Percussão corporal no repertório de bandas

estudo de caso da obra La corrida de toros, de Mario Bürki

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.49030

Palavras-chave:

Percussão corporal, Repertório de banda, Mario Bürki, Método BAPNE, Pedagogía musical

Resumo

Ao analisar o repertório de música de banda, que inclui obras compostas para conjunto de sopros, bem como arranjos de composições orquestrais, observou-se um aumento na incorporação da percussão corporal como recurso composicional. Este artigo enfoca a obra La corrida de toros de Mario Bürki. O compositor suíço, em seu poema sinfônico descritivo, dedica-se a apresentar as diferentes partes de uma tourada espanhola, também chamadas de tercios, se nos atermos à terminologia das touradas. Começando com o paseillo que leva os toureiros à arena, até o tercio de muerte (terço da morte) na parte final. A composição inclui sons e ritmos combinados com a percussão de diferentes partes do corpo. Este texto apresenta uma análise musicológica completa que contempla parâmetros estruturais, organológicos, harmônicos e rítmicos. É dada atenção especial aos aspectos relacionados à função musical que a percussão corporal desempenha nesta composição.

Biografia do Autor

  • Salvatore Di Russo, Universidad de Alicante, Espanha

    Salvatore Di Russo é doutorando na Universidade de Valladolid e membro do grupo de pesquisa em Neuromotricidade e Alfabetização Motora (NEUROMOTRICIDADE) da Universidade de Alicante. Formou-se em clarinete no Conservatório Estadual de Música “Ottorino Respighi” de Latina e desde 2000 exerce a função de Membro Orquestral da Banda da Marinha Italiana. Desenvolve uma intensa atividade artística tanto como solista como como membro de diversos grupos musicais. Destacam-se suas apresentações no Clarinet Fest realizado em 2011 em Los Angeles e em julho de 2013 em Assis. Em 2010 colaborou com a orquestra de tango “Promart Orchestra”, produzindo o CD “Histoire Du Tango” com a cantora uruguaia Ana Karina Rossi. Em 2011, junto com o acordeonista Pietro Bentivenga, fundou o duo "Milongaires" com o objetivo de divulgar o "tango iídiche" atuando em festivais de tango, milongas e eventos culturais como a Casa della Memoria de Roma, a Galeria Nacional de Arte Moderna e o Memorial Shoah em Bolonha. Desenvolve uma intensa atividade de promoção da cultura com particular atenção à pedagogia musical. Obteve o Certificado de Qualificação Profissional de “Operador Lúdico-Musical” da Região do Lácio e da Província de Roma, o Mestrado de 1º nível em "Psicopedagogia e Ensino de Distúrbios Específicos de Aprendizagem" na Universidade "Niccolò Cusano" de Roma e no Mestre de Investigação em “Música Hispana” pela Universidade de Valladolid. Frequentou também o Curso de Especialização para Professores “Etnomusicología en las aulas” na UNED de Madrid e o “Máster Internacional en didáctica de la percusión corporal” com o Doutor Javier Naranjo Romero na Florida University of Valencia. Participou em diversas conferências incluindo ERPA CONGRESS 2021, IV e V edição do CIDICO, ICTM 2023 e publicou em revistas de elevado impacto académico como Retos. novas tendências em educação física, esporte e recreação. Exerceu atividades docentes no Conservatório de Música "F. Venezze" de Rovigo, na Universidade de Alicante e em programas ERASMUS incluindo o da Academia de Professores.

  • Vicenta Gisbert Caudeli, Universidade Autônoma de Madrid, Espanha

    Doutora em Ciências da Educação, Mestre em Neurociências para Professores, Mestre em Programa de Desenvolvimento Gerencial em Gestão Acadêmica de Programas Universitários. Formado em Oboé pelo Conservatório Real de Música de Madrid. Ha sido docente tanto en Conservatorios Profesionales y Superiores, Escuelas Municipales de Música como en Universidades, impartiendo materias en el Grado de Maestro en Educación Primaria (Universidad Isabel I de Burgos), Máster de Formación de Profesorado (Universidad Antonio de Nebrija y Universidad Alfonso X O sábio). Durante os anos acadêmicos 2020-2022, foi Diretora do Mestrado em Pedagogia Musical da Universidade Internacional de La Rioja. Atualmente é Professora Auxiliar Doutora na Faculdade de Formação e Formação de Professores da Universidade Autónoma de Madrid, no Departamento Interfacultativo de Música (secção de pedagogia). As suas áreas de investigação enquadram-se na Educação Musical, sua didática e pedagogia, bem como na Atenção à Diversidade e Inclusão na aula de Música.

  • Francisco Javier Romero-Naranjo, Universidade de Alicante,, Espanha

    Francisco Javier Romero-Naranjo é PhD pela Universidade Alexander von Humboldt de Berlim (Alemanha), mestre em Etnomusicologia (Maryland - EUA) e mestre em Neuropsicologia Clínica. Ele tem dois períodos de pesquisa de seis anos, supervisionou mais de 240 teses de mestrado, bem como várias teses de doutorado. Recebeu o Prêmio de Cultura da Cidade de Alicante (Espanha) e o prêmio nacional de Didática da Música (Prêmio Estival Cuenca) concedido pela Universidade de Castilla La Mancha. Ele tem mais de 200 artigos científicos, 20 livros e 3000 citações acadêmicas internacionais.  Na Web of Science, tem mais de 50 artigos de alto impacto como pesquisador em Neuromotricidade (Método BAPNE). Em 2022, recebeu o título de Doutor Honoris Causa no Brasil pela Universidade Hebraica e pela Ordem Internacional dos Capelães por suas contribuições em Neuromotricidade. Participou de mais de 10 projetos de pesquisa que geraram importantes publicações científicas de impacto. Sua pesquisa está vinculada a duas linhas de trabalho: (1) Neuromotricidade e funções executivas através do método BAPNE (2) Música e movimento em diferentes culturas através da percussão corporal. Sua pesquisa foi publicada no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Sociedad Española de Musicología (SEDEM), Elsevier, etc. Pesquisas na Web of Science, Scopus e outros mecanismos de busca de impacto mostram que ele é o autor mais prolífico em Neuromotor e percussão corporal em nível internacional. Ele foi convidado para dar palestras e cursos nos EUA, Japão, Venezuela, Itália, Paraguai, México, Costa Rica, República Dominicana, Noruega e Dinamarca. É consultor de vários países e ministérios, além de instrutor do Prêmio Príncipe de Astúrias para corais e orquestras e consultor acadêmico do Prêmio Príncipe de Astúrias para corais e orquestras.

  • Antonio Domenico Pelizza, Conservatório Estadual de Música "S. Cecilia" de Roma, Itália

    Antonio Domenico Pelizza nasceu em Alessandria em 1964. Clarinetista, compositor, diretor de bandas, professor e historiador musical, dedica-se à recuperação de obras esquecidas, mas de grande valor artístico, de compositores italianos, a fim de as colocar à disposição dos nossos conjuntos para a criação de um repertório de banda nacional. Tendo-se aproximado da música aos dez anos de idade na Banda do Collegio San Giorgio de Novi Ligure, estudou posteriormente clarinete e ensino musical no Conservatório "A.Vivaldi" de Alessandria. Aos anos de formação, durante os quais aperfeiçoou a sua prática instrumental com Roberto Catto, Paolo Budini, Giuseppe Garbarino, Nicola Conte e Franco Mezzena, seguiram-se os anos de procura de uma identidade artística, durante os quais explorou numerosas frentes do universo musical: ensino em escolas públicas, trabalho como instrumentista em conjuntos orquestrais e de câmara, direção de conjuntos de bandas (Banda Musicale di Sarissola (Ge), Corpo Musicale "R. Marenco di Novi Ligure" e Fanfarra "U.Ricagno" da Secção A.N.A. de Alessandria) e o encontro com o mundo do cinema graças à colaboração, como assistente musical, com realizadores como Ermanno Olmi, Roberta Torre, Marcello Siena e Maurizio Zaccaro. Em 2000, vencedor de um concurso na Banda Musicale della Marina Militare, mudou-se para Roma, onde o encontro com Nicola Hansalick Samale, Nicola Piovani e Raffaelo Tega o levou a um estudo aprofundado de direção, composição de música aplicada e instrumentação para banda no Conservatório "S.Cecilia", onde obteve diplomas académicos nestas disciplinas. Em 2015 activou, na "Cooperativa Sociale Gea Onlus" de Nepi (VT), um laboratório de criatividade musical destinado a desenvolver a sensibilidade artística e a comunicação através da linguagem musical das pessoas com deficiência.

Referências

Alonso-Marco, Maria, and Francisco Javier Romero-Naranjo. 2022. “Introducción al Análisis Cinemático de Los Movimientos Básicos de La Percusión Corporal Según El Método BAPNE.” Retos 46 (August): 950–971. doi:10.47197/retos.v46.94773.

Álvarez Caballero, Ángel. 1998. El baile flamenco. Madrid: Alianza Ed.

Andreu Cabrera, Eliseo, and Francisco Javier Romero-Naranjo. 2021. “Neuromotricidad, Psicomotricidad y Motricidad. Nuevas Aproximaciones Metodológicas (Neuromotricity, Psychomotricity and Motor Skills. New Methodological Approaches).” Retos 42 (September): 924–938. doi:10.47197/retos.v42i0.89992.

Anonymous. 1897. Oci Ciornia. Moscow: Jungerson. [Score].

Arnau-Mollá, Antonio Francisco, and Francisco Javier Romero-Naranjo. 2022a. “A Bibliometric Study on Body Percussion Based on High Impact Search Engines (Estudio Bibliométrico Sobre La Percusión Corporal Basado En Motores de Búsqueda de Alto Impacto).” Retos 45 (April): 679–692. doi:10.47197/retos.v45i0.92653.

Arnau-Mollá, Antonio Francisco, and Francisco Javier Romero-Naranjo. 2022b. “Ody Percussion as a Pedagogical Resource. Bibliometric Study on Body Percussion Based Exclusively on Secondary Search Engines.” Retos 46 (August): 809–825. doi:10.47197/retos.v46.95178.

Arnau-Mollá, Antonio Francisco, and Francisco Javier Romero-Naranjo. 2023. “Bibliometric Evolution of Body Percussion: Impact and Gender in Scientific-Academic Publications.” Retos 51 (November): 1025–1054. doi:10.47197/retos.v51.101450.

Ayala Herrera, Isabel María. 2020. “Nicolás Rincón Rodríguez y David Ferreiro Carballo (Eds.): Bandas de Música: Contextos Interpretativos y Repertorios, Granada, Libargo, 2019.” Cuadernos de Música Iberoamericana 33 (September): 365–375. doi:10.5209/cmib.71702.

Bahamón Paloma, Serrano and Leandro Edwin, Rey Velasco. 2014. “Bucaramanga, música y cultura urbana: Retos para el ejercicio profesional de música”. Artseduca 8: 158-177.

Banda de Música de Manacor. 2021. “La corrida de toros” [Video] Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=7IN0VJt4wog

Bueno, Irene Zorrilla. 2018. “El solo de viola en la obra Don Quixote op. 35 de Richard Strauss. AV Notas: Revista de Investigación Musical 4:52-74. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7609174

Bürki, Mario. 2016. La corrida de toros. Luterbach: Musikverlag Frank. [Score].

Carretero-Martínez, Andrea, Romero-Naranjo, Francisco Javier, Pons-Terres, Jessica María, Crespo-Colomino, Natalia. 2014. “Cognitive, visual- Spatial and psychomotor development in students of Primary Education through the body percussion - BAPNE method”. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 152 (Octuber 7, 2014), 1282-1287.

https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.09.363

Castelló Gómara, Rosa Elia. 2020. “Levante En La Obra Sinfónica Del Maestro Óscar Esplá.” Pangeas. Revista Interdisciplinar de Ecocrítica, no. 2 (December): 61–73. doi:10.14198/pangeas2020.2.05.

Di Russo, Salvatore, Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2021a. Body Percussion in Spanish Music: A Methodological Approximation [Article]. ERPA 2021 International Congresses on Education, Sakarya, Turkiye.

Di Russo, Salvatore, Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2021b. Body Percussion In The Work Of Composer Oscar Navarro. *The Case Of “Libertadores [Article]. ERPA 2021 International Congresses on Education, Sakarya, Turkiye.

Di Russo, Salvatore, Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2023. “Body percussion and traditional dances. The case of Ball dels Moretons in Mallorca”. Retos, 49, 442–458.

https://doi.org/10.47197/retos.v49.97609

Di Russo, Salvatore, Romero-Naranjo, Francisco Javier, Gisbert Caudeli, Vicenta, Cantarini, Gianluca. 2023. The repertoire for wind band and body percussion. A state of the question from the bapne method. Innovación docente e investigación en arte y humanidades: Nuevas tendencias para el cambio en la enseñanza superior, 171-184. Dykinson.

Fabra-Brell, Eugenio, Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2017. Social competence between equals through body percussion according to method BAPNE in secondary students. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 237, 829-836. doi: 10.1016/j.sbspro.2017.02.179

Ferran, F. 2012. Alba Ouverture. Madrid: Ibermusica. [Score].

Foschi, Rosa. 2019. Rosa Foschi: Polaroid ROSA & film FOSCHI. Edited by Ilaria Bernardi. Pistoia: Gli Ori.

Gisbert Caudeli, Vicenta. 2022. “Constructivismo y Conexionismo En Aprendizaje Musical: Primer Ciclo de Educación Infantil.” HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (Monográfico): 1–12. doi:10.37467/revhuman.v11.3865.

Granata, R. 2023. Festa. Memories of a majorcan travel. Roma: Clivis. [Score]

González, María Luisamercedes, Liendo Andreina, Asurmendi, Estibaliz and Romero, Francisco Javier. 2022. “Bruno Mars y la percusión corporal: estrategias creativas desde la neuromotricidad con el método BAPNE”. In Acercamiento multidisciplinar para la investigación e intervención en contextos educativos edited by A.Martos, A.B. Barragán, M.C. Pérez, M.M. Molero, M.M. Simón y M. Sisto, 449-462). Dykinson.

Holst, G. 1921. Suite in Eb for military band op. 28 n.1. London: Boosey & Co. LTD. [Score].

Holst G. 1922. Suite in F for military band op. 28 n. 2. London: Boosey & Co. LTD.

Khanjankhani Mehrizi, Elahe, Samadi, Hossein, Saeid, Ahar, Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2024. “The effect of BAPNE Body Percussion exercises on the balance and the executive functions of DCD children: A preliminary study.” Per Musi, 25: 1-19.

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.49095

La Motte, Diether de. 2020. Analisi musicale. Edited by Maurizio Giani. Roma: Astrolabio.

Marquina, P. (1932). Espana Cani. Leipzig: D. Rahter. [Score].

Martínez del Baño, Benito. 2018. “Cartagena y el pasodoble”. Revista de Investigación sobre Flamenco La madrugá 15: 117-141. https://revistas.um.es/flamenco/article/view/353901

Mas-Mas, Delfina, Antonio Francisco Arnau Mollá, and Francisco Javier Romero-Naranjo. 2023. “Dual-Task and Movement: A Bibliometric Study Based on High-Impact Search Engines.” Retos 50 (September): 995–1009. doi:10.47197/retos.v50.100176.

Montoya Rubio, Juan Carlos. 2018. “El Recorrido de Las Metodologías de Principios Del Siglo XX En La Enseñanza de La Música En España: Aproximación Bibliográfica e Interpretativa.” Anuario Musical, no. 72 (January): 219. doi:10.3989/anuariomusical.2017.72.10.

Navarro García, José Luis, and Eulalia Pablo Lozano. 2005. El Baile Flamenco: Una Aproximación Histórica. Colección de Flamenco. Serie Baile. Córdoba: Editorial Almuzara.

Navarro, O. 2010. Libertadores. Alicante: Oscar Navarro Music. [Score].

Navarro-Maciá, Victor, and Francisco Javier Romero-Naranjo. 2024a. “Jazz and Body Percussion. A Proposal of Creative Strategies with the BAPNE Method.” Retos 51 (October): 509–518. doi:10.47197/retos.v51.100544.

Navarro-Maciá, Victor, Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2024b. Percusión corporal y blues. Un acercamiento neuromotor a través del método BAPNE (Body percussion and blues. A neuromotor approach through BAPNE method). Retos, 51, 970–978.

https://doi.org/10.47197/retos.v51.101238

Pasolini, Pier Paolo. (1961). Accattone. Producer: Cino Del Duca. [Motion Picture].

Penalva Martínez, Roser, Antonio Francisco Arnau Mollá, and Francisco Javier Romero-Naranjo. 2023. “Traditional Dances in Spain. Bibliometric Study Based on High Impact Search Engines.” Retos 51 (September). doi:10.47197/retos.v51.100338.

Pérez Garrido, Javier. 2019. “‘Beso Mediterráneo’, Tangos Flamencos.” Revista de Investigación Sobre Flamenco “La Madrugá,” no. 16 (December): 137–176. doi:10.6018/flamenco.354511.

Ravel, M. 1929. Bolero. Paris : Durand et Cie. [Score].

Réti, Rudolph, and Rudolph Richard Reti. 1978. Tonality, Atonality, Pantonality: A Study of Some Trends in 20. Century Music. Repr. of the ed. publ. by Macmillan, New York. Westport, Conn: Greenwood Pr.

Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2020e. Percusión corporal y “Solfeo cognitivo”. Recursos pedagógicos según el método BAPNE [Body percussion and "Cognitive solfeggio". Pedagogical resources according to the BAPNE method]. Pensamiento Actual, 20(35), 105-121.

https://doi.org/10.15517/PA.V20I35.44398

Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2022a. BAPNE Fit: Neuromotricity and body percussion in physical activity and sport sciences. The Educational Review, USA, 6(2), 37-44.

http://doi.org/10.26855/er.2022.02.001

Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2022b. Visuomotor skills and neuromotricity in the BAPNE method. Real-Time signaling as a learning resource. In M. A. de la Ossa Martínez (ed.). La educación y formación musical en el siglo XXI. ¿Somos competentes para el enfoque competencial? (pp. 303-325). Silex Ediciones.

Romero-Naranjo, Francisco Javier, Andreu-Cabrera, Eliseo, Arnau-Mollá, Antonio Francisco. 2022. Neuromotricidad y esquema corporal. Bases para el uso de la percusión corporal en las ciencias de la educación física y el deporte [Neuromotricity and body schema. Bases for the use of body percussion in the sciences of physical education and sport]. Retos, 47, 615–627.

https://doi.org/10.47197/retos.v47.95922

Romero-Naranjo, Francisco Javier, González de Benatuil, Luisa Mercedes. 2022a. Body percussion and urban rhythms as an interdisciplinary resource. SHS Web of Conferences, 150, 1-7.

https://doi.org/10.1051/shsconf/202215001005

Romero-Naranjo, Francisco Javier, González de Benatuil, Luisa Mercedes. 2022b. Practice of BAPNE FIT to Improve Cardiorespiratory Fitness. SHS Web of Conferences, 150, 1-8.

https://doi.org/10.1051/shsconf/202215001006

Romero-Naranjo, Francisco Javier, Romero-Naranjo, Alejandro Antonio. 2022. Percusión corporal y salud. Una breve aproximación al estado de la cuestión [Body percussion and health. A brief approach to the state of the art]. Eufonía, 93, 16-23.

Romero-Naranjo, Francisco Javier, Sayago-Martínez, Roberto. 2021a. Music motor control and dual task. Handsball change as a musical-Motor paradigm [Written submission]. ERPA 2021 International Congresses on Education, Sakarya, Turkiye.

Romero-Naranjo, Francisco Javier, Sayago-Martínez, Roberto. 2021b. Rhythm, cognitive solfege and body percussion. Proposal for educational [Written submission]. ERPA 2021 International Congresses on Education, Sakarya, Turkiye.

Romero-Naranjo, Francisco Javier, Sayago-Martínez, Roberto, Jiménez-Molina, Jesús. Baldomero, Arnau-Mollá, Antonio Francisco. 2023. Estudio piloto de la evaluación de la ansiedad y la atención a través de la percusión corporal y neuromotricidad en alumnado de secundaria en las clases de Educación Física, Música y Artes plásticas [Pilot study of the assessment of anxiety and attention through body percussion and neuromotricity in secondary school students in Physical Education, Music and Visual Arts classes]. Retos, 47, 573–588.

https://doi.org/10.47197/retos.v47.95595

Romero-Naranjo, Francisco Javier, Arnau-Mollá, Antonio Francisco, González de Benatuil, Maria Luisa Mercedes, Liendo Cárdenas, Andreina, Di Russo, Salvatore, Salerno, Giulio, Asurmendi Telleria, Estibaliz, Sempere García, César. 2022. Neuromotricity and mathematics in children: Methodological approach based on rhythmic-Motor activities. In M. d. M. Molero Jurado, A. B. Barragán Martín, M. d. M. Simón Márquez, & Á. Martos Martínez (Comps.), Innovación Docente e Investigación en Educación: Experiencias de Cambio en la Metodología Docente (pp. 745-755). Dykinson, S.L.

Romero-Naranjo, Francisco Javier, Arnau-Mollá, Antonio Francisco, González de Benatuil, Maria Luisa Mercedes, Salerno, Giulio, Liendo Cárdenas, Andreina, Asurmendi Telleria, Estibaliz, Di Russo, Salvatore, 2022. Chocolate: Body percussion and creativity from the BAPNE method. In Á. Martos Martínez, A. B. Barragán Martín, M. d. C. Pérez Fuentes, M. d. M. Molero Jurado, M. d. M. Simón Márquez & M. Sisto (Comps.), Acercamiento Multidisciplinar Para la Investigación e Intervención en Contextos Educativos (pp. 475-483). Dykinson, S.L.

Romero-Naranjo, Francisco Javier, Arnau-Mollá, Antonio Francisco, Di Russo, Salvatore, Salerno, Giulio, Liendo Cárdenas, Andreina, Asurmendi Telleria, Estibaliz, González de Benatuil, Maria Luisa Mercedes. 2022. Bola cantabile: Creative strategies for the classroom from the BAPNE method. In Á. Martos Martínez, A. B. Barragán Martín, M. d. C. Pérez Fuentes, M. d. M. Molero Jurado, M. d. M. Simón Márquez & M. Sisto (Comps.), Acercamiento Multidisciplinar Para la Investigación e Intervención en Contextos Educativos (pp. 485-494). Dykinson, S.L.

Romero-Naranjo, Francisco Javier, Llorca-Garnero, Jeroni. 2023a. Ergoespirometría & body percussion. Estudio de caso basado en el método BAPNE FIT (Ergospirometry & body percussion. Case study based on BAPNE FIT method). Retos, 48, 674–683.

https://doi.org/10.47197/retos.v48.97928

Romero-Naranjo, Francisco Javier, Andreu Cabrera, Eliseo. 2023b. Neuromotricidad como recurso interdisciplinar. Justificación teórico-práctica a través del método BAPNE (Neuromotricity as an interdisciplinary resource. Theoretical-practical justification through the BAPNE method). Retos, 49, 350–364. https://doi.org/10.47197/retos.v49.98903

Romero-Naranjo, Francisco Javier, Andreu Cabrera, Eliseo. 2023c. Condición física y Neuromotricidad. Justificación teórico-práctica según el método BAPNE (Physical condition and neuromotricity. Theoretical-practical justification according to the BAPNE method). Retos, 50, 215–227.

https://doi.org/10.47197/retos.v50.98712

Romero-Naranjo, Francisco Javier, Andreu Cabrera, Eliseo. 2023d. Los Diez Pilares de la Neuromotricidad. Justificación teórico-práctica según el método BAPNE (The Ten Pillars of Neuromotricity. Theoretical-practical justification according to the BAPNE method). Retos, 50, 357–370.

https://doi.org/10.47197/retos.v50.98333

Romero-Naranjo, Francisco Javier, Andreu Cabrera, Eliseo, Arnau-Mollá, Antonio Francisco. 2024. Neuromotricidad en educación infantil. Tablas de desarrollo como propuesta interdisciplinar según el método BAPNE (Neuromotricity in early childhood education. Development tables as an interdisciplinary proposal according to the BAPNE method). Retos, 53, 162–177.

https://doi.org/10.47197/retos.v53.101080

Serravezza, Antonio. 1989. “Helmholtz, Stumpf, Riemann. Un Itinerario.” Rivista Italiana Di Musicologia 24 (2): 347–422. https://www.jstor.org/stable/24320040.

Sayago-Martínez, Roberto, Salerno, Giulio, Di Russo, Salvatore, Arnau-Mollá, Antonio and Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2021. “Socioemotional aspects of music-Motor activitiees activities according to the BAPNE method”. ERPA Congresos Internacionales de Educación: 484-489.

Šklovskij, Viktor Borisovič., Cesare G. De_Michelis, Jan Mukařovský, and Renzo Oliva. 1991. Teoria della prosa. Torino: Einaudi.

Tenzer, Michael, ed. 2006. Analytical Studies in World Music. Oxford; New York: Oxford University Press.

Trives Martínez, Emiliano, Romero Naranjo, Francisco Javier, Serna Domínguez, Miguel, Sánchez González, Elena, Piqueres de Juan, Inmaculada and García Sala, Miguel. 2019. “Aproximación al estudio de los precursores del movimiento y la percusión corporal en educación”. In Innóvacion y modelos de enseñanza-aprendizaje en la Educación Superior 1: 355-367. Universidad de Murcia.

Trives-Martínez, Emiliano and Vicente-Nicolás, G. 2013. “Percusión corporal y los métodos didácticos musicales [Body percussion and music didactic methods]. In XI Jornadas de Redes de Investigación en Docencia Universitaria. Retos de futuro en la enseñanza superior: Docencia e investigación para alcanzar la excelencia académica by M. T., Tortosa Ybáñez, J. D. Álvarez Teruel & N. Pellín Buades (coords.): 1748-1758.

Publicado

2024-04-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Percussão Corporal No repertório De Bandas: Estudo De Caso Da Obra La Corrida De Toros, De Mario Bürki”. 2024. Per Musi 25 (abril): 1-41. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.49030.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)