O jogo das emoções análise de discurso do narrador esportivo Pedro Ernesto Denardin

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Cristiane Mafacioli Carvalho
Ciro Augusto Francisconi Götz

Resumo

Este estudo apresenta a análise de discurso das estratégias utilizadas pelo narrador da Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardin, para referenciar ou aludir aos patrocinadores da equipe esportiva da emissora, durante o jogo Brasil e Costa Rica, pela Copa do Mundo da Rússia de 2018, apesar das limitações comerciais determinadas pela FIFA. O seguinte artigo reflete sob a ótica do autor francês Patrick Charaudeau (2010), a partir dos conceitos de sujeitos de linguagem e visadas discursivas, compreendidos no âmbito do rádio como encenação, e pela perspectiva da autora Maria Lília Dias de Castro (2008), acercadas práticas do embaralhamento do discurso promocional. Para melhor compreender o contexto discursivo e suas opções estratégicas, o estudo executar uma análise comparativa com outra narração realizada por Denardin, a partir do texto discursivo da disputa da final da Recopa Sul-Americana, entre Grêmio e Independiente, um tipo de torneio em que não se limita a exposição de apoiadores.

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Como Citar
CARVALHO, C. M.; GÖTZ, C. A. F. O jogo das emoções: análise de discurso do narrador esportivo Pedro Ernesto Denardin. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 5, n. 1, p. 73–95, 2021. DOI: 10.35699/2526-4494.2020.29580. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/29580. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
DOSSIÊ
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Referências

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