O Concerto para Clarineta, Op.57 de Carl Nielsen

contexto, análises e interpretações

Autores

Palavras-chave:

Carl Nielsen, Concerto para clarineta, Análise e interpretação musical

Resumo

Composto em 1928, o Concerto para Clarineta, Op.57, de Carl Nielsen (1865-1931) tornou-se uma obra fundamental na literatura da clarineta no século XX. A presente pesquisa procura discutir algumas de suas questões de performance através de uma contextualização da época em que foi escrito, com ênfase nos aspectos relevantes sobre o compositor e a produção da obra. São observadas as divergências entre a edição da Samfundet e os originais manuscritos. Por meio de uma análise da obra, busca-se discutir sua recepção inicial e seu papel na literatura da clarineta.

Biografia do Autor

  • Vinicius de Sousa Fraga, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Bacharel em Clarineta pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM) sob a orientação do Prof. Dr. Guilherme Sampaio Garbosa e Mestre em Execução – clarineta pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Robatto. Sua dissertação discutiu aspectos da interpretação da Fantasia Sul América para clarineta solo de Cláudio Santoro. Atualmente, é Doutorando em Execução Musical pela mesma instituição.

Referências

ARAÚJO, João Paulo de. Laboratório de Composição para Clarineta Solo: Uma experiência entre intérpretes e estudantes de composição. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2006 (Dissertação de Mestrado).

BINGHAM, Ann Marie. Carl Nielsen’s Koncert for Klarinet og Orkester, opus 57 (1928): a performance guide. Lexington: University of Kentucky, 1990 (Tese de Doutorado).

BRYANT, Michael. The Clarinet on Record. In: LAWSON, C. J. (Ed.) The Cambridge Companion to the Clarinet. Cambridge: Cambridge University Press. Pg. 199-212.

BURHOLDER, J. Peter. A Simple Model for Associative Musical Meaning. IN: Amén, Byron e Pearsall, Edward (Ed.). Approaches to Meaning in Music. 76-106. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press, 2006.

BURROWS, John & WIFFEN, Charles (ed). Música Clássica. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2007.

BUTLER, Christopher. Innovation and the avant-garde, 1900-20. In: COOK, Nicholas & POPLE, ANTHONY (ed.). The Cambridge History of Twentieth-Century Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. Pg. 69-89.

DAVENPORT, David. Carl Nielsen’s Use of the Snare Drum, 1916-1928 (Part I). In: Percussive Notes: Journal of the Percussive Arts Society, 31, N. 4, 1993a. Pg. 56-59.

______________. Carl Nielsen’s Clarinet Concerto: Specific Interpretation Approach (Part II). IN: Percussive Notes: Journal of the Percussive Arts Society, 31, N. 5, 1993b. Pg. 52-60.

FELUMG, Svend Christian. De gamle blæsere - og Carl Nielsen. In: Dansk Musik Tidsskrift. V.33, N.2. 1958. Disponível em <http://dvm.nu/periodical/dmt/dmt_1958/dmt_1958_02/de-gamle-blaesere-og-carl-nielsen/>. Acessado em 20/03/2012.

GAUTHREAUX, Guy Gregoire II. Orchestral Snare Drum Performance: An Historical Study. Baton Rouge: Louisiana State University and Agricultural and Mechanical College. 1989 (Tese de Doutorado).

GIACONA, Christina. A Study of Comparative Interpretations by Stanley Drucker, Elsa Ludewig-Verdehr, Håkan Rosengren and John Bruce Yeh of the Clarinet Concerto by Carl Nielsen. Norman: University of Oklahoma, 2009 (Tese de Doutorado).

GREEN, Burdette & BUTLER, David. From Acustics to Tonpsychologie. IN: Christenssen, Thomas (ed). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge University Press: Cambridge, 2006.

GRIMLEY, Daniel. Analytical and Aesthetic Issues in Carl Nielsen’s Concerto for Clarinet and Orchestra. In: KRABBE, Niels (ed.). Carl Nielsen Studies. V.1, 2003. Pg. 27-41.

KETTING, Kund. Art and Consciousness. IN: Carl Nielsen Society. Disponível em < http://carlnielsen.dk/pages/biography/art-and-consciousness.php>. Acessado em 02/12/2010.

KRABBE, Niels. A Survey of the Written Reception of Carl Nielsen, 1931-2006. In: Notes – Quartely Journal of the Music Library Association. V.64. N.1., 2007. Disponível em < http://muse.jhu.edu/journals/notes/toc/not64.1.html>, acessado em 26/03/2012.

KRABBE, Niels. Carl Nielsen, Ebbe Hamerik and the First Symphony. In: KRABBE, Niels (Ed.). Carl Nielsen Studies. V.1, 2003. Pg.102-123.

LABOURIÈSSE, Marília. Interpretação Musical: a dimensão recriadora da “comunicação” poética. Goiânia: Anablume, 2007.

LANZ, Christopher Charles. The Concerti of Carl Nielsen. Standford: Standford University, 1989 (Tese de Doutorado).

LAWSON, Jack. Carl Nielsen. Londres: Phaidon, 1997.

MAEGARD, Jan. An Outline of Danish Musical History. IN: Samfundet til Udgivelse of Danish Musik Katalog. Copenhagen: Dan Fog-Olsen, 1956. Pg 8-13.

MEYER, Torben. Carl Nielsen: Kunstneren og Mennesket. 2 V. Copenhagen: Nyt Nordisk Forlag, 1947.

MONROE, Douglas. Conflict and Meaning in Carl Nielsen’s Concerto for Clarinet an Orchestra, Op.57 (1928). Athens: Ohio State University, 2008 (Tese de Doutorado).

NATTIEZ, Jean-Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu: ensaios de semiologia musical aplicada. Tradução de Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera, 2005.

NELSON, Eric. The Nielsen Concerto and Aage Oxenvad. Disponível em <http://www.woodwind.org/clarinet/Study/Nielsen.html>. Acessado em 10/03/2012 (2012a).

_________. Performances Notes on Carl Nielsen’s Koncert For Klarinet Og Orkester, Op.57. Disponível em http://www.woodwind.org/clarinet/Study/NielsenNotes.html#page_10. Acessado em 02/03/2012 (2012b).

_________. The Danish Performance Tradition in Carl Nielsen’s Koncert for Klarinet og Orkester, Op.57 (1928). IN: The Clarinet, 14, N.2, 1987. Pg 30-35.

__________. Carl Nielsen’s Koncert for Klarinet og Orkester, Op.57 (1928) within the Context of Danish Musical History. Denton: North Texas State University, 1979a (Dissertação de Mestrado).

__________. Entrevista com o crítico musical dinamarquês Robert Naur. Material não publicado enviado pelo autor, 1979b.

OXENVAD, Aage. Entrevista concedida ao jornal dinamarquês Berlingske Tidende, datado de 10/10/1928. Tradução do dinamarquês enviada ao autor por Eric Nelson.

PETERSEN, Elly Bruunshuus. Prefácio da Edição do Concerto para Clarineta, Op.57 de Carl Nielsen. Copenhagen: Editora Wilhelm Hansen, 2002. Disponível em <http://www.kb.dk/en/kb/nb/mta/cnu/download.html>. Acessado em 02/12/2010.

PETERSEN, Elly Bruunshuus & PETERSEN, Kirsten Flensborg (Ed.). Koncert for Klarinet og Orkester, Op.57. Edition Wilhelm Hansen: Copenhagen, 2002.

PETERSEN, Kirsten Flensborg. Carl Nielsen’s Flute Concert: Form and revision of the ending. In: KRABBE, Niels (Ed.). Carl Nielsen Studies. V.2, 2005. Pg.196-225.

PINO, David. The Clarinet and Clarinet Playing. New York: Charles Scribner’s Sons, 1980.

ROSENBERG, Herbert. The Concertos. In: Carl Nielsen Centenary Essays. Ed. Jürgen Balzer. Transc. Holzer Norgaard e N. Bugge Hansen. Londres: Dobson, 1966. Pg. 47-55.

SIMPSON, Robert. Carl Nielsen – Symphonist. London : Kahn & Averill, 1986.

SCHOUSBOE, Torben (ed.), Carl Nielsen, Dagbøger og brevveksling med Anne Marie Carl-Nielsen, Copenhagen: Carlsbergfondets, 1983.

WATERHOUSE, John C. G. Nielsen Reconsidered 2. IN: The Musical Times, V.106, N.1469, 1965. Pg. 515-517. Disponível em <http://www.jstor.org/stable/950198> Acessado em 20/02/11.

WESTON, Pamela. More Clarinet Virtuosi of the Past. Londres: Panda Press, 1982.

WHITE, Tyler G. ‘The Music’s Proper Domain’: form, motive and tonality in Carl Nielsen’s Symphony no. 4 Op.29 (The Inextinguishable). Ithaca: Cornell University, 1991 (Tese de Doutorado).

Downloads

Publicado

2013-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Concerto Para Clarineta, Op.57 De Carl Nielsen: Contexto, análises E interpretações”. 2013. Per Musi, nº 27 (junho): 1-18. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39873.