Música Antiga, Notação e Performance

entrevista com Clive Brown

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39099

Palavras-chave:

Clive Brown, Música Antiga, Notação Musical, Edição Crítica, Práticas Interpretativas

Resumo

Nesta entrevista concedida a Marcus Held, Clive Brown discorre sobre sua carreira dedicada às investigações históricas relacionadas à música dos séculos XVIII e XIX, com ênfase nas práticas interpretativas do passado. Brown, que testemunhou a consolidação do campo da Música Antiga na Inglaterra, relembra os processos de (re)descoberta não apenas do repertório, mas também do pensamento musical pregresso. Com particular interesse na notação musical e seus processos de intelecção, o pesquisador aponta que a abordagem da partitura mudou definitivamente ao longo dos séculos e, com isso, estão postos diversos desafios para a atividade da edição musical contemporânea.       

Biografia do Autor

  • Marcus Held, University of São Paulo, Brazil

    Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo, sob orientação da Profª Drª Mônica Lucas. Violinista e pesquisador dedicado à música dos séculos XVI, XVII e XVIII, realizou a primeira tradução da integral da obra tratadística de Francesco Geminiani (1687-1762). Especializou-se na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), com Luís Otávio Santos, e na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC-Barcelona), com Emílio Moreno. Atualmente, é membro-pesquisador do Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Cordas (GEPInC – Unicamp), Spalla do EOS – Música Antiga USP, da Trupe Barroca (ES) e pesquisador em nível de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo. Idealizador e fundador do Música Pretérita, projeto dedicado à divulgação da pesquisa em música ao grande público (YouTube e Instagram).

  • Clive Brown, Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, Austria

    Clive Brown estudou História e, então, Música em Cambridge (BA 1970, MA, 1972) e em Oxford, onde recebeu o título de Doutor em 1980 com uma tese sobre a popularidade e influência de Spohr na Inglaterra. Foi membro da Faculdade de Música da Universidade de Oxford entre 1980 e 1991. Até 2016, foi Professor de Musicologia Aplicada na Universidade de Leeds, da qual agora é Professor Emérito. Atualmente, é professor convidado na Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena. Sua pesquisa é fortemente centrada na música alemã do século XIX, e possui um especial interesse nas práticas interpretativas históricas.

Referências

Brown, Clive. 1991. Historical Performance, Metronome Marks and Tempo in Beethoven’s Symphonies. In: Early Music, 19 (2), 247-258.

_______________. 1999. Classical and Romantic Performing Practice, 1750-1900. Oxford: Oxford University Press.

_______________. 2021. The deceptive simplicity of musical notation. https://www.youtube.com/watch?v=d2BUt52zYCs. Access: March 1st, 2022.

Publicado

2022-10-20

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

“Música Antiga, Notação E Performance: Entrevista Com Clive Brown”. 2022. Per Musi, nº 42 (outubro): 1-10. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39099.

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