Clube da Esquina

mineiridade, romantismo e resistência cultural nos anos 1960

Autores

  • Sheyla Castro Diniz Universidade Estadual de Campinas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5165

Palavras-chave:

Clube da Esquina, mineiridade e música, romantismo, resistência cultural, ditadura militar no Brasil

Resumo

Este artigo discute como parte da produção musical do Clube da Esquina incorporou e redefiniu o imaginário mítico da mineiridade. Esta noção traduz uma perspectiva romântica, sendo também expressão de resistência cultural ao modus operandi coercitivo e repressor que se impunha, no Brasil, no contexto de ditadura militar. As análises se concentram, especialmente, em canções dos anos 1960, fase de constituição do grupo.

Biografia do Autor

  • Sheyla Castro Diniz, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

    São Paulo

    Sheyla Castro Diniz: Doutora em Sociologia pela Unicamp (2017). Mestre em Sociologia pela Unicamp (2012). Graduada em Música (2009) e Ciências Sociais (2007) pela Universidade Federal de Uberlândia.

     

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Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Clube Da Esquina: Mineiridade, Romantismo E Resistência Cultural Nos Anos 1960”. 2018. Per Musi, nº 37 (abril). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5165.

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