Gagaku, de Olivier Messiaen

Autores

Palavras-chave:

Olivier Messiaen, Vanguarda musical, Influência não-ocidental, Música japonesa tradicional, Religião, Estética musical

Resumo

A tensão entre nostalgia e inovação se manifesta de maneira única em Gagaku, o quarto movimento de Sept Haikai, de Olivier Messiaen. A religiosidade de Messiaen representa uma forma de nostalgia para a vanguarda intelectual francesa. O conceito de écriture tem um papel importante na dialética de passado/futuro desta transformação, causando estrutura e estilo a se diferenciarem baseados no princípio da não-imitação, e afirmando-se como o elemento formativo que faz de Gagaku uma peça distintamente francesa.

Biografia do Autor

  • Luigi Antonio Irlandini, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    Professor adjunto no Departamento de Música da UDESC, onde leciona harmonia, contraponto, análise e composição. Estudou composição com Hans-Joachim Koellreutter no Brasil, Franco Donatoni na Itália, e Brian Ferneyhough nos Estados Unidos. Obteve mestrado e doutorado em composição, respectivamente, no California Institute of the Arts, e na University of California (UCSB). Irlandini foi lecturer em composição e música do século XX na UCSB e cursou pós-doutorado em composição e música eletrônica junto ao CREATE, Center for Electronic Art and Technology na mesma universidade. Suas composições têm sido executadas no Brasil, Estados Unidos, Itália, Holanda, Japão e Argentina. Irlandini escreveu o artigo Gagaku, de Olivier Messiaen, originalmente em inglês, e apresentou-o no simpósio Nostalgia & Innovation in Twentieth-Century French Music, da Royal Music Association, no Lancaster Institute for the Contemporary Arts da Lancaster University, Inglaterra, em 9 de Maio de 2009.

Referências

DUFOURT, Hughes. Musique, pouvoir, écriture. Paris: Christian Bourgois Éditeur, 1991. Tradução italiana: Musica, potere, scrittura. Lucca, BMG Ricordi S.p.A., 1997.

JOHNSON, Robert Sherlaw. Messiaen. Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 1975.

KRAMER, Jonathan. The Time of Music. New York: Schirmer Books, 1988.

MALM, William P. Japanese Music and Musical Instruments. Rutland, Vermont & Tokyo: Charles E.Tuttle Company Publishers, 1959.

MARETT, Allan. Gagaku. Notas do CD Japanese Traditional Music - GAGAKU (Kunaicho-Gakubu) Gravação Tokyo: KING RECORD 1990.

MESSIAEN, Olivier. Technique of my Musical Language. Translated by John Satterfield. Paris: Alphonse Leduc, 1956.

_______. Sept Haikai. Paris: Alphonse Leduc, 1966.

_______. Traité de Rythme, de Couleur, et d’Ornithologie. Paris: Alphonse Leduc, 1994.

PERIER, Alain. Messiaen. Paris: Editions du Seuil, 1979.

SAMUEL, Claude. Olivier Messiaen: Music and Color. Conversations with Claude Samuel. Portland, Oregon: Amadeus Press, 1986.

STOIANOVA, Ivanka. “Narrativisme, Teleologie et Invariance dans l’Oeuvre Musicale a propos de Rituel de Pierre Boulez”. Musique en Jeu 25 (November 1976): 18-31.

STRYK, Lucien, Takashi Ikemoto. The Penguin Book of Zen Poetry. Londres: Penguin Books, 1981.

TERAUCHI, Naoko. “Gagaku”. The Garland Encyclopaedia of World Music, v.7. East Asia: China, Japan, and Korea. Robert C. Provine, Yosihiko Tokumaru, and J. Lawrence Witzleben, editores. New York: Garland Pub., 1998.

WATKINS, Glenn. Pyramids at the Louvre: Music, Culture, and Collage from Stravinsky to the Postmodernists. , Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press, 1995.

Downloads

Publicado

2012-01-10

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Artigos Semelhantes

1-10 de 138

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.