A preparação para performance musical de quarteto de violões sob o ponto de vista de violonistas profissionais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.45993Palavras-chave:
Quarteto de violões, Planejamento da prática, Estratégias de ensaio, Música de Câmara, Otimizaçãoda práticaResumo
Neste artigo foram levantadas e discutidas estratégias para a preparação e realização da performance de música de câmara para quarteto de violões, levando em consideração o ponto de vista de violonistas profissionais brasileiros. O estudo foi desenvolvido com base em autores que investigam o tema do planejamento da execução musical e que discutem técnicas e procedimentos de preparação para a performance, em especial para a música de câmara. Por meio de questionário aplicado a violonistas que atuam e atuaram em quartetos brasileiros, buscou-se levantar estratégias de ensaio aplicadas à prática destes grupos, por meio de perguntas acerca do planejamento e realização de seus ensaios, técnicas e estratégias de estudo individual e coletiva, disponibilidade de tempo, relações e integrações interpessoais e interpretação musical. A análise do material compilado mostrou os procedimentos mais utilizados em suas práticas e sugeriu direcionamentos para sua otimização, contemplando especificidades da formação camerística quarteto de violões.
Referências
Barros, Luís Cláudio. 2008. “A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso.” Porto Alegre, 2008. 265f. Tese (Doutorado em Música: Práticas Interpretativas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Chaffin, Roger; Imreh, Gabriela. 1997. “Pulling teeth and torture: Musical memory and piano performance.” In: Thinking and Reasoning. v. 3, p. 315-336.
Davidson, Jane; Ford, Luan. 2003. “An investigation of members’ roles in wind quintets”. Psychology of Music. v 31, nº 1, p. 53-74.
Davidson, Jane; Good, James. 2002. “Social and Musical Co-Ordination between Members of a String Quartet: An Exploratory Study.” Psychology of Music. v. 30, p. 186-201.
Davidson, Jane W.; King, Elaine C. 2004. “Strategies for Essemble Practice.” In: Musical Excellence edited by Aaron Williamon, 105 – 122. New York: Oxford University Press.
Davidson, Jane W.; Williamon, Aaron. 2002. “Exploring co-performimg communication.” Musicae Scientiae. v.1, n.1, p. 53-72.
Ericsson, K. Anders; Krampe, Ralf Th. 1995. “Deliberate practice and elite musical performance.” In The practice of performance – studies in musical interpretations edited by RINK, John, 84 – 102. Cambridge: Cambridge University Press.
Ginsborg, Jane. 2004. “Focus, effort, and enjoyment in chambre music: Rehearsal strategies of successful and “failed” student ensembles.” In International Symposium on Performance Science.
Goodman, Elaine. 2002. “Ensemble Performance”. In Musical Performance: A Guide to Understanding edited by John Rink, 153 – 167. Cambridge: Cambridge University.
Hallam, Susan. 1995. “Professional musicians approaches to the learning and interpretation of music.” Psychology of Music. V.23, p. 111-128.
Jorgensen, Harald. 2004. “Strategies for individual practice.” In Musical Excellence edited by Aaron Wiiliamon, 85 – 104. New York: Oxford University Press.
King, Elaine. 2004. “Collaboration and the study of ensemble rehearsal.” In Proceedings of the 8th International conference on music perception and cognition. Evanston, IL.
King, Elaine. 2006. “The roles of student musicians in quartet rehearsals.” Psychology of Music. V. 34, nº2, p. 262-282.
Klickstein, Gerald. 2009. “The Musician’s way: A guide to practice, performance, and wellness.” Oxford: University Press.
Kokosaki, Dimitra. 2007. “Understanding the ensemble pianist: a theoretical framework.” Psychology of Music. Society for Education, Music and Psychology Research, vol 35(4): 641‒668.
Krampe, Ralf. 2002. “Aging, expertise and fine motor movement.” In Neuroscience and Biobehavioral Reviews. V. 26. P. 769–776.
Murnighan, J. Keith; Conlon, Donald. 1991. “The dynamics of intense work groups: A study of British string quartets.” Administrative Science Quarterly. V. 36, p. 165–186.
Ray, Sonia. 2005. “Os conceitos EPM, Potencial e Interferência inseridos numa proposta de mapeamento de Estudos sobre Performance Musical.” Performance Musical e suas Interfaces edited by Sonia Ray, 39-65. Goiania: Vieira/Irokun.
Reid, Stefan. 2002. “Preparing for performance.” In Musical Performance: A Guide to Understanding edited by John Rink, 102 - 112. Cambridge: Cambridge University.
Rink, John. 1995. “The practice of performance – studies in musical interpretation.” Cambridge: Cambridge University Press.
Rink, John. 2002. “Performance: A Guide to Understanding.” Cambridge: Cambridge University Press.
Rink, John. 2002. “Analyses and (or?) performance.” In: RINK, John (org.). Musical Performance: A Guide to Understanding edited by John Rink, 35 – 58. Cambridge: Cambridge University Press.
Sloboda, John. 2008. “A mente musical: A psicologia cognitiva da música.” Tradução de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL.
Williamon, A. 2004. “Musical Excellence – strategies and techniques to enhance performance.” Oxford: Oxford University Press.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






