Performance instrumental e educação musical

a relação entre a compreensão musical e a técnica

Autores

  • Cecília Cavalieri França Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Compreensão musical, Técnica musical, Performance musical, Educação musical

Resumo

A observação da produção musical dos alunos através das modalidades de composição, apreciação e performance permite clarear a natureza da relação entre a técnica e a compreensão musical. Sugere-se que a manifestação do nível ótimo de compreensão musical depende do refinamento técnico necessário para se realizar diferentes atividades. Os resultados confirmam esta hipótese, revelando que a performance instrumental pode ser o indicador menos apropriado da compreensão musical dos alunos devido à complexidade desta modalidade. A continuidade deste estudo está sendo conduzida tendo em vista as implicações da escolha do repertório para o desenvolvimento musical dos alunos.

Biografia do Autor

  • Cecília Cavalieri França, Universidade Federal de Minas Gerais

    Cecília Cavalieri França é professora adjunto da Escola de Música da UFMG, onde coordenaas áreas de musicalização e teclado do Centro de Musicalização Infantil (CMI). Doutora emEducação Musical (1998) e Mestre em Educação Musical(1996) pelo Institute of Education daUniversity of London, Inglaterra, onde defendeu a tese Composing, performing andaudience-listening as symmetrical indicators of musical understanding sob orientação do Prof.Dr. Keith Swanwick. É também Especialista em Educação Musical (1994) e Bacharel em Piano(1993) pela UFMG.

Referências

AGUIAR, Ernani. Canto da Suite Quatro Momentos no. 3. CD Orquestra Brasil Folclore. Microservice, NM 44796, 1996.

BACH, J.S. Notenbüchlen für Anna Magdalena Bach. Munchen: Henle, 1725.

COOLICAN, Hugh. Research Methods and Statistics in Psychology. London: Hodder & Stoughton, 1994.

COPE, Peter e SMITH, Hugh. Cultural context in musical instrument learning. British Journal of Music Education, v.14, n.3, p.283-289. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

GNATTALLI, Radamés. Remechendo [sic]. CD Minasax Quarteto de Saxophones . Microserve, MS – CD97/001,1997.

HARGREAVES, David. The developmental psychology of music: Scope and aims. In: G. SPRUCE (Ed). Teaching Music. London: Routledge, 1996.

HENTSCHKE, Liane. Musical development: testing a model in the audience-listening setting. Tese de Doutorado, PhD, University of London Institute of Education,1993.

JOBIM, Tom e OLIVEIRA, Aluísio. Dindi. CD The best of Antonio C. Jobim. Sonopress, BS-204, 1990.

KABALEVSKY, Dimitri. 24 Pequeñas Piezas, op.39. Buenos Aires: Ricordi, 1948.

LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean.A Construção do Saber. Porto Alegre: Editora UFMG/Artmed, 1997.

PAYNTER, John e ASTON, Peter. Sound and Silence: Classroom Projects in Creative Music. Cambridge: Cambridge University Press, 1970.

PAYNTER, John. The Role of Creativity in the School Music Curriculum. In: Burnett, Michael (ed).Music Education Review: A Handbook for Music Teachers, v.1. London: Chappell, 1977.

_____________. Music in the Secondary School Curriculum. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.

_____________. Sound and Structure.Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

PIAGET, Jean. The Child and Reality: Problems of Genetic Psychology. London: Frederick Muller, 1972/1974.

REIMER, Bennett. A Philosophy of Music Education. New Jersey: Prentice Hall, 1970/1989.

ROBSON, Colin. Real World Research: A Resource for Social Sciences and Practitioner-Researchers. Oxford: Blackwell, 1993.

SCHUMANN, Robert. Album für bie jugend, op.68. Munchen: Henle, 1953.

SIEGEL, Sidney. Nonparametric Statistics for the Behavioral Sciences . New York: McGraw-Hill Book Company, 1956.

SILVA, Maria Cecília Cavalieri França. “Composing, performing and audience-listening as symmetrical indicators of musical understanding”. Tese de Doutorado, PhD, University of London Institute of Education, 1998.

SLOBODA, John. The Musical Mind: The Cognitive Psychology of Music.Oxford: Clarendon Press, 1985.

SLOBODA, John e DAVIDSON, Jane. ‘The young performing musician’, in Deliege, Irene and Sloboda, John (eds). Musical Beginnings: Origins and Development of Musical Competence.New York: Oxford University Press, 1996.

STAVRIDES, Michael “The interaction of audience-listening and composing: a study in Cyprus Schools”. Tese, University of London Institute of Education, 1995.

SWANWICK, Keith. Music, Mind and Education.London: Routledge, 1988.

________________. Musical Knowledge: Intuition, Analysis and Music Education.London: Routledge, 1994.

________________ The Arts in Education: Dreaming or Wide Awake?, Special Professorial Lecture, University of London Institute of Education, 1983.

SWANWICK, Keith e CAVALIERI FRANCA. Cecília “Composing, performing and audience-listening as indicators of musical understanding”,British Journal of Music Education, v.16, n.1, p.5-19. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

SWANWICK, Keith e TILLMAN, June. “The sequence of musical development: a study of children’s composition”, British Journal of Music Education, 3, p.305-339. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

VYGOTSKY, Lev. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

WADSWORTH, Barry. Piaget’s Theory of Cognitive and Affective Development. New York: Longman, 1971/1984.

Downloads

Publicado

2000-06-15

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Performance Instrumental E educação Musical: A relação Entre a compreensão Musical E a técnica”. 2000. Per Musi, nº 01 (junho): 1-11. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38350.