Percussão corporal no repertório de banda

o estudo de caso da obra Palindromia Flamenca, de Antonio Ruda Peco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.52694

Palavras-chave:

Percussão Corporal, Repertório de banda, Método BAPNE, Antonio Ruda Peco, Pedagogia musica

Resumo

A percussão corporal constitui um elemento expressivo-musical decisivo em muitas obras do repertório de banda. As possibilidades composicionais que ela oferece do ponto de vista rítmico, tímbrico e coreográfico estão muitas vezes ligadas a elementos musicais tradicionais, como é o caso de Palindromia Flamenca de Antonio Ruda Peco. Nesta obra para saxofone soprano solo e banda, o músico espanhol, através da presença quase constante de palmas, cria um clímax musical muito próximo do flamenco, pois a performance, confiada a um grupo específico de músicos, traz à mente o papel de los palmeros. Neste capítulo, através de uma investigação musicológica pretendemos dar especial atenção às características e funções musicais que a percussão corporal desempenha na composição. Isto representará a base para o desenvolvimento de uma proposta de ensino baseada no Método BAPNE para o desenvolvimento de funções executivas.

Biografia do Autor

  • Salvatore di Russo, Universidade de Alicante, Espanha

    Salvatore Di Russo é estudante de doutorado na Universidade de Valladolid e membro do grupo de pesquisa em Neuromotricidad y Alfabetización Motora (NEUROMOTRICITY) da Universidade de Alicante. Formou-se em clarinete no Conservatório Estadual de Música "Ottorino Respighi" de Latina e, desde 2000, é membro da orquestra da Banda da Marinha Italiana. Desenvolve uma intensa atividade artística, tanto como solista quanto como membro de vários grupos musicais. Destacam-se suas apresentações no Clarinet Fest realizado em 2011 em Los Angeles e em julho de 2013 em Assis. Em 2010, colaborou com a orquestra de tango "Promart Orchestra", produzindo o CD "Histoire Du Tango" com a cantora uruguaia Ana Karina Rossi. Em 2011, junto com o acordeonista Pietro Bentivenga, fundou o duo "Milongaires" com o objetivo de divulgar o "tango iídiche", apresentando-se em festivais de tango, milongas e eventos culturais como a Casa della Memoria em Roma, a Galeria Nacional de Arte Moderna e o Memorial Shoah em Bolonha. Ele desenvolve uma intensa atividade de promoção da cultura com atenção especial à pedagogia musical. Obteve o Certificado de Qualificação Profissional de "Operador Lúdico-Musical" da Região do Lácio e da Província de Roma, o Mestrado de 1º nível em "Psicopedagogia e Ensino de Distúrbios Específicos de Aprendizagem" na Universidade "Niccolò Cusano" de Roma e o Mestrado de Investigação em "Música Hispana" na Universidade de Valladolid. Ele também participou do Curso de Especialização para Professores "Etnomusicologia nas aulas" na UNED em Madri e do "Mestrado Internacional em Didática da Percussão Corporal" com o PhD Francisco Javier Naranjo Romero na Universidade da Flórida em Valência. Participou de várias conferências, incluindo ERPA CONGRESS 2021, IV e V edição do CIDICO, ICTM 2023 e publicou em revistas de alto impacto acadêmico, como Retos. nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación. Exerceu atividades de ensino no Conservatório de Música "F. Venezze" em Rovigo, na Universidade de Alicante e em programas ERASMUS, incluindo o da Academia de Professores.

  • Vicenta Gisbert Caudeli, Universidade Autônoma de Madrid, Espanha

    Vicenta Gisbert Caudeli é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de La Laguna, onde se formou Cum Laude, mestre em Neurociência para professores pela Universidade CEU Cardenal Herrera e estudos avançados de oboé no Conservatório Real de Música de Madri. De 2020 a 2022, foi Diretora Acadêmica do Mestrado em Pedagogia Musical da Universidade Internacional de La Rioja (UNIR). Atualmente, é professora assistente no Departamento Interfaculdades de Música da Faculdade de Formação e Educação de Professores da Universidade Autônoma de Madri. Foi credenciada como Doutora Contratada pela Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación (ANECA) e pela Agencia Canaria de Evaluación Educativa (ACCUEE). Secretário do Centro de Estudos Universitários para a Educação na Diversidade (ULL). Coordenador acadêmico do Mestrado em Educação na Diversidade (ULL). Membro do IMETIC (Grupo de Inovação Educacional, Universidade de La Coruña), INCISO (Didática do CCSS e Inovação Pedagógica na sociedade digital, UNIR), GIED (Grupo de Pesquisa em Educação na Diversidade, ULL) e GIMB (Grupo de Pesquisa em Música de Banda, ULL). É membro do Comitê Científico da Revista Iberoamericana de Educación (ISSN 1022-6508) e do comitê editorial da equipe editorial da revista Estudios Bandísticos (ISSN 2530-8042). Revisor da Review of European Studies (Canadá), Pulso (revista de educação) e DIGILEC (Revista Internacional de Línguas e Culturas). Membro da Comissão de Trabalho de Bandas de Música da SEdeM (Sociedade Espanhola de Musicologia), membro da SEM-EE (Sociedade Espanhola de Educação Musical), da ISME (Sociedade Internacional de Educação Musical) e da Sociedade Internacional de Pesquisa e Promoção da Música de Sopro (IGEB). Diretora, coordenadora e professora do Projeto de Educação Musical MUSINNOVA, pioneiro em estimulação musical precoce e metodologias experimentais em Tenerife desde sua criação em 2014 até 2021. Atualmente, é professora do Bacharelado em Música, do Bacharelado em Educação Infantil, do Mestrado em Educação Primária, do Mestrado em Pesquisa Musical e do Mestrado em Musicoterapia na Universidade Internacional de La Rioja (UNIR), onde também é diretora de Projetos de Conclusão de Curso e Mestrado no campo da música e da educação.

  • Francisco Javier Romero Naranjo, Universidade de Alicante, Espanha

    Francisco Javier Romero Naranjo é professor titular da Universidade de Alicante, tem doutorado pela Universidade Alexander von Humboldt de Berlim (Alemanha) e mestrado em neuropsicologia clínica pela Universidade Europeia Miguel de Cervantes. Diretor do grupo de pesquisa da Universidade de Alicante intitulado "Neuromotricidade e Alfabetização Motora (NEUROMOTRICIDADE)". Supervisionou mais de 250 projetos finais de mestrado e várias teses de doutorado. Ministrou mais de 70 palestras plenárias em 15 países e 800 cursos de treinamento em cerca de 20 países. É Doutor Honoris Causa no Brasil - São Paulo, Prêmio Cultura da cidade de Alicante em 2022, e Prêmio Nacional de Didática da Música - Prêmio Estival Cuenca na Faculdade de Educação da Universidade de Castilla - La Mancha. Atualmente é diretor da área de didática da expressão musical da Universidade de Alicante, Espanha. Sua pesquisa está ligada a 2 linhas de trabalho: (1) Neuromotricidade e funções executivas através do método BAPNE (2) música e movimento em diferentes culturas através da percussão corporal. Ela tem mais de 60 publicações na Web of Science / SCOPUS e sua pesquisa foi publicada no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) e na Sociedad Española de Musicología (SEDEM). Seus artigos no Web of Science e no Scopus, entre outros, lhe renderam mais de 3100 citações acadêmicas. Ele foi convidado para dar palestras e cursos nos Estados Unidos, Japão, Itália, Alemanha, Paraguai, México, Costa Rica, Noruega, Dinamarca e Venezuela (El Sistema de coros y orquestas, Prêmio Príncipe de Astúrias).

  • Antonio Domenico Pelizza, Conservatorio de Música Statale “S. Cecilia”, Itália

    Clarinetista, compositor, diretor de bandas, professor e historiador da música, dedica sua atenção à recuperação de obras esquecidas, mas de alto valor artístico, de compositores italianos, a fim de disponibilizá-las aos nossos conjuntos para a criação de um repertório de banda nacional. Tendo se aproximado da música aos dez anos de idade na Banda del Collegio San Giorgio de Novi Ligure, estudou posteriormente clarinete e ensino de música no Conservatório "A.Vivaldi" de Alessandria. Os anos de formação, durante os quais aperfeiçoou sua prática instrumental com Roberto Catto, Paolo Budini, Giuseppe Garbarino, Nicola Conte e Franco Mezzena, foram seguidos pelos anos de busca de uma identidade artística, durante os quais explorou várias frentes do universo musical: lecionando em escolas públicas, trabalhando como instrumentista em conjuntos orquestrais e de câmara, dirigindo conjuntos de bandas (Banda Musicale di Sarissola (Ge), Corpo Musicale "R. Marenco di Novi Ligure" e Fanfarra "U.Ricagno" da Seção A.N.A. de Alessandria) e o encontro com o mundo do cinema graças à colaboração, como assistente musical, com diretores como Ermanno Olmi, Roberta Torre, Marcello Siena e Maurizio Zaccaro. Em 2000, vencedor de um concurso na Banda Musicale della Marina Militare, mudou-se para Roma, onde o encontro com Nicola Hansalick Samale, Nicola Piovani e Raffaelo Tega o levou a um estudo aprofundado de regência, composição de música aplicada e instrumentação para banda no Conservatório "S.Cecilia", onde obteve diplomas acadêmicos nessas disciplinas. Em 2015, ele ativou, na Cooperativa Social Gea Onlus, em Nepi (VT), um laboratório de criatividade musical com o objetivo de desenvolver a sensibilidade artística e a comunicação por meio da linguagem musical de pessoas com deficiências.

Referências

Andreu-Cabrera, Eliseo, and Francisco Javier Romero-Naranjo. 2021. “Neuromotricidad, Psicomotricidad y Motricidad. Nuevas Aproximaciones Metodológicas (Neuromotricity, Psychomotricity and Motor Skills. New Methodological Approaches).” Retos 42 (September): 924–938. http//doi/10.47197/retos.v42i0.89992. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.49095

Andreu-Cabrera, Eliseo, Francisco Javier Romero Naranjo, and Alejandro Lorenzo Lledó. 2024. “Motor Skills and Neuromotricity. Theoretical-Practical Justification through the BAPNE Method.” Retos 52 (January): 338–342. https://doi.org/10.47197/retos.v52.101707

Arnau-Mollá, Antonio Francisco, and Francisco Javier Romero-Naranjo. 2022a. “A Bibliometric Study on Body Percussion Based on High Impact Search Engines (Estudio Bibliométrico Sobre La Percusión Corporal Basado En Motores de Búsqueda de Alto Impacto).” Retos 45 (April): 679–692. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92653Arnau-Mollá, Antonio Francisco, and Francisco Javier Romero-Naranjo. 2022b. “Body Percussion as a Pedagogical Resource. Bibliometric Study on Body Percussion Based Exclusively on Secondary Search :Engines.” Retos 46 (August): 809–825. https://doi.org/10.47197/retos.v46.95178

Arnau-Mollá, Antonio Francisco, and Romero-Naranjo, Francisco Javier Romero-Naranjo. 2024. “Comparing the impact of neuromotricity BAPNE method and traditional methodology on selective attention and concentration among future teachers: A gender-based comparative study”. Journal of Physical Education and Sport, 24: 1212-1229. https://doi.org/10.7752/jpes.2024.05140

Berlanga-Fernández, Miguel Ángel. 2012. “La universalización del flamenco: de música mediterránea a música trasnacional”. Cuadernos de Etnomusicología, 2: 80-100.

Bernabé Villodre, María Del Mar, María Ángeles Bermell Corral, and Vicente Alonso Brull. 2015. “La Optimización de La Atención a Través de La Música Cinematográfica: Prácticas En Educación Secundaria Obligatoria.” Educatio Siglo XXI 33 (2): 261. https://doi.org/10.6018/j/233241

Buratti, Marco. 2011. Da e poi Martina lavava l’anitra miope a E poi Martina affoga la goffa anitra miope. 222 palindromi classici e circolari.liberilibri. Macerata: Liberlibri.

Chavarría-Ortíz, Carlos, Jesús Heredia-Carroza, Beatriz Montero-Lobato, and Luis Palma. 2024. “La Implantación Del Flamenco En El Currículo Educativo Andaluz: Entre La Tradición y La Innovación Tecnológica.” Campus Virtuales 13 (1): 93. https://doi.org/10.54988/cv.2024.1.1336

Chrissochoidis, I. 2011. “An Emblem of Modern Music: Temporal Symmetry in the Prologue of L’Orfeo (1607).” Early Music 39(4): 519–530. https://doi.org/10.1093/em/car082

Dagdug, Leonardo, Jose Alvarez-Ramirez, Carlos Lopez, Rodolfo Moreno, and Enrique Hernandez-Lemus. 2007. “Correlations in a Mozart’s Music Score (K-73x) with Palindromic and Upside-down Structure.” Physica A: Statistical Mechanics and Its Applications 383(2): 570–584. https://doi.org/10.1016/j.physsa.2007.04.056

De La Motte, Diether and Loris Azzaroni. 1988. Manuale di armonia. 1a ed. Contrappunti 23. Scandicci, Firenze: La Nuova Italia.

De Las Heras-Fernández, Rosa, Víctor Padilla Martín-Caro, María Espada, and Zulema De La Cruz. 2022. “Rhythmic Precision in Zapateado Flamenco: The Influence of Teaching Methods.” Journal of Dance Education, September: 1–8. https://doi.org/101080/15290824.2022.2098301

De la Torre-Jiménez, Sandra. 2019. “El baile flamenco: in instrumento en lo spies. Principios musicales de la percusión surgida de la danza” Doctoral dissertation, Madrid: Univeridad Complutense. Docta Complutense.

De Rosa. 2023. “Morfologia del ‘Trauerfall’ nel ‘Wozzeck’ di Berg e Büchner.” Archivi delle Emozioni 3(1): 29. https://doi.org/10.53235/2036-5624/55

Di Russo, Salvatore, Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2021a. Body percussion in Spanish music: a methodological approximation [Article]. ERPA 2021 International Congresses on Education, Sakarya, Turkiye.

Di Russo, Salvatore, Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2021b. Body percussion in the work of composer Oscar Navarro. *The case of “Libertadores” [Article]. ERPA 2021 International Congresses on Education, Sakarya, Turkiye.

Di Russo, Salvatore, and Francisco Javier Romero-Naranjo. 2023. “Body Percussion and Traditional Dances. The Case of Ball Dels Moretons in Mallorca.” Retos 49 (June): 442–458. https://doi.org/10.47197/retos.v49.97609

Di Russo, Salvatore, Romero-Naranjo, Francisco Javier, Gisbert Caudeli, Vicenta, Cantarini, Gianluca. 2023. “The repertoire for wind band and body percussion. A state of the question from the bapne method”. In Innovación docente e investigación en arte y humanidades: Nuevas tendencias para el cambio en la enseñanza superior, edited by María del Mar Simón Márquez, José Jesús Gázquez Linares, África Martos Martínez, Silvia Fernández Gea, Pablo Molina Moreno, 171-184. Madrid: Dykinson.

Di Russo, Salvatore, Gisbert-Caudeli, Vicenta., Romero-Naranjo, Francisco Javier, Pelizza, Antonio Domenico 2024. “Body percussion in the band repertoire: case study of the work La corrida de toros, by Mario Bürki”. Per Musi, 25: 1–41. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.49030

Dirkx, Amber Judith. 2021. “La Identidad Flamenca.” ReiDoCrea: Revista Electrónica de Investigación Docencia Creativa, June. https://doi.org/10.30827/Digibug.69137

E. T. 1921. “The Sub-Conscious Cliché”. Poetry, 18(3):153–156.

Eunha, Kim. 2022. “Palindromo e quadrato magico in musica”. [音.樂.學], 30(1): 107-124.

Fabbi, Roberto. 1989. Olivier Messiaen e lo “Charme des impossibilités”: “La fauvette des jardins”. Rivista Italiana Di Musicologia, 24(1): 153–184.

García Canclini, Néstor. 2000. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalbo [u.a.].

Garcìa-Peinazo, Diego. 2023. “Towards a critical approach to flamenco hybridity in post-Franco Spain: rock music, nation, and heritage in Andalusia”. In Music and the Making of Portugal and Spain. Nationalism and Identity Politics in the Iberian Peninsula edited by Matthew achin-Autenrieth, Salwa El-Shawan Castelo-Branco, Samuel Llano, 155-171. Illinois: University of Illinois Press.

González-Sanchis, José Louis. 2018. Princesas desconocidas. València: Ediciones F-S-M-C-V.

Goodwin, Donald F. 2016. “Symphony for wind orchestra by s Alarcon: background, analysis, and conductor’s guide” Doctoral dissertation, Lexington: University of Kentuchy.

Harbaugh. Justin. 2019. “A performance guide for Oscar Navarro's Concerto No. 2 for clarinet and orchestra, or wind band: Use of flamenco structure in a classical form” Doctoral dissertation, Lawrence: University of Kansas. DSpace.

Iglesias, Iván 2005. “La hibridacion musical en Espana como proyección de identidad nacional orientada al mercado: el jazz-flamenco”. Revista de Musicología 28 (1): 826-838.

Isola, Stefano. 2016. Su alcuni rapporti tra matematica e scale musicali. Matematica, Cultura e Società- Rivista dell’Unione matematica Italiana 1 (1): 31-50.

Iturralde, Pedro. 1967a. ¡Jazz Flamenco! [Cd]. Madrid: Hispavox.

Iturralde, Pedro. 1967b. ¡Jazz Flamenco! 2 [Cd]. Madrid: Hispavox.

Iyescas, Kenneth Javier. 2017. “Duende: Four Preludes for symphonic wind ensemble by Luis Serranno Alarcon: conductor’s guide, Spanish historical backgraound and influence” Doctoral dissertation, Lexington: University of Kentuchy.

Iverson, Jennifer. 2014. “LIGETI’S DODECAPHONIC REQUIEM.” Tempo 68(270): 31–47. https://doi.org/10.1017/S0040298214000345

Khanjankhani, Elahe, Samadi, Hossein, Ahar, Saeid, Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2024b. “The effect of BAPNE Body Percussion exercises on the balance and the executive functions of DCD children: a preliminary study”. Per Musi, 25: 1-19. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.49095

Laghetto. 2005. “Pocapocalisse”. Laghetto band camp. https://laghetto.bandcamp.com/albm/il-coraggio-di-non-suonare-discografia-199-2007-2011

Lechermeier, Philippe, Rebecca Dautremer, and P. Rozarena. 2013. Princesas olvidadas o desconocidas--. 7a ed. Madrid: Edelvives.

Mailman, Joshua Banks 2015. “Schoenberg’s Chordal Experimentalism Revealed through Representational Hierarchy Association (RHA), Contour Motives, and Binary State Switching”. Music Theory Spectrum, 37(2): 224–252.

Mansilla, Fiorella. 2020. “L’aspetto visivo nella dimensione letteraria di un’opera musicale audiotattile: il caso del progetto Tower di Marc Ducret”. RJMA – Rivista di studi sul Jazz e sulle Musiche Audiotattili, 2: 1-30.

Padial Ruz, Rosario, Delia Ibáñez-Granados, Marina Fernández Hervás, and José Luis Ubago-Jiménez. 2018. “Proyecto de Baile Flamenco: Desarrollo Motriz y Emocional En Educación Infantil (Flamenco Dance Project: Motor and Emotional Development in Early Childhood Education).” Retos, no. 35 (October): 396–401. https://doi:10.47197/retos.v0i35.63292

Penalva Martínez, Roser, Antonio Francisco Arnau Mollá, and Francisco Javier Romero Naranjo. 2023. “Traditional Dances in Spain. Bibliometric Study Based on High Impact Search Engines.” Retos 51 (September). https://doi:10.47197/retos.v51.100338

Perales Molada, Rosa María and Moreno Fuentes, Elena. 2017. “Education and heritage: the role of flamenco in primary education laws in Spain”. In. 8674–8680. Barcelona, Spain. http://doi.org/10.21125./edulearn.2017.0625

Romero-Naranjo, Francisco Javier. 2013. Science & art of body percussion: a review. Journal of Human Sport and Exercise, 8(2), 442–457.

Romero-Naranjo, Francisco Javier, and Eliseo Andreu-Cabrera. 2023a. “Condición Física y Neuromotricidad. Justificación Teórico-Práctica Según El Método BAPNE (Physical Condition and Neuromotricity. Theoretical-Practical Justification According to the BAPNE Method).” Retos 50 (August): 215–227. https://doi.org/10.47197/retos.v50.98172

Romero-Naranjo, Francisco Javier, and Eliseo Andreu-Cabrera. 2023b. “Los Diez Pilares de La Neuromotricidad. Justificación Teórico-Práctica Según El Método BAPNE (The Ten Pillars of Neuromotricity. Theoretical-Practical Justification According to the BAPNE Method).” Retos 50 (August): 357–370. https://doi.org/10.46197/retos.v50.98333

Romero Naranjo, Francisco Javier, Eliseo Andreu-Cabrera, and Antonio Francisco Arnau-Mollá. 2024. “Neuromotricity in Early Childhood Education. Development Tables as an Interdisciplinary Proposal According to the BAPNE Method.” Retos 53 (January): 162–177. https://doi.org//10.47197/retos.v53.101080

Rosa Guillamón, Andrés, Pedro José Carrillo López, and Eliseo García Cantó. 2021. “Capacidad Aeróbica y Coordinación Motriz En Escolares de Primaria.” Revista Educación, March. https://doi.org/10.15517/revedu.v45i1.41509

Ruda Peco, Antonio. 2006. Palindromia Flamenca. Valencia: Editorial Piles.

Sawhney, Nitin. 1999. Beyond Skin [Cd]. Outcaste.

Simbolon, Muhammad Eka Mardyansyah. 2024. “The Retos Journal Is in the Second Quartile of Scopus: A Bibliometric Analysis from 2016 to 2023.” Retos 56 (April): 427–432. https://doi.org/10.47197/retos.v56.104120

Sormani, Angelo. 2004. Sator. Torino: Scomegna edizioni musicali.

Steingress, Gerhard. 2022. Songs of the Minotaur: hybridity and popular music in the era of globalization: a comparative analysis of rebetika, tango, rai, flamenco, sardana, and English urban folk. Münster: LIT Verlag Münster.

Thompson, Barbara. 1985. “Flamenco: A Tradition in Evolution”. The World of Music, 27 (3): 67-80.

Trucco, Daniele. n.d. Sator. Padova: Armelin Musica.

Venturini, Piero, and Pier Alberto Porceddu Cilione. 2023. Funzione e Forma: Le Funzioni Formali Nella Musica Strumentale Di Anton Webern. Tetragramma. Profili Sonori, n. 2. Milano: Mimesis.

Webern, Anton, and Willi Reich. 1975. The Path To The New Music. 1st Pub 1963.

Winrow Hart, Marion. La nación flamenca: the influence of flamenco on spanish nationalism. Doctoral dissertation, California: University of California.

Publicado

2024-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Percussão Corporal No repertório De Banda: O Estudo De Caso Da Obra Palindromia Flamenca, De Antonio Ruda Peco”. 2024. Per Musi 25 (julho): 1-23. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.52694.

Artigos Semelhantes

1-10 de 290

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)