O toque de trutruka como representação da resistência Mapuche na cena musical popular urbana na Região de Los Lagos, Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39490

Palavras-chave:

Música, Mapuche, Williche, Tópicos, Etnomusicologia

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar os resultados de uma pesquisa sobre música urbana desenvolvida na Região de Los Lagos. Apresentamos o contexto sócio-cultural da instalação de um movimento musical Mapuche Williche na região. O processo de análise que nos permitiu determinar o surgimento de elementos musicais que podem ser entendidos como significantes potencialmente tópicos. Como resultado, encontramos a existência de um tópico musical que chamamos "Mapuche em resistência", construído em torno de itens musicais que apresentam o uso da trutruka ou que incorporam alusões miméticas a este instrumento. Finalmente, refletimos sobre as projeções do estudo em termos da descentralização do conhecimento etnomusicológico no Chile, bem como sobre o potencial de outras formas de pesquisa social como métodos complementares na disciplina.

Biografia do Autor

  • Ignacio Soto-Silva, Departamento de Humanidades e Artes, Universidade de Los Lagos (Chile)

    Doutor em Musicologia pela Universidade Complutense de Madri e pela Universidade de Valladolid, Mestre em Ciências da Educação e Bacharel em Artes e Ciências Musicais pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso. Sua linha de pesquisa está relacionada ao estudo da dinâmica de construção da identidade em contextos urbanos, da composição musical na sala de aula e da relação entre música e interculturalidade. Ele é membro do grupo de estudo sobre música e dança na América Latina e no Caribe do Conselho Internacional de Música Tradicional (ICTM), e é membro da diretoria do Comitê Nacional do ICTM no Chile. Atualmente é professor associado no Departamento de Humanidades e Artes da Universidade de Los Lagos.

  • Javier Silva-Zurita, Departamento de Humanidades e Artes, Universidade de Los Lagos (Chile)

    Javier Silva-Zurita é Ph.D. em Etnomusicologia pela Universidade de Monash, Austrália. Sua linha de pesquisa está relacionada com o estudo etnográfico das práticas musicais Mapuche. Atualmente é professor assistente no Departamento de Humanidades e Artes da Universidad de Los Lagos, campus de Puerto Montt.

  • Franco Millán, Departamento de Humanidades e Artes, Universidade de Los Lagos (Chile)

    Franco Millán Rute estudou música em violão elétrico na Escola Moderna de Música. Ele é Professor de Educação Básica, Mestre em Educação com menção em Gestão Escolar, Pós-graduado em Gestão Cultural, Diploma em Pedagogia Musical Kódaly e Diploma em Composição Musical. Sua linha de pesquisa está relacionada com o estudo da música popular na região de Los Lagos, Chile.

  • Myriam Núñez-Pertucé, Departamento de Humanidades e Artes, Universidade de Los Lagos (Chile)

    Professor de Educação Musical na Universidad Austral de Chile. Pós-graduação em Direção Coral na Pontifícia Universidade Católica do Chile e Mestrado em Performance e Pesquisa Musical, Universidad Internacional Valenciana. Ela trabalhou como diretora de grupos corais na região de Los Ríos, tanto para crianças, jovens e adultos. Atualmente ela é acadêmica do Departamento de Humanidades e Artes da Universidade de Los Lagos.

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Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Toque De Trutruka Como representação Da Resistência Mapuche Na Cena Musical Popular Urbana Na Região De Los Lagos, Chile”. 2022. Per Musi, nº 42 (agosto): 1-25. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39490.