Textos bissextos sobre futebol um poeta, uma pintora e uma cronista do modernismo [ensaio]
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No escopo do dossiê Futebóis e modernismos, a seção “Poética” procura apresentar textos literários menos conhecidos quando se pensam as relações entre letras e esportes no país. Trata-se de três publicações de autores brasileiros vinculados à história do modernismo, que, em diferentes temporalidades e por razões diversas, abordaram, ainda que de maneira incidental, aspectos da experiência esportivo-futebolística. Selecionamos para tanto um poema e duas crônicas, assinados, respectivamente, pelo escritor Cassiano Ricardo (1895-1974), pela pintora Tarsila do Amaral (1886-1973) e pela romancista Rachel de Queiroz (1910-2003).
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Referências
ARIENTI, Douglas Pavoni. Cassiano Ricardo e Menotti Del Picchia: trajetórias intelectuais, projetos políticos e função social da inteligência. Florianópolis: Dissertação de Mestrado em História/UFSC, 2014.
BRANDINI, Laura Taddei (Org.). Crônicas e outros escritos de Tarsila do Amaral. Campinas: Ed. Unicamp, 2008.
CAMPOS, Maria José. Versões modernistas do mito da democracia racial em movimento: estudo sobre as trajetórias e as obras de Menotti Del Picchia e Cassiano Ricardo até 1945. São Paulo: Tese de Doutorado em Antropologia Social/USP, 2007.
EL-DINE, Lorena Ribeiro. Raça, história e política em Alfredo Ellis Jr. e Cassiano Ricardo. Vitória (ES): Dissertação de Mestrado em História/UFES, 2010.
FONTES, Lilian. ABC de Rachel de Queiroz. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2012.
GUERELLUS, Natália. Regra e exceção: Rachel de Queiroz e o campo literário dos anos 1930. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
QUEIROZ, Rachel de. “Viva o Vasco”. In: Revista O Cruzeiro. Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1970.
RICARDO, Cassiano. Martin Cererê. São Paulo: Saraiva, 1962.