Dinamismo de objetos musicais ameríndios

notas a partir de cantos yãmĩy entre os maxakali (tikmũ’ũn)

Autores

Palavras-chave:

Música ameríndia, Cantos yãmĩy maxakali/tikmũ'ũn, Dinamismo dos objetos musicais

Resumo

Os cantos yãmĩy, constantemente atualizados por grupos indígenas de língua maxakali, correspondem a miríades de seres extraordinários caros a uma esfera mítica. Fixos, perenes, apresentando pouco espaço para a improvisação, os yãmĩy são ao mesmo tempo marcados por uma disposição à dissolução ou a uma revisão permanente da forma, à medida em que se amplia o recorte analítico. O fluxo decorrente de uma trama citacional cerrada, com polarizações localizadas e constantemente ressignificadas, transforma as sequências de objetos diacrônicos em verdadeiras pulsações de zonas desenhadas diante de um fundo contínuo, à imagem de “diferenças internas” ou “superposições intensivas de estados heterogêneos” (VIVEIROS DE CASTRO, 2006).

Biografia do Autor

  • Eduardo Pires Rosse, Universidade Federal de Minas Gerais

    Eduardo Pires Rosse é Doutor em Etnologia pela Universidade Paris Ouest e atualmente pós-doutorando (PNPD-Capes) na Escola de Música da UFMG, onde desenvolve pesquisa em torno de produções estéticas ameríndias, notadamente da produção musical yãmĩy entre os tikmũ'ũn/maxakali – Minas Gerais. Em companhia de Glaura Lucas, co-lidera o Grupo de Etnomusicologia da EM-UFMG.

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Publicado

2015-11-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Dinamismo De Objetos Musicais ameríndios: Notas a Partir De Cantos yãmĩy Entre Os Maxakali (tikmũ’ũn)”. 2015. Per Musi, nº 32 (novembro): 1-45. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38411.

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