Imagens do Brasil na música erudita do século XX

reflexões conceituais sobre identidades culturais brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Identidade cultural, Cultura brasileira, Música contemporânea, Música brasileira

Resumo

O presente artigo trata do processo de construção de imagens na elaboração da identidade cultural expressa na música erudita brasileira, durante o século XX. Para isso, buscou-se apontar algumas questões conceituais, relacionadas à narrativa, às criações de imagens e à identidade cultural, que são fundamentais para o entendimento da cultura brasileira como um sistema de representações culturais. Nesse sentido, tentamos traçar um quadro referencial (SALLES, 2005; KATER, 2001; CONTIER, 1978) de como se criaram algumas relações significativas entre determinados materiais musicais e elementos da cultura brasileira. Assim, partimos de reflexões em torno das ideias de sujeito, identidade, pertencimento, cultura e identidade nacional (HALL, 2006). Em seguida, procuramos entender o processo de construção das narrativas e imagens em torno de uma identidade cultural nacional, para, só então, compreender a relatividade das autoimagens coletivas (REZENDE, 2009; ORTIZ, 1994) que se fizeram presentes na música erudita brasileira neste período.

Biografia do Autor

  • Potiguara Curione Menezes, Universidade Federal do Espírito Santo: Vitória, ES

    Possui doutorado em música pela Universidade de São Paulo (2017). Foi pesquisador visitante na Universidade do Hawai'i (2014-15). Concluiu o mestrado na USP (2011), bem como sua graduação em Música (2005). Seu foco de pesquisa incide principalmente sobre dois pontos: composição e análise musical. Ativo tanto na música dita erudita quanto popular, seu trabalho busca quebrar barreiras restritivas no campo criativo. Sua obra é esteticamente diversificada, mas a influência de elementos de várias tradições musicais é marcante – principalmente oriundos de músicas brasileiras, de comunidades tradicionais e de práticas improvisativas. Seus principais projetos de pesquisa estão relacionados à composicão e análise de músicas do século XX e XXI e estão voltados às inter-relações entre tradições e culturas distintas na criação musical. Há também um interesse especial na música instrumental brasileira, em seus diversos gêneros. Tem experiência como regente coral, diretor musical, arranjador e instrumentista (guitarra e violão), além do âmbito acadêmico. Já atuou em centenas de concertos e shows (solo e com diversos grupos e artistas), no Brasil, Estados Unidos, Europa e Coréia. Possui dezenas de álbuns gravados (CDs e DVDs) e diversas composições executadas e/ou gravadas. Atualmente, busca ampliar seus horizontes através de novas parcerias com artistas e instituições, nos planos nacional e internacional.

Referências

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Publicado

2015-11-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Imagens Do Brasil Na Música Erudita Do século XX : Reflexões Conceituais Sobre Identidades Culturais Brasileiras”. 2015. Per Musi, nº 32 (novembro): 1-23. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38426.