Do rock como materialidade alternativa para acessar “estruturas de sentimento”

o caso do Velvet Underground e o cenário da música pop no final dos anos 1960

Autores

  • Carlos Eduardo Marquioni Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5162

Palavras-chave:

Velvet Underground, White Light/White Heat, Rock, estrutura de sentimento, Pop-art e música

Resumo

Partindo da hipótese de que o rock pode constituir uma forma de materialidade alternativa para acesso à cultura de um período, o álbum White Light/White Heat da banda Velvet Underground (1968) é abordado considerando um dos contextos observáveis nos últimos anos da década de 1960. A formação acadêmica dos membros da banda, a Pop Art proposta por Andy Warhol e seu modo de vida no estúdio Factory são analisados enquanto partes que contribuem para constituir uma “estrutura de sentimento”. A hipótese é reforçada por uma breve comparação entre White Light/White Heat e o White Album dos Beatles, apresentando a possibilidade de acesso a culturas distintas de um mesmo período a partir do rock.

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Publicado

2018-05-15

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Do Rock Como Materialidade Alternativa Para Acessar ‘estruturas De sentimento’: O Caso Do Velvet Underground E O cenário Da Música Pop No Final Dos Anos 1960”. 2018. Per Musi, nº 38 (maio). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5162.