Decifrando o violão de João Gilberto em seu arranjo de Desde que o samba é samba (2000)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.42503Palavras-chave:
João Gilberto, violão, arranjo, Desde que o samba é samba, Caetano VelosoResumo
Ao se falar em João Gilberto, surgem temas como arranjo, versão, gravação e resgate de diversas canções que foram gravadas ao longo de sua carreira, sendo elas, majoritariamente, de autoria de outros músicos. O presente artigo apresenta uma investigação com foco na harmonia posta pelo músico em sua gravação de Desde que o samba é samba. Esse trabalho foi desenvolvido através da audição, transcrição e comparação do violão de João Gilberto com a primeira gravação da música em questão. A audição nos permitiu os primeiros passos no trabalho, a transcrição nos trouxe em detalhe cada nota tocada em seu violão, e a comparação foi então a etapa onde duas gravações são colocadas lado a lado, permitindo uma exploração das ideias impostas por João sobre a canção, levantando assim questões sobre seus conceitos musicais. Tais etapas praticadas nos permitem falar um pouco de seu estilo de interpretação e arranjo.
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