Análise do bem-estar psicológico na prática coral inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35188

Palavras-chave:

Música, Inclusao, Cantando Coral, Diversidade, Bem estar psicológico

Resumo

A prática coral proporciona benefícios consideráveis nas esferas psicológica, afetiva e social, que favorecem a inclusão e a coesão social. É apresentado um estudo realizado com do coro inclusivo. O objetivo é realizar uma análise descritiva da situação atual deste coral para adaptar e conceber ações que contribuam para a melhoria do bem-estar psicológico. A amostra é composta por 73 participantes. O método utilizado é a pesquisa quantitativa ex post facto, retrospectiva e comparativa. Os resultados revelam que existem diferenças no bem-estar psicológico no que diz respeito à diversidade de gênero e naqueles indivíduos que percebem sofrimento psíquico. Pessoas com diversidade funcional não são aquelas que parecem ter um bem-estar psicológico inferior do que aquelas sem diversidade funcional, embora seus níveis de bem-estar psicológico sejam mais baixos. Esse aspecto nos convida a concluir que as atividades propostas no coral poderiam potencializar níveis mais elevados de bem-estar psicológico.

Biografia do Autor

  • M. Belén López-Casanova, Universidade de Zaragoza, Espanha

    Doutora pela Universidade de Zaragoza. Licenciatura em teoria musical e teoria musical, pelo Conservatório de Música de Zaragoza. Professora do Departamento de Expressão Musical, Plástica e Corporal da Universidade de Zaragoza. Diretora da primeira pós-graduação em musicoterapia da Universidade de Zaragoza. Fundadora e coordenador do coro inclusivo Cantatutti da Universidade de Zaragoza, vencedor do Prêmio Ibercaja Impulso Solidario e Prêmio Ebrópolis de Boas Práticas Cidadãs em 2019. Atualmente desenvolve a sua atividade profissional e de investigação na Universidade de Zaragoza como membro colaborador do grupo de investigação ETNOEDU.

  • Icíar Nadal-García, Universidade de Zaragoza, Espanha

    Doutora em Filosofia e Letras pela Universidade de Zaragoza. Licenciatura em Pedagogia Musical, Direcção de Coros e Orquestra e Solfejo Regência e Teoria Musical pelo Conservatório Superior de Saragoça. Docente do Departamento de Expressão Musical, Plástica e Corporal da Universidade de Zaragoza. Membro do Grupo de pesquisa H05_17R: HERAF: Hermenêutica e Antropologia Fenomenológica. Fundador e coordenador do coro inclusivo Cantatutti da Universidade de Zaragoza, vencedor do Prêmio Ibercaja Impulso Solidario em 2018 e em 2019 do Prêmio Ebrópolis de Boas Práticas Cidadãs. Co-diretor da Cátedra: Música e Inclusão para Mudança Social.

  • Natalia Larraz-Rábanos, Universidade de Zaragoza, Espanha

    Graduada em Psicologia pela Universidade Civil de Salamanca e doutora pela Universidade de Zaragoza. É professora titular da Faculdade de Educação do Departamento de Psicologia e Sociologia da Universidade de Zaragoza na Área de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação. É membro do consolidado Grupo de Pesquisa “S46_20R: OPIICS. Observatório de Pesquisa e Inovação em Ciências Sociais ”do Governo de Aragão, bem como membro colaborador externo do Grupo de Pesquisa“ Mudança Educacional para a Justiça Social ”GICE da Universidade Autônoma de Madrid (UAM). Tem participado em vários projetos de investigação competitivos a nível regional e nacional e publicou numerosos trabalhos.

  • Borja Juan-Morera, Universidade de Zaragoza, Espanha

    Licenciatura em piano pelo Conservatório Superior de Música de Aragão. Melhor Projeto Final do Mestrado em Pesquisa Predoctoral, Universidade de Zaragoza. Atualmente está desenvolvendo seu doutorado em Música e Inclusão para a Mudança Social. Diretor e fundador do coro inclusivo Cantatutti da Universidade de Zaragoza, ganhador do 2º prêmio “Impulso solidario” da Fundação Ibercaja. Vencedor do prêmio “Ebrópolis” de boas práticas cidadãs em dezembro de 2019. Durante oito anos, foi diretor do Conjunto e Coro Ruta Quetzal BBVA, com apresentações em diversos palcos da Europa e América Latina.

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Publicado

2021-10-05

Edição

Seção

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Como Citar

“Análise Do Bem-Estar psicológico Na prática Coral Inclusiva”. 2021. Per Musi, nº 41 (outubro): 1-16. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35188.

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