Coordenação e controlo de movimentos musicais e desportivos

visão dinâmica da cognição e ação

Autores

Palavras-chave:

Música e desporto, Movimento e coordenação motora, Comportamento motor

Resumo

Este artigo estuda a coordenação e controlo de movimentos desportivos e musicais emergindo essencialmente da ação do executante, da tarefa e do denvolvimento onde esta tem lugar. Para tal, numa visão dinâmica, conclui-se que o cérebro é apenas mais um elemento no controlo deste processo, não tendo nenhum papel hierarquicamente dominante.

Biografia do Autor

  • Gonçalo Dias, Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior Técnico: Lisboa, Lisboa, PT

    Gonçalo Dias é Doutor, Mestre e Pós-graduado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF.UC); Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC/IPC); Professor Convidado na Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra; Professor Convidado na Escola Superior de Educação de Coimbra – Instituto Politécnico de Coimbra; Investigador do CIDAF / FCDEF.UC; Membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra; Autor de vários livros e artigos científicos sobre Controlo Motor e Treino Desportivo; Músico (vocalista e baterista) profissional com vários trabalhos publicados.

Referências

ADAMS, J.A. (1971). “A closed-loop theory of motor learning”. Journal of Motor Behaviour. v.3, n.2, p.111-150.

ARAÚJO, D. (2006). Tomada de decisão no desporto. Lisboa: Edições FMH.

BERNSTEIN, N. (1967). The coordination and regulation of movements. Oxford: Pergamon.

CORREIA, N.; BARREIROS, B.; PASSOS, P. (2013). Comportamento motor e criatividade na aprendizagem da música – o caso do Jazz. In Comportamento motor, controlo e aprendizagem. Ed. Pedro Passos, Lisboa: Edições FMH. p.215-234.

DIAS, G.; MENDES, P.; MENDES, R. (2013). “Modelos explicativos do controlo motor na aprendizagem e treino de movimentos desportivos”. Annals of Research in Sport and Physical Activity. v.4, n.4, p.9-20.

DIAS, G.; COUCEIRO, M.S.; BARREIROS, J.; CLEMENTE, F.; MENDES, R.; MARTINS, F. (2014). “Distance and Slope Constraints: Adaptation and Variability in Golf Putting”. Motor Control. v.18, p.221-243.

ERICSSON, K.A.; LEHMANN, A.C. (1996). “Expert and exceptional performance: Evidence of maximal adaptation to task constraints”. Annual review of psychology. v.47, p.273-305.

ERICSSON, K.A.; SMITH, J. (1991). Toward a general theory of expertise. New York: Cambridge University Press.

ERICSSON, K.A.; KRAMPE, R.T.; TESCH-ROMER, C. (1993). “The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance”. American psychological association. v.100, p.363-406.

GODINHO, M., BARREIROS, J.; PEZARAT-CORREIA, P. (1998). Aprendizagem Motora: teorias e modelos. Lisboa: Edições FMH.

JOURDAIN, R. (1998). Música, Cérebro e Êxtase. Rio de Janeiro: Objetiva. 12. LAGE, G.M.; BORÉM, F.; BENDA, R.N.; MORAES, L.C. (2002). “Aprendizagem motora na performance musical: reflexões sobre conceitos e aplicabilidade”. Per Musi: Belo Horizonte. v.5, p.14-37.

LAGE, G.M.; BORÉM, F.; VIEIRA, M.N.; BARREIROS, J. (2007). “Visual and Tactile Information in Double Bass Intonation Control”. Motor Control. v.11, p.151-165.

MAGILL, R.A. (2011). Motor learning and control: concepts and applications. New York: McGraw-Hill. neurociências”. Revista de Neurociências. v.8, n.2, p.70-75.

NEWELL, K. M. (1986). Constraints on the Development of Coordination. In Motor Development in Children: Aspects of Coordination and Control. Ed. M. Wade; H.T.A. Whiting. Dordrecht: Martinus Nijhoff, p.341-360.

NEWELL, K.M.; VAILLANCOURT, D.E. (2001). “Dimensional change in motor learning”. Human Movement Science. v.20, n.4, p.695-715.

OLIVEIRA, M.A.; SHIM, J.K. (2008). “Redundância motora: o problema de graus de liberdade na ciência do movimento humano”. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. v. 29, n.2, p.9-25.

PALMER, C. (2006). The nature of memory for music performance skills. In E. Altenmüller, M. Wiesendanger, & J. Kesselring (Ed), Music, motor control and the brain. Oxford, UK: Oxford University Press, pp. 39-53.

PERETZ, I.; ZATORRE, R. (2005). “Brain organization for music processing”. Annual Review of Psychology. v.56, p.90-114.

ROSE, D. (1997). A multilevel approach to the study of motor learning and control. Boston: Allyn & Bacon.

SCHMIDT, R.; WRISBERG, C.A. (2001). Aprendizagem e performance motora: uma abordagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed.

SCHMIDT, R.A. (1975). “A schema theory of discrete motor skill learning”. Psychological Review. v.82, n.4, p.225-260.

TANI, G. (2005). Comportamento motor. Aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

TURVEY, M.T. (1990). “Coordination”. American Psychologist. v.45, n.8, p.938-953. 26. TURVEY, M.T., FITCH, H.L.; TULLER, B. (1982). The Bernstein perspective I: the problems of degree of freedom and context-conditioned variability. In: Kelso JA (ed.). Human motor behavior: an introduction. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Asociates, p.132-143.

ZATSIORSKY, V.M. (1998). Kinematics of Human Motion. Illinois: Human Kinetics Publishers.

Downloads

Publicado

2015-11-10

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Coordenação E Controlo De Movimentos Musicais E Desportivos: Visão dinâmica Da cognição E ação”. 2015. Per Musi, nº 32 (novembro): 1-17. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38412.

Artigos Semelhantes

1-10 de 83

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.