Decifrando o violão de João Gilberto em seu arranjo de Desde que o samba é samba (2000)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.42503

Palavras-chave:

João Gilberto, violão, arranjo, Desde que o samba é samba, Caetano Veloso

Resumo

Ao se falar em João Gilberto, surgem temas como arranjo, versão, gravação e resgate de diversas canções que foram gravadas ao longo de sua carreira, sendo elas, majoritariamente, de autoria de outros músicos. O presente artigo apresenta uma investigação com foco na harmonia posta pelo músico em sua gravação de Desde que o samba é samba. Esse trabalho foi desenvolvido através da audição, transcrição e comparação do violão de João Gilberto com a primeira gravação da música em questão. A audição nos permitiu os primeiros passos no trabalho, a transcrição nos trouxe em detalhe cada nota tocada em seu violão, e a comparação foi então a etapa onde duas gravações são colocadas lado a lado, permitindo uma exploração das ideias impostas por João sobre a canção, levantando assim questões sobre seus conceitos musicais. Tais etapas praticadas nos permitem falar um pouco de seu estilo de interpretação e arranjo.

Biografia do Autor

  • Guilherme Silva Espindola, Pesquisador independente

    Guilherme Silva Espindola graduou-se em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 2021, onde teve a oportunidade de atravessar diferentes linhas de pesquisa e atuação. Participa (2018-atualmente) do projeto de extensão Engenho Musical – Big Band UDESC, grupo coordenado pela professora Dra. Cristina Emboaba, onde é arranjador e guitarrista. Participou como flautista e pesquisador em iniciação científica no grupo AULOS – Núcleo de Flautas Doce UDESC (2017-2019), coordenado pela professora Dra. Valéria Bittar. Participou do grupo de estudos (2019) sobre o trabalho “Rítmica”, de José Eduardo Gramani, coordenado pelo professor Dr. Luiz Henrique Fiaminghi. Desenvolveu também uma segunda pesquisa de iniciação científica, apresentando um resumo expandido sobre música para jogos eletrônicos (2019-2020), sob orientação do professor Dr. Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas. Durante seus últimos semestres de graduação (2020-2021), fez parte do programa de Residência Pedagógica, participando de formações e atuando na área da docência.

  • Bruno Madeira, Pesquisador independente

    Premiado em mais de vinte concursos nacionais e internacionais, o violonista Bruno Madeira vem se destacando como solista, professor e pesquisador. Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Bruno se apresentou como solista e camerista (em duos com flauta, piano, canto e violino) em diversos festivais, salas e séries de concerto do Brasil, Argentina, Alemanha, Equador, República Tcheca e Eslováquia. Em 2022 lançou seu primeiro álbum, “Colunas” (ProAC/SP), com música latino-americana para violão solo. Foi professor da Universidade do Estado de Santa Catarina e da Universidade Federal de São Carlos e é regularmente convidado para realizar concertos e masterclasses em universidades, conservatórios e festivais.

Referências

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Publicado

— Atualizado em 2023-06-29

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Decifrando O violão De João Gilberto Em Seu Arranjo De Desde Que O Samba é Samba (2000)”. 2023. Per Musi 24 (junho): 01-22. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.42503.