-te, Mídia e Política. São Paulo: PUC-SP, n. 9, 2010, p. 27-47.

HOLLANDA, Bernardo Buarque de; TEIXEIRA, Rosana da Câmara; MEDEI-ROS, Jimmy (Orgs.). A voz da arquibancada: relatos de lideranças da FTORJ – Federação de Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.

HOLLANDA, Bernardo Buarque de; FLORENZANO, José Paulo. Territórios do torcer: relatos de lideranças de torcidas organizadas de futebol da cidade de São Paulo. São Paulo: EDUC, 2019.