Pensando a educação musical imaginativamente

uma filosofia da educação musical por Estelle Ruth Jorgensen

Autores

Palavras-chave:

Metáfora e modelo em educação musical, Filosofia da educação musical, Estelle R. Jorgensen

Resumo

--

Biografia do Autor

  • Margarete Arroyo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

    Graduada em Educação Artística: habilitação em Música pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Música - Educação Musical mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Atuou como docente e pesquisadora na Universidade Federal de Uberlândia no Curso de Graduação em Música de 1993 a 2010. Atua nessa mesma universidade como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado. Foi secretária da Associação Brasileira de Educação Musical entre 2001 e 2003. É membro do grupo Pesquisa e Formação em Educação Musical (CNPq) e líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens Musicais na contemporaneidade (CNPq). Desde agosto de 2010 atua como docente e pesquisadora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Instituto de Artes, Curso de Graduação em Educação Musical e Programa de Pós-Graduação em Música. Segue como linhas de pesquisa: Educação Musical, cultura e sociedade; Educação Musical formal e informal; Juventudes e músicas.

Referências

ARROYO, Margarete. Jovens, aprendizagem musical e novas práticas musicais. In: Congresso Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, XIX. Anais. Curitiba: ANPPOM, 2009. p.81-84.

BLACK, Max. Models and Metaphors: studies in Language and Philosophy. Ithaca, N.Y: Cornell University Press, 1962.

DUCKLES, Vincent, et al. Musicology. Grove Music Online. Oxford Music Online. Disponível em: http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/46710pg1 (Acesso em 6 mai 2012).

JORGENSEN, Estelle R. The Art of Teaching Music. Bloomington: Indiana University Press, 2008.

______. The artist and the pedagogy of hope. International Journal of Music Education, n. 27, p.136-50,1996.

______. In search of music education. Urbana: University of Illinois Press, 1997.

______. On the development of a Theory of Music Instruction”, Psychology of Music, n.8, p.25-30, 1980.

______. Transforming Music Education. Bloomington: Indiana University Press, 2003.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, v. 11, n.16/17, p.49-73, 2000.

MCCARTHY, Mary; GOBLE, J.Scott. Music Education, Philosophy of. Grove Music Online. Oxford Music Online, 2011. Disponível em: http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/A2093412 Acesso em: 11 ago 2011.

SHEPHERD, John; WICKE, Peter. Music and cultural theory. Cambridge: Polit Press, 1997.

Arquivos adicionais

Publicado

2013-06-13

Edição

Seção

Resenhas de Livros

Como Citar

“Pensando a educação Musical Imaginativamente: Uma Filosofia Da educação Musical Por Estelle Ruth Jorgensen”. 2013. Per Musi, nº 27 (junho): 1-6. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39876.