Ampliação da técnica violonística de mão esquerda

um estudo sobre a pestana

Autores

Palavras-chave:

Interpretação musical, Técnica violonística, Técnicas estendidas, Pestana

Resumo

A técnica instrumental é um elemento da performance musical em constantes reformulações. Com o objetivo principal de estender a técnica violonística da pestana, o presente artigo foi dividido em três partes: (1) conceituações gerais sobre técnica instrumental; (2) a partir de métodos instrumentais dos últimos quatrocentos anos, um breve histórico da pestana foi delineado com o objetivo de recolher informações técnicas sobre sua realização, (3) sugestões e exemplificações de procedimentos não usuais de pestana (com dedos diferentes do indicador, de falange, bisagra e cruzada), encontrados de forma muito resumida na escassa bibliografia sobre o assunto e cuja aplicabilidade é verificada no repertório.

Biografia do Autor

  • Bruno Madeira, Universidade de Campinas (UNICAMP)

    Bacharel e Mestrando em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - Campinas/SP) sob orientação de Fabio Scarduelli, tendo desenvolvido seu projeto de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso sobre práticas interpretativas do classicismo. Atuou como professor de violão e teoria musical em diversas escolas de Itajaí/SC e Campinas/SP e como tutor virtual da disciplina Linguagem e Estruturação Musical, no curso de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - São Carlos/SP). Leciona na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - Florianópolis/SC) disciplinas dos cursos de Bacharelado em Violão e Licenciatura em Música. Pesquisa aspectos da técnica instrumental violonística, didática musical aplicada ao violão e em seu mestrado as obras para violão solo de Maurício Orosco.

  • Fabio Scarduelli, Universidade de Campinas (UNICAMP)

    Violonista, professor e pesquisador; Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição na qual realiza ainda seu pós-doutorado com bolsa FAPESP. Graduou-se em Música no ano 2000 na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba, e lecionou em instituições como a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a UNICAMP.

Referências

AGUADO, Dionisio. Nuevo Método para Guitarra. Paris: Schonenberger, 1843.

AMAT, Joan Carles. Guitarra Española, y Vandola en dos maneras de Guitarra, Castellana, y Cathalana de cinco Ordenes. Tradução de Monica Hall. Lérida: Viuda Anglada e Andreu Llorens, 1626.

BELLINATI, Paulo (Ed.). The Guitar Works of Garoto. San Francisco: Guitar Solo Publications, 1991.

CARCASSI, Matteo. Méthode Complète pour la Guitare. Paris: Schott, 1836.

CARLEVARO, Abel. Escuela de la guitarra: Exposición de la teoría instrumental. Buenos Aires: Barry, 1979.

_____ Guitar Masterclass: Volume 1 – Fernando Sor 10 Studies. Tradução de Bartolomé Díaz. Heidelberg: Chanterelle Verlag, 1985.

CARRASQUEIRA, M. J. Técnica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por madeira.bruno@gmail.com em 22 jun. 2011.

CONTRERAS, Antonio de. La técnica de David Russell em 165 consejos. Sevilla: Cuadernos Abolays, 1998.

FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigación sober el llegar a ser guitarrista. Montevideo: Art Ediciones, 2000.

GARCÍA, J. G. La cejilla. Guitarra. Artepulsado, 2004. Disponível em http://guitarra.artepulsado.com/guitarra/cejilla_julio_gimeno.htm (Acesso em 20/06/2011).

GLISE, Anthony. Classical Guitar Pedagogy: A Handbook for Teachers. Pacific: Mel Bay Publications, Inc., 1997.

PUJOL, Emilio. Escuela Razonada de la Guitarra (libro tercero): Baseada em los princípios de la técnica de Tarrega. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1954.

SADIE, Stanley (Ed.). Dicionário Grove de Música: Edição concisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

SANZ, Gaspar. Instruccion de Musica sobre la Guitarra Española. Zaragoza: Herederos de Diego Dormer, 1674.

SHELP, J. Injury Free Guitar Practice. Musical Instruments by Suite101, lugar, mês. 1900. Disponível em <http://www.suite101.com/content/injury-free-guitar-practice-a125956>. Acesso em 21/06/2011.

SOR, Fernando. Méthode pour la guitare. Bonn: Simrock, 1831.

TENNANT, Scott. Pumping Nylon: the Classical Guitarist’s Technique Handbook. Lakeside: Alfred Publishing Co., 1995.

VILLADANGOS, Victor. Anotações. [S.l.: s. n], [199-?]

Downloads

Publicado

2013-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Ampliação Da técnica violonística De mão Esquerda: Um Estudo Sobre a Pestana”. 2013. Per Musi, nº 27 (junho): 1-7. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39843.