Corporalidade musical na música popular

uma visão da performance violonística de Baden Powell e Egberto Gismonti

Autores

Palavras-chave:

Corporalidade musical, Performance musical, Música popular, Baden Powell, Egberto Gismonti

Resumo

Recorte da tese de doutorado (SCHROEDER, 2006) em que proponho o conceito de corporalidade musical para poder explicar as performances de cinco músicos populares. Através da investigação das relações que dois deles (Baden Powell e Egberto Gismonti) constroem com seus instrumentos (violão popular) e linguagens (música popular instrumental), pretende-se enfatizar a performance como um jogo de tensões entre as possibilidades particulares dos músicos (tanto de realização quanto de entendimento musical) e as linguagens, gêneros e instrumentos musicais escolhidos por eles para expressão. Estes instrumentos são marcados por regras oriundas de um processo histórico e coletivo que não se realiza num só indivíduo, e os músicos, marcados por possibilidades e dificuldades que não permitem a realização plena de uma exigência coletiva. Deste jogo complexo nasce a música.

Biografia do Autor

  • Jorge Luiz Schroeder, Universidade de Campinas (UNICAMP)

    Bacharel em Composição (1987), Mestre em Educação (2000) e Doutor em Educação (2006) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente atua como profissional de Pesquisa do Instituto de Artes da Unicamp. Coordena o grupo de pesquisa Música, Linguagem e Cultura (Musilinc) (www.cnpq.br). Atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes (Unicamp).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 5ª ed. São Paulo: Hucitec/Annablume, 2002.

BRETON, Davi Le. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2006.

______. As paixões ordinárias : antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes, 2009.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

DREYFUS, Dominique. O violão vadio de Baden Powell. São Paulo: Ed. 34, 1999.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus, 1988.

KAPLAN, José Alberto. Teoria da aprendizagem pianística. 2ª ed. Porto Alegre: Editora Movimento, 1987.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PINTO, Henrique. Conceito de relaxamento. Violão Intercâmbio, São Paulo, nº45, ano VIII, jan/fev 2001.

SCHROEDER, Jorge Luiz. Corporalidade musical: as marcas do corpo na música, no músico e no instrumento. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas.

WILLEMS, Edger. Las bases psicológicas de la educación musical. Buenos Aires: Editora Universitaria de Buenos Aires, 1969.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.

______. Performance, recepção e lectura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2010-07-05

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Corporalidade Musical Na Música Popular: Uma visão Da Performance violonística De Baden Powell E Egberto Gismonti”. 2010. Per Musi, nº 22 (julho): 1-14. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/45095.