Arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais em IES públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37169

Palavras-chave:

Automação de Processos Acadêmicos, Emissão de Diploma Digital, Transformação Digital, Portarias MEC 330, 554 e 1.095, Plataforma de Negócio Digital

Resumo

Este artigo apresenta resultados finais da pesquisa de mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento, desenvolvida entre 2019 a 2021. A transformação digital vem revolucionando diversos setores da sociedade, no contexto das Instituições de Ensino Superior públicas, tais iniciativas ainda são tímidas, como exemplo, o processo de emissão de diplomas, feito manualmente, ocasionando morosidade e fragilidade à sua segurança. Em virtude da morosidade do processo, bem como da padronização documento, este estudo demonstra a proposição de um arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais (PPND), tendo como escopo o processo de emissão de diplomas digitais em uma IES pública, baseado nas Portarias 330, 1.095 e 554 do Ministério da Educação. Como metodologia, a pesquisa caracteriza-se de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivos aplicados de modo exploratório e procedimentos técnicos por meio de pesquisa-ação. Para construção do referencial teórico-metodológico, foi utilizado o protocolo RBS Roadmap. Já para desenvolvimento do arquétipo foi utilizado a metodologia de Business Process Management. Como resultados, teve-se a revisão sistemática e o arquétipo da plataforma. Conclui-se que a plataforma é viável de ser implementada, e que as metodologias utilizadas podem auxiliar as Instituições de Ensino Superior públicas a transformar digitalmente seus processos.

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

SANTOS, R. F. dos; AGANETTE, E. C. Arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais em IES públicas. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. Especial, 2021. DOI: 10.35699/2237-6658.2021.37169. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37169. Acesso em: 18 abr. 2024.

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