A preparação para performance musical de quarteto de violões sob o ponto de vista de violonistas profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.45993

Palavras-chave:

Quarteto de violões, Planejamento da prática, Estratégias de ensaio, Música de Câmara, Otimizaçãoda prática

Resumo

Neste artigo foram levantadas e discutidas estratégias para a preparação e realização da performance de música de câmara para quarteto de violões, levando em consideração o ponto de vista de violonistas profissionais brasileiros. O estudo foi desenvolvido com base em autores que investigam o tema do planejamento da execução musical e que discutem técnicas e procedimentos de preparação para a performance, em especial para a música de câmara. Por meio de questionário aplicado a violonistas que atuam e atuaram em quartetos brasileiros, buscou-se levantar estratégias de ensaio aplicadas à prática destes grupos, por meio de perguntas acerca do planejamento e realização de seus ensaios, técnicas e estratégias de estudo individual e coletiva, disponibilidade de tempo, relações e integrações interpessoais e interpretação musical. A análise do material compilado mostrou os procedimentos mais utilizados em suas práticas e sugeriu direcionamentos para sua otimização, contemplando especificidades da formação camerística quarteto de violões.

Biografia do Autor

  • Rafael Salgado, Universidade Federal de Mato Grossodo Sul\Universidade Estadual de Santa Catarina

    Rafael Salgado é doutorando em Música pela UDESC - Universidade de Santa Catarina na linha processos criativos, mestre em Música pela UNESP na linha de performance musical - Música de Câmara (2015), graduação em Música - Bacharelado em Violão pela Faculdade de Ciências da FITO (2003) e graduação em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade de Ciências da FITO (2004). Dede 2008 é técnico - músico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

  • Maria Bernardete Castelan Póvoas, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Natural de Criciúma/SC é Doutora em Música pelo Programa de Pós-Graduação da UFRGS com residência na Universidade de Iowa (EUA). Teve como orientadores Dra. Cristina Capparelli Gerling (Mestrado) e Dr. Celso Loureiro Chaves (Doutorado). Sua formação artística foi orientada, no Brasil, pelos pianistas/pedagogos Dulce Machado, Clodomiro Caspari e Dirce Knijnik (Bacharelado e Mestrado), Sebastian Benda (Brasil-Suíça), Evelyne Flaow (França) e René Lecuona (Iowa, USA). É Professora Associada do Departamento de Música do Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde atua nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Música, subárea Processos Criativos, desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, e participa de comissões e de projetos, tendo também exercido funções administrativas. Como pianista tem atuado como solista e camerista, participando de júris e curadorias de música. Como professora de Piano e Música de Câmera, vê seus alunos destacando-se no cenário brasileiro com premiações em concursos e turnês. Coordenou eventos como Ciclo Intercâmbio Músico-Instrumental (2001- 2008), I Concurso Nacional de Piano Cidade de Florianópolis (2003) e Simpósio de Cognição e Artes Musicais (2012). Criou e coordenou o Programa de Extensão PIANO EM FOCO que agrega três projetos para realização de cursos, seminários, palestras e recitais, em 2008, e que coordenou até 2017, com interrupções. Com Denise Cordeiro formou o Piano Duo (1987-2000), realizando recitais em vários estados brasileiros e premiação no Concurso Internacional Francisco Mignone para Duos Pianísticos (1994). Desenvolveu intenso trabalho ao lado da soprano Rute Gebler em diversas atividades artísticas, destacando sua atuação como pianista junto ao Estúdio Vozes, desde sua criação em 1993 até 2009. Em 2010 recebeu o Prêmio "Franklin Cascaes" Destaque Música Erudita. Realizou turnê "Piano em Foco" com Luís Cláudio Barros e Rodrigo Warken em cidades catarinenses e no Paraná (2010); em 2011 com Mauren Frey "Piano Brasileiro" nas cidades de Porto e Évora em Portugal e Paris (França). Desde 2010, integrando o duo Castelan & Barros com o pianista Luís Cláudio Barros, estreou vários trabalhos de compositores brasileiros e atuou em diversas conferências e recitais em turnês pelo Brasil e no exterior. Entre as turnês do duo cita a "Série Danças" em 2013 em Santa Catarina e, em 2015, "Brasil em Danças" em Portugal nas cidades de Porto, Évora e Cascais, além de Recital-Conferência no PERFORMA15 em Aveiro. Ainda em 2015 estrearam, no Brasil, o Concerto para piano a Quatro Mãos de Liduíno Pitombeira com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi. com pré-estreia com a Orquestra Acadêmica da UDESC sob a regência do maestro Sérgio Figueiredo. Em 2018 o duo realizou recitais, masterclasses e conferências em Madrid e Castelo Branco (PT), e Conferência/Recital no III Encontro Internacional de Piano Contemporâneo em Évora (PT). Como pesquisadora participa de eventos científicos com apresentação e publicação de pesquisa interdisciplinar sobre repertório brasileiro solo e de câmera, desempenho, técnica e interpretação pianística com aportes em argumentos de áreas que tratam do movimento humano. Atualmente, é investigadora pós-doutoranda no INET-md / Universidade de Aveiro, sob a orientação de Helena Marinho, pesquisando sobre composições para piano de Frederico de Freitas (Coleção da Universidade de Aveiro) e estratégia técnico-pianística junto ao LabEAMUS e ESSUA (UA).

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Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A preparação Para Performance Musical De Quarteto De Violões Sob O Ponto De Vista De Violonistas Profissionais”. 2023. Per Musi 24 (dezembro): 1-19. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.45993.