Satisfação no trabalho de maestros musicais e sua relação com a motivação dos alunos de grupos musicais juvenis na Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.46041

Palavras-chave:

burnout, maestro musical, motivação, banda juvenil

Resumo

O objetivo principal deste estudo é conhecer o burnout dos maestros que regem grupos musicais juvenis (corais e bandas) no contexto da Espanha e se existe alguma relação entre esse desgaste e a motivação de seus alunos. Para isso, foi realizado um estudo descritivo do tipo exploratório não experimental, utilizando o Inventário Maslach sobre burnout e o Questionário MOT sobre motivação, em uma amostra de 20 maestros e 660 membros de diferentes bandas e corais juvenis, respectivamente. Os resultados obtidos indicam que os maestros apresentam um baixo nível de burnout e seus alunos têm alta motivação, embora tenham sido encontradas algumas correlações e diferenças significativas em variáveis como a tipologia de grupo, anos de experiência do diretor, entre outras.

Biografia do Autor

  • Salvador Oriola Requena, Universitat de Barcelona

    Doutor em Psicopedagogia e graduado em Música. Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona. Suas áreas de estudo se concentram na educação musical em todos os seus campos.

  • Diego Calderón Garrido, Universitat de Barcelona

    Doutor em Tecnologia Educacional e Doutor em História da Arte. Graduado em Música Moderna. Bolsista Serra Húnter da Universidade de Barcelona. Suas linhas de pesquisa giram em torno da didática da música e do uso da tecnologia na educação. Publicou mais de 100 artigos científicos sobre esses temas.

  • Josep Gustems Carnicer, Universitat de Barcelona

    Doutor em Pedagogia e Licenciado em Música. Professor de Didática da Expressão Musical na Universidade de Barcelona. Autor de mais de 200 publicações, suas áreas de estudo se concentram nos aspectos educacionais, emocionais, psicológicos e simbólicos da experiência musical.

Referências

Ayuso, José Antonio y Guillén, Carlos. 2008. “Burnout y Mobbing en Enseñanza Secundaria”. Revista Complutense de Educación, 19(1): 157-173.

Bianchi, Roberta; Schonfeld, Irvin S., y Laurent, Eric. 2015."Is Burnout a Depressive Disorder? A Reexamination with Special Focus on Atypical Depression". Journal of Affective Disorders, 184: 236-241.

Briones, Elena; Tabernero, Carmen y Arenas, Alicia. 2010. “Satisfacción Laboral de los Profesores de Secundaria: Efecto de Factores Demográficos y Psicosociales”. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 26(2): 115-122.

Byrne, Barbara. 1999. The nomological network of teacher burnout: A literature review and empirically validated model. Cambridge University Press.

Campayo, Emilia Ángeles y Cabedo, Alberto. 2016. “Música y competencias emocionales: posibles implicaciones para la mejora de la educación musical”. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical, 13: 124-139. http://doi.org/10.5209/RECIEM.51864

Fernandes, Angelo José; Kayama, Adriana Giarola y Östergren, Eduardo Augusto. 2007. “A prática coral na atualidade: sonoridade, interpretação e técnica vocal”. Revista Música Hodie, 6(1): 51-74. Disponible en https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/1865

Fernández, Basilio. 2011. Un análisis multidimensional del síndrome de burnout en profesorado de conservatorios y educación secundaria (Tesis doctoral, Universitat de València). Disponible en https://roderic.uv.es/handle/10550/23329

Fernández, Núria. 2014. Las agrupaciones corales y su contribución al bienestar de las personas. Percepción de las aportaciones del canto coral (Tesis doctoral, Universidad Carlos III). Disponible en http://earchivo.uc3m.es/handle/10016/18185

Ferrer, Rita. 2011. El cant coral infantil i juvenil educa en valors, hàbits i competències (Tesis doctoral, Universitat de Girona). Disponible en http://hdl.handle.net/10803/77826

Gaeta, Martha Leticia; González-Ocampo, Gabriela; Quintana, María Celia y Nasta, Laura Carolina. 2023. “Burnout en profesores universitarios: autorregulación y corregulación como estrategias de afrontamiento”. Electronic Journal of Research in Educational Psychology,21(1): 147-172. https://doi.org/10.25115/ejrep.v21i59.6650

Gallardo-López, José Alberto; López-Noguero, Fernando y Gallardo-Vázquez, Pedro. 2019. “Análisis del síndrome de burnout en docentes de educación infantil, primaria y secundaria para su prevención y tratamiento”. Revista Electrónica Educare, 23(2): 324-343. https://dx.doi.org/10.15359/ree.23-2.17

Gómez, Rosa; Guerrero, Eloísa y González-Rico, Pablo. 2014. “Síndrome de burnout docente”. Boletín de Psicología, 112: 83-99.

Granados, Lucía; Sanmartín, Ricardo; Lagos, Nelly; Urrea-Solano, María y Hernández-Amorós, María. 2017. “Diferencias en burnout según sexo y edad en profesorado no universitario”. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1): 329-335. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349853220034

Gustems, Josep; Calderón, Diego y Oriola, Salvador. 2015. “Music and Leadership: the Role of the Conductor”. International Journal of Music and Performing Arts, 3(1): 84-88. http://dx.doi.org/10.15640/ijmpa.v3n1a8

Hallam, Susan, y Creech, Allan (Eds.). 2010. Music Education in the 21st Century in the United Kingdom. Institute of Education, University of London.

Heston, Melissa; Dedrick, Charles; Rasche, Donna y Whitehead, Jane. 1996. “Job Satisfaction and Stress among Band Directors”. Journal of Research in Music Education, 44(4): 319-327. https://doi.org/10.2307/3345444

Informe Belmont. 1978. “Comisión Nacional para la protección de los sujetos humanos de investigación biomédica y del Comportamiento”. El informe Belmont, Principios y guías éticos para la protección de los sujetos humanos de investigación. Disponible en www.bioeticayderecho.ub.es

Maslach, Christina y Jackson, Susan. 1986. Maslach Burnout Inventory (2ª ed.). Consulting Psychologists Press.

Maslach, Christina; Jackson, Susan y Leiter, Michael. 1996. Maslach Burnout Inventory Manual. Consulting Psychologists Press.

Oriola, Salvador. 2022. “La práctica instrumental como modelo para una educación no formal de calidad”. Eufonía, 90: 40-44.

Oriola, Salvador y Gustems, Josep. 2015. “Música y adolescencia: usos, funciones y consideraciones educativas”. Universitas Tarraconensis, Revista de Ciències de l’Educació, 1(2): 27-42. http://dx.doi.org/10.17345/ute.2015.2.660

Oriola, Salvador; Gustems, Josep y Elgström, Edmon. 2018. “Perfil profesional de los directores de bandas y corales juveniles”. Sonograma magazine, 40. Disponible en http://sonograma.org/2018/10/perfil-profesional-de-los-directores-de-bandas-y-corales-juveniles/

Oriola, Salvador; Gustems, Josep y Filella, Gemma. 2018a. “Las bandas y corales juveniles como recurso para el desarrollo integral de los adolescentes”. Revista electrónica complutense de investigación en educación musical - RECIEM, 15: 153-173. https://doi.org/10.5209/RECIEM.58813

Oriola, Salvador; Gustems, Josep y Filella, Gemma. 2018b. “Agrupaciones musicales juveniles: modelos funcionales para la motivación académica de los adolescentes”. REIRE. Revista d’Innovació i Recerca en Educació, 11(2): 18–30. http://doi.org/10.1344/reire2018.11.220577

Oriola-Requena, Salvador; Calderón-Garrido, Diego y Gustems-Carnicer, Josep. 2021. “Keys for the participation of adolescents in youth musical groups: the case of choirs in Catalonia and bands in Valencia”. Per Musi, 41: 1-15. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.29206

Parker, Elizabeth Cassidy. 2020. Adolescents on Music. Oxford University Press.

Pyhältö, Kirsi; Pietarinen, Janne; Haverinen, Kaisa; Tikkanen, Lotta y Soini, Tiina. 2021. “Teacher burnout profiles and proactive strategies”. European Journal of Psychology of Education, 36, 219–242. https://doi.org/10.1007/s10212-020-00465-6

Rawlings, Jared R., y Stoddard, Sarah A. 2017. “Peer Connectedness in the Middle School Band Program”. Research Studies in Music Education, 39 (1): 121–135. doi:10.1177/1321103X17703575.

Sáez, Antonio. 2008. Cuestionario de motivación académica para los alumnos. Disponible en http://fresno.pntic.mec.es/~emod0002/motivacion.htm

Salanova, Marisa, y Schaufeli, Wilmar B. 2009. El engagement en el trabajo. Cuando el trabajo se convierte en pasión. Alianza Editorial.

Salanova, Marisa; Schaufeli, Wilmar B.; Llorens, Susana; Peiro, Jose M., y Grau, Rosa. 2000. “Desde el “burnout” al “engagement”: ¿una nueva perspectiva?”. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 16 (2): 117-13.

Scott, Richard B. 2015. “Adolescent music ensemble participation and psychological well-being: A mixed-methods study”. Journal of Research in Music Education, 62(1): 5-22.

Skaalvik, Einar M., y Skaalvik, Sidsel. 2017. “Dimensions of teacher burnout: relations with potential stressors at school”. Social Psychology of Education, 20: 775–790. doi:10.1007/s11218-017-9391-0

Val, Ana. 2015. “El proceso de comunicación no verbal entre coro y directo”. Revista Electrónica de LEEME-Journal of Music in Education 36: 49-70. Disponible en https://ojs.uv.es/index.php/LEEME/article/view/9873/9292

Vicerrectorado de Investigación de la Universitat de Barcelona. 2020. Código de integridad en la Investigación de la Universidad de Barcelona. Edicions de la Universitat de Barcelona

Wis, Ramona. 2007. The conductor as leader: principles of leadership applied to life on the podium. GIA Publications.

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Satisfação No Trabalho De Maestros Musicais E Sua relação Com a motivação Dos Alunos De Grupos Musicais Juvenis Na Espanha”. 2023. Per Musi 24 (junho): 1-13. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.46041.

Artigos Semelhantes

1-10 de 273

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.