Dublê de etnógrafo I ou diários do futebol na Alemanha

Conteúdo do artigo principal

Bernardo Borges Buarque de Hollanda

Resumo

O texto segue a forma de um diário futebolístico de viagem, fruto por sua vez de uma missão de pesquisa de duas semanas em diferentes partes da Alemanha, durante o final do ano de 2024. Em primeira pessoa, descrevo personagens, espaços e eventos relacionados à temática do futebol nesse país europeu, com o fito de colher impressões acerca do imaginário esportivo nacional, seja em reuniões formais de pesquisa seja em situações informais de passagem pelo território. Graças à colaboração de um nativo que é também um jovem professor na universidade de Bayreuth, na Bavária, e já um pesquisador de referência na sociologia alemã do esporte, procuro reconstituir sob diferentes ângulos práticas e representações do futebol em cidades como Munique, Nuremberg e Gelsenkirchen, entre outras. Numa espécie de pot-pourri, comento a dinâmica das torcidas “ultras” e de seus espaços urbanos de sociabilidade; apresento a atmosfera dentro e fora dos estádios e das arenas, em dias com e sem jogos; relato cenas prosaicas de um domingo de futebol de mulheres num centro de treinamento de um tradicional clube da região industrial do Ruhr; por fim, em destaque, reporto uma visita ao Museu do Futebol, em Dortmund, com uma descrição e uma análise do percurso museal nesse equipamento expositivo, tencionando bosquejos comparativos com seu homônimo em São Paulo.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

PARALELAS

Biografia do Autor

Bernardo Borges Buarque de Hollanda, Fundação Getúlio Vargas

É professor-adjunto da Escola de Ciências Sociais, da Fundação Getúlio Vargas (FGVRJ/CPDOC). Bacharel (1995) e licenciado (1997) em Ciências Sociais pela UFRJ, mestre (2003) e doutor (2008) em História Social da Cultura pela PUC-Rio, com estágio sanduíche na École des hautes études en sciences sociales (EHESS/2006). Realizou pesquisa de pós-doutorado pela Maison des sciences de lhomme de Paris (Bourse Hermès-2009) e pela University of Birmingham (Rutherford Fellowship - 2018). Bolsista de capacitação técnica pelo programa CAPES Print, com pesquisas no Centre international de létude du sport (CIES/Neuchâtel - Suíça - 2020) e na Universität Bayreuth (Alemanha - 2024). Ocupou a cátedra de pesquisador visitante no Institut des hautes études en Sciences Sociales (IHEAL/Nouvelle Sorbonne - Paris 3), em 2022/2023. É coordenador do segmento acadêmico do Programa de Pós-Graduação em História Política e Bens Culturais (PPHPBC CPDOC). Foi secretário-geral da Associação Brasileira de História Oral (ABHO - gestão 2020-2022) e representante sul-americano no conselho da International Oral History Association (IOHA - gestão 2018-2023). É editor da revista Esporte Sociedade. Representante eleito do Comitê Consultivo SciELO na área de Ciências Humanas (2021-2023). Coordena o Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) e o Laboratório de Pensamento Social (LAPES), ambos cadastrados no Diretório de Pesquisas do CNPq. Suas principais áreas de interesse são: história social do futebol e torcidas organizadas; modernismo e vida literária no Brasil; cultura brasileira - crítica e interpretação; pensamento social e história intelectual.

Como Citar

Dublê de etnógrafo I: ou diários do futebol na Alemanha. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 10, n. 3, p. 149–172, 2025. DOI: 10.35699/2526-4494.2025.v10.56998. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/56998. Acesso em: 6 dez. 2025.

Referências

HERTEL, Fabian; HUDDLESTON, Sean. Football fans, rivalry and cooperation. London: Routledge, 2017.

SCHÖNFELD, Mirco. Contextual reference and authenticity in social networks. Munch: PhD Computational Sciences, 2016.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)