Metodologia para construção de taxonomias corporativas facetadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37162

Palavras-chave:

Representação do conhecimento, Taxonomia Corporativa, Taxonomia Facetada

Resumo

O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) deu condições para o uso de taxonomias corporativas para navegação em ambientes digitais. Isso permite ao usuário uma visão ampla das informações acessadas no banco de dados da empresa. Atualmente existem métodos e modelos que tratam a construção de taxonomias corporativas e taxonomias facetas, porém, faltam estudos que transformem as etapas sugeridas nas propostas, em procedimentos com critérios ou atividades para aplicação das mesmas. Além disso, a literatura sobre o assunto é incipiente no que diz respeito ao desenvolvimento de um método que ressignifique as taxonomias corporativas em facetas. Esse artigo propõe a sistematização dos procedimentos detalhados para as 11 etapas de construção de taxonomias corporativas propostas por Aganette (2010), ressignificando-as e caracterizando-as como facetadas, fornecendo, assim, os elementos e atributos necessários para elaboração, desenvolvimento e manutenção de taxonomias facetadas em ambientes corporativos.

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

VIANA, J. Q.; AGANETTE, E. C. .; MACULAN, B. C. M. dos S. . Metodologia para construção de taxonomias corporativas facetadas. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. Especial, 2021. DOI: 10.35699/2237-6658.2021.37162. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37162. Acesso em: 20 abr. 2024.

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