O desempenho vocal em posições laríngeas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.41468

Palavras-chave:

Desempenho vocal, Posição laríngea, Canto, Música Popular, Experiência

Resumo

A compreensão da performance vocal cantada geralmente é orientada para o estudo de aspectos anátomo-fisiológicos a partir de análises com instrumentos e softwares específicos. No entanto, a dimensão experiencial de quem produz um som vocal e, sobretudo, a corporalidade envolvida na construção de tal performance, costumam ser relegadas a segundo plano. Neste trabalho, analisamos as implicações performativas do movimento laríngeo nas posições profunda e intermediária a partir da experiência em primeira pessoa de quatro cantores em desenvolvimento. Consideramos que as posições laríngeas têm um correlato corpóreo-sonoro de grande impacto na performance cantada, que vai além da dimensão anátomo-fisiológica e pode ser relevante no desenvolvimento vocal e na abordagem da música popular no campo pedagógico.

Biografia do Autor

  • Daniel Machuca Telléz, Laboratório para o Estudo da Experiência Musical (LEEM), Faculdade de Artes, Universidade Nacional de La Plata

    Graduado e Professor em música com orientação em Educação Musical da Faculdade de Letras da Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Professor adjunto da cadeira Audioperceptiva I e II da Faculdade de Letras. Tese da Especialização em Linguagens Artísticas; Doutor em Artes pela FDA-UNLP e pesquisador da UNLP. De 2015 a 2017 participou como assistente na cadeira de Educação Vocal da mesma faculdade. Desenvolve trabalhos de investigação sobre a performance da voz cantada no Laboratório para o estudo da experiência musical. Participou do projeto PPID/B010 – "Improvisação e oralidade na música popular. Para uma definição dos aspectos corporificados, fenomenológicos e gramaticais da performance como ontologia da ação". E, atualmente, é integrante do projeto PPID/B017 – “Práticas atuais de oralidade musical: performance, interação e mediação tecnológica como espaços de construção de sentido musical”. ambos dirigidos pelo Dr. Joaquín Blas Pérez. Tem se dedicado a estudar o desenvolvimento e a produção da voz cantada na música popular, a performance cantada e sua abordagem no campo pedagógico. Compõe e produz música sob o pseudônimo de Dan Malléz.

  • Joaquín Blas Pérez, Laboratório para o Estudo da Experiência Musical (LEEM), Faculdade de Artes, Universidade Nacional de La Plata

    Músico, Saxofonista e Flautista Improvisador, Pesquisador do Laboratório de Estudos da Experiência Musical. Doutor em Letras pela Universidad Nacional de La Plata e Professor de Música (orient. Composição). Professor Assistente em Audioperceptiva I e II da Faculdade de Belas Artes (UNLP). Professor de música latino-americana na Berisso School of Art. Membro do Conselho Consultivo do Laboratório de Estudos da Experiência Musical (UNLP). É pesquisador do projeto de pesquisa credenciado pela UNLP “A corporeidade da mente musical. Para uma definição de sua estatura no estudo da ontogênese, percepção e performance da música”. Faz parte do projeto: "Musicalidade Comunicativa nas Artes Temporárias e na Primeira Infância". PICT 2013-0368 (Agência Nacional de Promoção da Ciência e Tecnologia). Seus interesses estão principalmente ligados à improvisação em jazz e música popular latino-americana, cognição musical, performance musical. presidente fundador da Cuchá! Músicos da Produção Platenses, músicos produtores, arranjadores e músicos de sessão em diversos projetos musicais relacionados à música popular latino-americana e ao jazz.

Referências

Andrade, Pedro Amarante. 2012. “Analysis of Male Singers Laryngeal Vertical Displacement During the First Passaggio and its Implications on the Vocal Folds Vibratory Pattern” Journal of Voice 26: 665.e19–665.e24.

Andreu, Jean. 2012. “Andá cantale a Gardel” Caravelle 98: 77–91. https://doi.org/10.4000/caravelle.1155 Consultado septiembre 12 2021

Audioslave [AudioslaveVEVO] 25 de octubre de 2009. Audioslave - Show Me How to Live (Official Video) [Archivo de video] Consultado mayo 10 2022 https://www.youtube.com/watch?v=vVXIK1xCRpY

Bisbal, David y Gutiérrez, Amaury [Pepa Fernando] 01 de febrero de 2011. David bisbal & amaury gutierrez dime corazón bg sub [Archivo de video]. Consultado mayo 20 2022 https://www.youtube.com/watch?v=Kykq3cLzWws&list=PLD410D8EF97C3CFDD&index=11

Castañer Balcells, Marta y Camerino Foguet, Oleguer. 1991. La educación física en la enseñanza primaria. Barcelona: INDE.

Cingolani, Juan; Cejas, Valeria; Farina, María Andrea y Basso, Gustavo. 2014. “Acústica e identidad musical: La emisión vocal en el canto popular santiagueño.” Artículo presentado en 7° jornadas de investigación en disciplinas artísticas y proyectuales. JIDAP, Facultad de Bellas Artes, UNLP.

Drahan, Snizhana; Alves, Hilton Marcos; Takeshita Monaretti, Telma Kioko y Aguiar Ricz, Lilian Neto. 2012. “Dimensão do trato vocal de cantoras profissionais e não profissionais durante o repouso e o canto” International Archives of Otorhinolaryngology 16(Suppl.1): 30.

Echternach, Matthias; Popeil, Lisa; Traser, Louisa; Wienhausen, Sascha y Richter, Bernhard. 2014. “Vocal Tract Shapes in Different Singing Functions Used in Musical Theater Singing—A Pilot Study” Journal of Voice 28(5): 653.e1–653.e7.

Estill, Josephine. 2020. “Combinación de las figuras para Seis calidades” Estill Voice International. Consultado marzo 15 2020. https://www.estillvoice.com/courses/view/1142

Falta y Resto. [Cruza] 29 de octubre de 2012. Falta y Resto Despedida del gran Tuleque | Encuentro en el Estudio HD [Archivo de video]. Consultado marzo 5 2022 https://www.youtube.com/watch?v=0ZGoEPJqqj8

García Pindado, Sandra. 2015. “La voz del fado: Una propuesta de análisis del canto de Amália Rodrigues” Tesis de grado., Universidad de Valladolid. Repositorio institucional de la Universidad de Valladolid https://uvadoc.uva.es/handle/10324/15507 Consultado mayo 22 2020

García, Manuel y Laferte, Mon. [manugarpez] 21 de febrero de 2020. Manuel García & Mon Laferte - La Danza de las Libélulas [Archivo de video]. Consultado marzo 5 2022 https://www.youtube.com/watch?v=sJDG60HiGkw

Guerrero, Alba. 2011. “La técnica vocal en el cante flamenco” Articulo presentado en II Congreso Interdisciplinar Investigación y Flamenco (INFLA), Universidad de Sevilla, 1–18.

Henrich Bernardoni, Nathalie; Smith, John y Wolfe, Joe. 2014. “Vocal tract resonances in singing: variation with laryngeal mechanism for male operatic singers in chest and falsetto registers” Journal of the Acoustical 135(1): 491–501. http://hal.archivesouvertes.fr/hal-01056878 Consultado febrero 15 2019

Henrich Bernardoni, Nathalie. 2020. “La voix timbrée dans les chansons: considérations physiologiques et acoustiques” Volume! 16:2/17:1: 49–61. https://doi.org/10.4000/volume.8063

Hollien, Harry. 1974. “On vocal registers” Journal of phonetics 2: 125–143.

Hollien, Harry y Wendahl, Ronald. 1986. “Perceptual study of vocal fry” Journal of the Acoustical Society of America 43(3): 506–509.

Hurme, Pertti and Sonninen, Aatto. 1995. “Vertical and Sagittal Position of Larynx in Singing” Artículo presentado en Conference: XIII the International Congress of Phonetic Sciences, University of Jyväskylä, Noviembre 1: 214–217.

Husson, Raoul. 1965. El Canto. Buenos Aires: Eudeba.

Infante, Pedro. [Dr. Florian] 05 de agosto de 2015. El Jacalito – Pedro Infante [Archivo de video]. Consultado junio 12 2022 https://www.youtube.com/watch?v=DDWmlttFI5s

Jennings Colleen, Ann. 2014. “Belting is beautiful: welcoming the musical theater singer into the classical voice studio” Tesis doctoral., University of Iowa. https://doi.org/10.17077/etd.l88uzhug Consultado febrero 20 2019

Jennings, Jori y Kuehn, David. 2008. “The effects of frequency range, vowel, dynamic loudness level, and gender on nasalance in amateur and classically trained singers” Journal of Voice 22(1): 75–89. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2006.08.017 Consultado septiembre 10 2018

Johnson, Mark. 2007. The meaning of the body. Aesthetics of human understanding. Chicago, Estados Unidos: The University of Chicago Press.

Kaufmann, Jonas. [JonasKaufmannVEVO]. 02 de noviembre de 2015. Jonas Kaufmann - Turandot, Atto III: "Nessun Dorma" [Archivo de video]. Consultado mayo 11 2022 https://www.youtube.com/watch?v=xN-JCdM4or0

Keleman, Stanley. 2014. Anatomía Emocional: la estructura de la experiencia somática. Bilbao, España: Desclée de Brouwer.

Kim, Jin Hyun; Reifgerst, Andres y Rizzonelli, Marta. 2019. “Musical Social Entrainment” Music & Science 2. https://doi.org/10.1177/2059204319848991 Consultado mayo 5 2021

Lebowitz, Amy y Baken, Ronald J. 2010. “Correlates of the Belt Voice: A Broader Examination” Journal of Voice 25(2): 159–165. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2009.10.014 Consultado abril 3 2019

Leman, Marc. 2008. Cognición musical corporeizada y tecnología de la mediación. Traducido y editado por Martínez, I. C., Herrera, R., Silva, V., Mauleón, C. y D. Callejas Leiva. Buenos Aires: SaCCoM.

López, Juan Martín. 1992. La Educación Física básica en la Educación Primaria: Teoría y fundamentos. Jaén: E.U. del Profesorado.

Lyons, Jodie y Stevenson, Lanelle. 1990. POPS: Principles Of Pop Singing. New York: S. Books.

Machuca Téllez, Daniel; Valles, Mónica y Pérez, Joaquín Blas. 2019. “Consideraciones en torno a la categoría Música Popular” En Investigando la experiencia, la producción y el pensamiento acerca de la música. Actas de las Jornadas de Investigación en Música, editado por M. A. Ordás, M. Tanco, e I. C. Martínez, 64–71. La Plata: Laboratorio para el Estudio de la Experiencia Musical (LEEM), Facultad de Bellas Artes, Universidad Nacional de La Plata.

________________________ 2019. “Pedagogías de canto en la ciudad de la plata: análisis de la experiencia docente en un grupo de profesores de canto” Actas del 7° Congreso Latinoamericano en Formación Académica en Música Popular. Consultado marzo 20 2023 https://drive.google.com/file/d/1HaN1V8vLX18EXIdjOQpDzP9qoiAa7LhQ/view

Machuca Téllez, Daniel y Pérez, Joaquín Blas. 2018. “Posicionamiento laríngeo en la voz cantada: repensando los modos de producción vocal en la música popular y su abordaje en la pedagogía vocal” Artículo presentado en Segundo Congreso Internacional de Música Popular. Epistemología, Didáctica y Producción. Facultad de Bellas Artes, UNLP, La Plata.

________________________ 2017. “El Registro Como Limitante: reflexiones sobre las categorías registro de cabeza y registro de falsete” Artículo presentado en 3° Jornadas Estudiantiles de Investigación en Disciplinas Artísticas y Proyectuales. Facultad de Bellas Artes, Universidad Nacional de La Plata, Noviembre 1– 6.

Machuca Téllez, Daniel y Valles, Mónica. 2020. “El canto en las músicas populares: reflexiones en torno a su abordaje y enseñanza” El Oído Pensante, 8 (2): 185–206. https://doi.org/10.34096/oidopensante.v8n2.8013 Consultado enero 20 2022

Martínez, Isabel Cecilia. 2014. “La base corporeizada del significado musical” En Psicología de la música y del desarrollo: una exploración interdisciplinaria sobre la musicalidad humana, editado por S. Español, 71–110. Buenos Aires: Paidós

________________________ 2009. “Música, transmodalidad, intersubjetividad y modos de conocimiento: contribución de los aspectos no conceptuales a una perspectiva corporeizada de conocimiento musical” Actas de la IX Reunión Anual de SACCoM.

________________________ 2007. “The Cognitive reality of prolongational structures in tonal music” Tesis doctoral., Roehampton University.

Martínez, Isabel Cecilia; Español, Silvia Ana, y Pérez, Diana Inés. 2018. “The interactive origin and the aesthetic modelling of image-schemas and primary metaphors” Integrative Psychological and Behavioral Science 52(4): 646–671.

McCallion, Michael. 1998. El libro de la voz: un método para preservar la voz y dotarla de la máxima expresividad. Barcelona: Ediciones Urano.

McDonald Klimek, Mary; Obert, Kerrie B. y Steinhauer, Kimberly. 2005. Estill Voice Training System. Level One: Compulsory Figures for Voice Control. Pittsburgh, PA: Estill Voice Training Systems International.

Miles, Beth y Hollien, Henrry. 1990. “¿Whither Belting?” Journal of Voice 4(1): 64–70.

Miller, Richard. 1986. The Structure of Singing: System and Art of Vocal Technique. USA: Schirmer Books.

Montilla Escudero, Kelly. 2018. “El twang: En el estill voice y en la técnica vocal completa” Areté 18(2S): 61S–68S. https://revistas.iberoamericana.edu.co/index.php/arete/article/view/1417 Consultado abril 20 2020

Moreno Méndez, Adriana. 2018. “Fisiología resonancial: Conceptos clave para la rehabilitación vocal” Areté 18(2): 83–92. https://revistas.iberoamericana.edu.co/index.php/arete/article/view/1415 Consultado abril 20 2020

Morrison, Carla. [CarlaMorrisonMusic] 03 de julio de 2017. Carla Morrison "Te Regalo" (official video) [Archivo de video] Consultado marzo 5 2022 https://www.youtube.com/watch?v=eFWUnHJWwCg

Nelson, Willie. [WillieNelson] 25 de octubre de 2009. Willie Nelson - Always On My Mind (Official Music Video) [Archivo de video] Consultado diciembre 3 2021 https://www.youtube.com/watch?v=R7f189Z0v0Y

Perelló, Jorge; Caballé, Montserrat; Guitart, Enrique; Martínez-Fornés, Santiago & Pamias, Juan A. 1982. Canto-dicción: foniatría estética. Barcelona: Editorial Científico-Médica.

Pergolizzi, Laura. [LP] 12 de enero de 2016. LP - Lost On You [Live Session] [Archivo de video] Consultado abril 21 2022 https://www.youtube.com/watch?v=wDjeBNv6ip0

Pillot-Loiseau, Claire; Garrigues, Lucie; Demolin, Didier; Fux, Thibaut; Amelot, Angélique et Crevier-Buchman, Lise. 2020. “Le human beatbox entre musique et parole: quelques indices acoustiques et physiologiques” Volume! 16:2/17:1: 125–143. https://doi.org/10.4000/volume.8121 Consultado marzo 15 2021

Riggs, Seth. 1992. Singing for the stars: a complete program for training your voice. USA: Alfred Publishing.

Salsbury, Katharine. 2014. “Estill Voice Training: The Key To Holistic Voice And Speech Training For The Actor” Tesis maestría., Virginia Commonwealth University. https://scholarscompass.vcu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=4383&context=etd Consultado marzo 21 2023

Schiavio, Andrea; Gesbert, Vincent; Reybrouck, Mark; Hauw, Denis and Parncutt, Richard. 2019. “Optimizing Performative Skills in Social Interaction: Insights From Embodied Cognition, Music Education, and Sport Psychology” Frontiers in Psychology https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01542 Consultado agosto 10 2020

Shipp, Thomas. 1987. “Vertical Laryngeal Position: Research Finding and Application for Singers” Journal of Voice 1(3): 217–219. https://doi.org/10.1016/S0892-1997(87)80002-4 Consultado febrero 10 2018

Shipp, Thomas e Izdebski, Krzysztof. 1975. “Vocal frequency and vertical larynx positioning by singers and nonsingers” The Journal of the Acoustical Society of America 58: 1104–1106.

Shipp, Thomas; Guinn, Leslie; Sundberg, Johan y Titze, Ingo R. 1987. “Vertical Laryngeal Position – Research Finding and Their Relationship to Singing” Journal of Voice 1: 220–222.

Sia [dario fernandez] 30 de octubre de 2015. Sia Chandelier live vocals mic feed SNL VIDEO [Archivo de video] Consultado febrero 2 2022 https://www.youtube.com/watch?v=8eT3Q69vh9s

Smith, Sam. [SAM SMITH] 30 de octubre de 2017. Sam Smith - Burning (Live From The Hackney Round Chapel) [Archivo de video] Consultado marzo 11 2022 https://www.youtube.com/watch?v=Df-Wo48P-M8

Stark, James. 1999. Bel Canto: A History of Vocal Pedagogy. Toronto: University of Toronto Press.

Sting [The Police] 19 de agosto de 2010. The Police – Roxanne [Archivo de video] Consultado mayo 5 2022 https://www.youtube.com/watch?v=3T1c7GkzRQQ

Strauss, Anselm L. y Corbin, Juliet. 1998. Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Thousand Oaks, CA: SAGE.

Sundberg, Johan. 2001. “Level and center frequency of the singer’s formant” Journal of Voice 15(2): 176–186. https://doi.org/10.1016/S0892-1997(01)00019-4 Consultado noviembre 10 2018

________________________ 1995. “The Singer´s formant revisited” STL-QPSR 2(4): 106–119.

________________________ 1979. “Perception of singing. Speech Transmission Laboratory Quarterly Progress and Status Report 1” Royal Institute of Technology Stockholm 1–48.

________________________ 1974. “Articulatory interpretation of the singing formant” Journal of the Acoustical Society of America 55: 838–844.

________________________ 1970. “Formant Structure and Articulation of Spoken and Sung Vowels” Fol. Phoniat 22: 28–48.

Sundberg, Johan; Gramming, Patricia y Lovetri, Jeanette. 1993. “Comparisons of pharynx, source, formant, and pressure characteristics in operatic and musical theatre singing” Journal of Voice 7(4): 301–310. https://doi.org/10.1016/S0892-1997(05)80118-3 Consultado noviembre 10 2018

Sundberg, J.; Thalén, Margareta y Popeil, Lisa. 2012. “Substyles of Belting: Phonatory and Resonatory Characteristics” Journal of Voice 26(1): 44–50. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2010.10.007 Consultado mayo 15 2021

Thomasson, Monica. 2003. “Effects of lung volume on the glottal voice source and the vertical laryngeal position in male professional opera singers” TMH-QPSR 45: 1–9.

Veloso, Caetano. [Claudinei Sampaio] 29 de septiembre de 2013. Caetano Veloso – Lamento Borincano [Archivo de video]. Consultado marzo 5 2022 https://www.youtube.com/watch?v=A7eRALeIF9s

Vieira, Maurílo. 2004. “Uma introdução à acústica da voz cantada” Artículo presentado en I Seminário Música, Ciência e Tecnología, São Paulo, 1: 70–79.

Vilas, Paula Cristina. 2017. “Cantos, voces y vocalidades: acervos etnomusicológicos y formación de cantantes” En 1° Congreso Internacional de Música Popular: Epistemología, Didáctica y Producción, editado por Santiago Romé, 381–392. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Bellas Artes.

Wang, Shigian. 1986. “Singer’s high formant associated with different larynx position in styles of singing” Journal Acoustic Society Japan 7: 303–314. https://doi.org/10.1250/ast.7.303 Consultado diciembre 5 2018

Zemlin, Willard. R. 2000. Principios de Anatomía e Fisiología em Fonoaudiología. Porto Alegre: Artmed.

Publicado

2023-03-23

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“O Desempenho Vocal Em posições laríngeas”. 2023. Per Musi 24 (março): 1-25. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.41468.

Artigos Semelhantes

1-10 de 111

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.