Considerações históricas, estruturais e características sobre o instrumento Sixxen, de Iannis Xenakis

Autores/as

  • Ronan Gil de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Brasil http://orcid.org/0000-0001-7492-3818
  • Fernando Martins de Castro Chaib Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Fabio Fonseca de Oliveira Universidade Federal de Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5164

Palabras clave:

Sixxen, Pléïades de Iannis Xenakis, desenvolvimento de instrumentos musicais, organologia de metalofones

Resumen

A busca dos compositores por novas possibilidades sonoras e materiais específicos impulsionou a pesquisa e o desenvolvimento de novos instrumentos de percussão. Delineamos e discutimos definições, aspectos históricos e características estruturais de construção do instrumento denominado Sixxen. Concebido por Iannis Xenakis, este instrumento vem ampliando consideravelmente seu repertório através da produção de compositores como Phillipe Manoury, Michelle Agnes, dentre outros. Relativamente aos aspectos históricos apresentamos pontos que caracterizaram o primeiro modelo desenvolvido juntamente entre Xenakis e o Les Percussions de Strasbourg. Expomos uma revisão dos tipos de Sixxen construídos por diversos grupos de distintos países, além de quatro empresas que já desenvolveram modelos para comercialização. Trazemos assim uma extensa documentação sobre a criação de um importante instrumento do séc. XX.

Biografía del autor/a

  • Ronan Gil de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Brasil

    Ronan Gil (www.ronangil.com) - Mestre em Composition et Interprétation Musicale pela Université de Strasbourg (França). Possui Especialização em teclados de percussão pelo Conservatoire de Strasbourg (onde foi professor), estudando com Emmanuel Sejourné. É Bacharel em Percussão pela UNESP, recebendo o Prêmio de Excelência em Pesquisa.  Trabalhou com Tom Mays, Antoine Spindler, Yves Kayser e Philippe Aubry. Fundou e integrou grupos como: Babel Trio, DUALpha, Ensemble Vertebrae, Accroche Note, Texture Ensemble da Milano. Realiza estreias absolutas e primeiras audições nos continentes americano e europeu. Sua discografia inclui gravações com variadas formações. É professor de percussão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), membro do Impact(o) e líder do Núcleo de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão (NΞP³).

  • Fernando Martins de Castro Chaib, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

    Fernando Chaib (www.fernandochaib.com) - Doutor e Mestre em Música pela Universidade de Aveiro (Portugal) nas classes de Miquel Bernat e Evgueni Zouldilkine. É Bacharel em Percussão pela UNESP. Possui prêmios como solista e camerísta no Brasil, Portugal e Itália.  Sua discografia inclui mais de dez CDs com diversas formações nos mais variados estilos. Atua nos continentes americano, europeu e asiático realizando estreias e primeiras audições. Fundou os grupos Simantra Grupo de Percussão e Grupo Durum Percussão Brasil. É professor convidado em festivais de música nos continentes americano e europeu. Atualmente é professor de percussão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro do Programa de Pós Graduação em Música da UFMG, do grupo Impact(o) e pesquisador do Núcleo de Excelência em Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão (NΞP³).

  • Fabio Fonseca de Oliveira, Universidade Federal de Goiás, Brasil

    Fabio Oliveira- Doutor pela Universidade da Califórnia (San Diego/EUA) sob orientação de Steven Schick, é Bacharel em Percussão pela UNESP e Mestre pela Universidade de Massachusetts (Amherst, EUA). Como solista e camerísta vem se apresentando nas Américas, Europa e Ásia. Colaborou/trabalhou com Steve Reich, Philippe Manoury, Helmut Lachenmann, David Lang, Roger Reynolds, Chaya Chernowin e Flo Menezes; gravou pelos selos Tzadik, Mode Records e New World Records, com destaque para o grupo redfishbluefish. Atua como professor em alguns dos principais festivais de música do Brasil. É professor de percussão da Universidade Federal de Goiás (UFG), membro do Programa de Pós Graduação em Música da UFG, membro do grupo Impact(o) e pesquisador do Núcleo de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão (NΞP³).

Publicado

2018-05-11

Número

Sección

Artículos en Portugués/Español

Cómo citar

“Considerações históricas, Estruturais E características Sobre O Instrumento Sixxen, De Iannis Xenakis”. 2018. Per Musi, no. 37 (May). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5164.