O espectro do hooliganismo nos estádios britânicos I uma experiência de pesquisa

Conteúdo do artigo principal

Bernardo Borges Buarque de Hollanda

Resumo

O manuscrito evoca uma experiência de pesquisa pós-doutoral vivenciada no segundo semestre de 2018, na Universidade de Birmingham. Procura-se contextualizar o cenário de transformações de três décadas no futebol inglês que, por meio da Premier League, em certo sentido revolucionou a prática e a assistência do espetáculo futebolístico no país e, por extensão, em partes significativas da Europa e do mundo. O pano de fundo das mudanças é cotejado com uma vivência in loco nos estádios e arenas não só na Inglaterra, mas também na Grã-Bretanha e no Reino Unido. As observações experienciadas permitem relatar as diversas etapas de pesquisa durante esse período, a fim de compartilhar mais amiúde as impressões do que se viu, ouviu e viveu. A sugestão contida no texto argumenta que, a despeito do exitoso processo gentrificador de remodelagem da dominação e do controle no interior das arenas, a dinâmica torcedora não impede por completo o espectro do hooliganismo, princípio antidesportivo e contra-civilizador que paira sempre como potencial danoso na administração de rivalidades clubísticas quer em nível local e regional, quer em âmbito nacional e internacional.   

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

PARALELAS

Biografia do Autor

Bernardo Borges Buarque de Hollanda, Escola de Ciências Sociais/FGV-CPDOC

É professor-adjunto da Escola de Ciências Sociais, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/CPDOC). Bacharel (1995) e licenciado (1997) em Ciências Sociais pela UFRJ, mestre (2003) e doutor (2008) em História Social da Cultura pela PUC-Rio, com estágio sanduíche na École des hautes études en sciences sociales (EHESS/2006). Realizou pesquisa de pós-doutorado pela Maison des sciences de lhomme de Paris (Bourse Hermès-2009) e pela University of Birmingham (Rutherford Fellowship - 2018). Bolsista de capacitação técnica pelo programa CAPES Print, com pesquisas no Centre international de létude du sport (CIES/Neuchâtel - Suíça - 2020) e na Universität Bayreuth (Alemanha - 2024). Ocupou a cátedra de pesquisador visitante no Institut des hautes études en Sciences Sociales (IHEAL/Nouvelle Sorbonne - Paris 3), em 2022/2023. É coordenador do segmento acadêmico do Programa de Pós-Graduação em História Política e Bens Culturais (PPHPBC CPDOC). Foi secretário-geral da Associação Brasileira de História Oral (ABHO - gestão 2020-2022) e representante sul-americano no conselho da International Oral History Association (IOHA - gestão 2018-2023). É editor da revista Esporte Sociedade. Representante eleito do Comitê Consultivo SciELO na área de Ciências Humanas (2021-2023). Coordena o Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) e o Laboratório de Pensamento Social (LAPES), ambos cadastrados no Diretório de Pesquisas do CNPq. Suas principais áreas de interesse são: história social do futebol e torcidas organizadas; modernismo e vida literária no Brasil; cultura brasileira - crítica e interpretação; pensamento social e história intelectual.

Como Citar

O espectro do hooliganismo nos estádios britânicos I: uma experiência de pesquisa. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 10, n. 1, p. 209–235, 2025. DOI: 10.35699/2526-4494.2025.v10.46896. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/46896. Acesso em: 13 nov. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)