Do rock como materialidade alternativa para acessar “estruturas de sentimento”
o caso do Velvet Underground e o cenário da música pop no final dos anos 1960
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5162Palavras-chave:
Velvet Underground, White Light/White Heat, Rock, estrutura de sentimento, Pop-art e músicaResumo
Partindo da hipótese de que o rock pode constituir uma forma de materialidade alternativa para acesso à cultura de um período, o álbum White Light/White Heat da banda Velvet Underground (1968) é abordado considerando um dos contextos observáveis nos últimos anos da década de 1960. A formação acadêmica dos membros da banda, a Pop Art proposta por Andy Warhol e seu modo de vida no estúdio Factory são analisados enquanto partes que contribuem para constituir uma “estrutura de sentimento”. A hipótese é reforçada por uma breve comparação entre White Light/White Heat e o White Album dos Beatles, apresentando a possibilidade de acesso a culturas distintas de um mesmo período a partir do rock.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






