Representações sobre corpos, práticas e costumes uma análise dos anúncios publicitários do "Jornal dos Sports" (1930-1940)

Conteúdo do artigo principal

Kelen Katia Prates Silva

Resumo

Este artigo analisa os anúncios publicitários do Jornal dos Sports como espaço de construção de representações que atendia a interesses múltiplos. Explorando as possibilidades do uso da propaganda e da publicidade, destaco que é preciso compreenda-las em seu tempo e espaço. Ao eleger propaganda e publicidade como objeto da História é necessário explorar os interesses que perpassam a sua produção, as representações e as possibilidades de leitura do vivido. Desse modo, ao analisar os anúncios publicitários noto que o Jornal dos Sports utilizou diversas estratégias para anunciar produtos e serviços. A publicidade nas páginas do Jornal dos Sports se mostra também como um espaço de construção de representações sobre a sociedade e o campo esportivo nas décadas de 1930 e 1940, no Rio de Janeiro, e de uma forma mais ampla no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, K. K. P. Representações sobre corpos, práticas e costumes: uma análise dos anúncios publicitários do "Jornal dos Sports" (1930-1940). FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 7, n. 1, p. 203–223, 2022. DOI: 10.35699/2526-4494.2021.34281. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/34281. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
PARALELAS
Share |

Referências

COUTO, André Alexandre Guimarães. A hora e a vez dos esportes: a criação do Jornal dos Sports e a consolidação da imprensa esportiva no Rio de Janeiro (1931-1950). Dissertação (Mestrado em História Social). UERJ, São Gonçalo, 2011.

MARTINS, Ana Luíza. Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República, São Paulo (1890-1922). São Paulo: Edusp/Fapesp/Imprensa Oficial do Estado, 2001.

MELO, José Marques de. Jornalismo Opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3. ed. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003.

MELO, Victor Andrade de. Causa e consequência: esporte e imprensa no Rio de Janeiro do século XIX e década inicial do século XX. In: HOLLANDA, Bernardo Buarque de; MELO, Victor Andrade de. (Org.). O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012, p. 21-51.

MELO, Victor Andrade de. Esporte, propaganda e publicidade no Rio de Janeiro da transição dos séculos XIX e XX. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v. 29, n. 3, p. 25-40, 2008.

PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro 1902-1938. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

RIBEIRO, André. Os donos do espetáculo: histórias da imprensa esportiva do Brasil. São Paulo: Terceiro Tempo, 2007.

RIBEIRO, Jean Carlo; CORRÊA, Joyce Nancy da Silva. Higienismo e os primórdios do esporte: os casos do Acre e de Goiás. FuLiA/UFMG, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 108-121, 2018.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi. Propaganda e História: antigos problemas, novas questões. Projeto História, São Paulo, PUC-SP, n. 14, 1997.

SANTOS, Chrislene Carvalho dos. História e Propaganda: análise de corpos femininos em imagens publicitárias na década de 20. História Hoje – Anpuh Brasil, v. 3, n. 9, p. 1-29, 2006.

SILVA. “O jogo das letras”: práticas esportivas e futebol de mulheres nas páginas do Jornal dos Sports (1931-1941). Dissertação (Mestrado em História), UFGD, Dourados, 2019.

SILVA, Kelen Katia Prates. O jogo das letras: práticas esportivas e futebol de mulheres nas páginas do Jornal dos Sports (1931-1941). Curitiba: CRV, 2020.

SOUZA NETO, Georgino Jorge de. A invenção do torcer em Bello Horizonte: da Assistência ao Pertencimento Clubístico (1904-1930). Dissertação. (Mestrado em Lazer). UFMG, Belo Horizonte, 2010.