Tambor y Mejorana

a Rapsodia panamenha de Roque Cordero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.40211

Palavras-chave:

Roque Cordero, Compositores latinoamericanos, Violino, Dodecafonismo, Música panamenha

Resumo

O compositor panamenho Roque Cordero (1917-2008) é conhecido por seu uso da técnica dodecafônica, mas além pela incorporação da música panamenha em suas composições. No entanto, seus métodos para este fim não foram ainda amplamente estudados. Este artigo examina a justaposição metódica da técnica dodecafônica e dos elementos panamenses na Rapsodia Panameña de Cordero (1988) para violino solo. A análise da obra, informada por um estudo das tradições panamenhas e de obras anteriores para violino de Cordero, revela como o compositor tece juntos uma série dodecafônica e material diatônico composto a partir de elementos tradicionais desconstruídos através de um conjunto de estratégias guiadas por um centro tonal unificado. O artigo discute ainda o "Panamá musical" de Cordero e como suas experiências juvenis com a música popular e o estudo das transcrições de Narciso Garay contribuíram para seus métodos.

Biografia do Autor

  • Samuel Robles, Centro de Investigacão Histórica, Antropológica y Cultural AIP, Panamá

    Musicólogo e compositor panamenho, investigador do Centro de Investigação Histórica, Antropológica e Cultural AIP e investigador associado no Instituto de Investigação Tropical Smithsonian. Conduziu pesquisas sobre alegoria na música e arte visual da Idade Média, motetes politextuais do século XIII, e sobre os ballets de Igor Stravinsky. Atualmente trabalha na música panamiana para violino, na Escola de Violino de Azuero e na música de Roque Cordero e Narciso Garay. Ensinou história e teoria musical na Florida State University-Panama e na Universidade do Panamá, onde foi também maestro da Sinfonia da Universidade. É licenciado pela North-West University (DMus), University of Chicago (MA), University of Cincinnati (MMus) e Universidad Santa María La Antigua. 

Referências

Arberola, J. A. 1890, June 24. [Letter to the president of the Municipal Council]. Copiador de oficios, Alcaldía del barrio de Santa Ana, tomo 1399, p. 159. Archivo Nacional de Panamá (ANP), Panama, Panama.

Barton Pine, R. 2011. Capricho Latino [CD Liner notes]. Chicago, IL: Cedille Records.

Brawand, J. 1985. “The Violin Works of Roque Cordero.” Austin: University of Texas.

Brenes, G. 1999. Los instrumentos de la etnomúsica de Panamá. Panamá: Autoridad del Canal de Panamá. (Originally published 1963)

Casal, L. 2006. “Panamanian Art Music for Strings: Works for Violin/Piano and Viola/Piano by Roque Cordero, Eduardo Charpentier, and Fermín Castañedas.” Norman, Oklahoma: University of Oklahoma.

Charpentier, E. 1975. Sinfónica, Ópera y Zarzuela en Panamá. Panamá: Litho Impresora Panamá.

Chase, G. 1958. “El compositor Roque Cordero.” Revista Lotería, 33. Lotería Nacional de Beneficencia: 98-108.

Chase, G. 1959. “Creative Trends in Latin American Music – II,” Tempo, 50. Cambridge University Press: 25-28.

Cordero, R. 1948. Ocho Miniaturas [Recorded by Paul Freeman and The Detroit Symphony]. On Roque Cordero: Concerto for Violin & Orchestra / Eight Miniatures (Black Composers Series, Vol. 4) [LP]. New York, NY: Columbia Records. (1974)

Cordero, R. 1959. “¿Nacionalismo versus Dodecafonismo?” Revista Musical Chilena, 13 (67). Universidad de Chile: 28-38.

Cordero, R. 1987. “Remembranzas de Roque Cordero.” Revista Lotería, (368). Lotería Nacional de Beneficencia: 15-25.

Cordero, R. 1988a. Rapsodia Panameña [Recorded by Rachel Barton Pine]. On Capricho Latino [CD]. Chicago, IL: Cedille Records. (2011)

Cordero, R. 1988b. Rapsodia Panameña. Transcribed for marimba solo by Carlos Camacho. Blacksburg, VA: Cayambis Music Press. (2014)

Corrales, M. 1889. Efemérides y Anales del Estado de Bolívar. Bogotá: Casa editorial de J. J. Pérez.

Cruz, E. 2002. “Roque Cordero, compositor panameño, visto a través de algunas de sus obras.” Panamá, Panamá: Universidad de Panamá.

Garay, N. 1930. Tradiciones y Cantares de Panamá. Brussels: Presses de l’Expansion Belge.

Guevara, M. 2001. “Panamanian Folk Influences in Roque Cordero’s Music.” Norman, Oklahoma: University of Oklahoma.

Hall, B. 1825. Extracts from a Journal. Edinburgh: Archibald, Constable and Co.

Johnson, T. 1849. Sights in the Gold Region and Scenes by the Way. New York: Baker and Scribner.

Kuss, M. 1998. “Nacionalismo, Identificación y Latinoamérica.” Cuadernos de música iberoamericana (6). Universidad Complutense de Madrid: 133-149

Labonville, M. 2011. “Roque Cordero (1917-2008) in the United States.” Paper presented at the Latin American Music Center’s Fiftieth Anniversary Conference “Cultural Counterpoints: Examining the Musical Interactions between the U.S. and Latin America.” Bloomington: Indiana University.

Monroy y Meneses, A. 1719, July 9. [Episcopal decree banning bundes in the diocese of Santa Marta]. Sección Colonia, MISCELANEA:SC.39,117,D.34, Archivo General de la Nación, Bogotá, Colombia.

Moreno de Arosemena, C. 2004. Remembranzas de La Villa de Los Santos (Panamá), Universidad de Panamá.

Nelson, W. 1891. Five years at Panama. London: Sampson Low, Marston, Searle & Rivington.

Orosz, J. 2018. “The Twelve-Tone Music of Roque Cordero.” Latin American Music Review, 39 (2). University of Texas Press: 137-159. DOI: 10.7560/lamr39201

Porras, B. 1944. “El Orejano,” Revista Lotería, (38). Lotería Nacional de Beneficencia, 10-19. (Originally published 1882)

Rickards, G. 2011. “An absorbing programme of Iberiana played with skill on a single fiddle.” Gramophone, (89). Haymarket: 80.

Schaeffer, M. 1944. “Catorce Tamboritos Panameños.” Boletín del Instituto de Investigación Folklórica, 1(1). Universidad Interamericana de Panamá.

Townsend, T. 1999. “A Conversation with Roque Cordero.” La Música, The Latin American Music Center Newsletter, 2(4). Indiana University.

Vittes, L. 2014. “Capricho Latino” [Review], Strings Magazine, (226). Strings Magazine.

White, R. 1868. Memoir and letters of Jenny C. White Del Bal. Boston: Patrick Donahoe.

Zárate, M. 1962. Tambor y Socavón: un estudio comprensivo de dos temas del folklore panameño y sus implicaciones históricas y culturales. Panamá: Ministerio de Educación.

Publicado

2022-08-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Tambor Y Mejorana: A Rapsodia Panamenha De Roque Cordero”. 2022. Per Musi, nº 42 (agosto). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.40211.