Práticas e estratégias dos/das vachayi va timbira em Maputo (Moçambique) para a manutenção e reinvenção de suas artes musicais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48112

Palavras-chave:

Vachayi va timbira, Mbira, Práticas musicais e reinvenção, Maputo, Moçambique

Resumo

Esta pesquisa reflete sobre as práticas e estratégias aplicadas pelos vachayi va timbira em Maputo, Moçambique, para a reinvenção e manutenção das suas artes musicais. A investigação é alicerçada no Campo Empírico Gestual, Oral e Prático em diálogo com a Musicologia Africana e Etnomusicologia com destaque para Emily Akuno, Kwabena Nketia, Luka Mukhavele, Madimabe Mapaya e Meki Nzewi. A etnografia enquanto base da pesquisa foi materializada pela observação, entrevista, registro fotográfico e pesquisa bibliográfica. Através dessa epistemologia e metodologia se destacam como práticas e estratégias: 1) Reaproveitamento de materiais descartados para instrumentos musicais; 2) Troca de saberes de forma prática e aberta; 3) Treinamento autodidático por meio de experimentos de erros e acertos; 4) Aprendizagem através de observação, audição e repetição; 5) Exploração de artes musicais do sudeste da África; 6) Introdução de instrumentos musicais em diversos espaços; 7) Valorização do trabalho manual; 8) Desenvolvimento de atividades multidisciplinares.

Referências

Akuno, Emily Achieng. 2019. Music Education in Africa. Londres e Nova York: Routledge.

Amisse, Estevão Carlos dos Santos. 05 set 2019. Entrevista concedida a Micas Orlando Silambo. Maputo (Moçambique). Gravação em Celular.

Araújo, Samuel. 2006. “Conflict and Violence as Theoretical Tools in Present-Day Ethnomusicology: Notes on a Dialogic Ethnography of Sound Practices in Rio de Janeiro”. Ethnomusicology 50 (2): 287-313.

Berliner, Paul. 1978. The soul of Mbira: music and traditions of the Shona people of Zimbabwe. Berkeley: University of California Press.

Blacking, John. 1961. “Patterns of Nsenga Kalimba Music”. African Music Society Journal, 2 (4): 26–43.

Cumbane, Delta Acácio. 08 dez 2021. Entrevista concedida a Micas Orlando Silambo. Maputo (Moçambique). Gravação em Celular e Câmera Zoom Q4.

Dias, Margot. 1986. Instrumentos musicais de Moçambique. Lisboa: Instituto de Investigação Científica Tropical e Centro de Antropologia Cultural e Social.

Dos Marquile, Auro Meireles. 18 fev 2022. Entrevista concedida a Micas Orlando Silambo. Maputo (Moçambique). Gravação em Celular e Câmera Zoom Q4.

Duarte, Maria da Luz Teixeira (Coord.). 1980. Catálogo dos instrumentos musicais de Moçambique. Maputo: Ministério da Educação e Cultura de Moçambique.

Geertz, Clifford. 1973. The interpretation of cultures. Nova York: Basic Books.

Gumboreshumba, Laina. 2009. Understanding form and technique: Andrew tracey’s contribution to knowledge of lamellophone (Mbira) music of Southern Africa. Dissertação (Mestrado em etnomusicologia). Grahamstown: Rhodes University.

Ikeya, Kazunobu. 2006. “The Thumb Piano and San Identity in Central Botswana”. In Updating the San: Image and Reality of an African People in the 21st Century, editado por Robert K. Hitchcock, Kazunobu Ikeya, Megan Biesele e Richard. B. Lee. Senri Ethnological Studies No. 70, 273-284. Osaka, Japan: National Museum of Ethnology. Disponível em: http://doi.org/10.15021/00002634. Acesso em: 13 mai 2021.

Ingold, Tim. 2014. “That’s enough about ethnography!” Hau: Journal of Ethnographic Theory, 4 (1): 383–395.

Jahn, Uta Reuster. 2007. “The Mwera Lamellophone Luliimba”. African Music: Journal of the International Library of African Music, 8 (1): 6-20. Disponível em: https://doi.org/10.21504/amj.v8i1.1709. Acesso em: 13 mai 2021.

Kubik, Gerhard. 1998. Kalimba, Nsansi, Mbira: lamellophone in Afrika. Berlim: Museum für Völkerkunde.

Kubik, Gerhard. 2002. Lamelofones do Museu Nacional de Etnologia. Lisboa: Ministério da Cultura de Portugal, Instituto Português de Museus e Museu Nacional de Etnologia.

Lage, Jéssica. 2018. “Influências no Processo de Formação do Tecido Urbano nos Bairros Pericentrais de Maputo: o caso de Chamanculo C, Maxaquene A e Polana Caniço A”. Revista de Morfologia Urbana 6 (2). Disponível em: http://revistademorfologiaurbana.org/index.php/rmu/article/view/105. Acesso em: 3 dez 2020.

Liesegang, Gerhard. 1996. Ngungunyane: A figura de Ngungunyane Nqumayo, Rei de Gaza 1884-1895 e o desaparecimento do seu Estado. Maputo: Colecção Embondeiro, ARPAC.

Lisenga, Raimundo Xavier. 28 abr 2021. Entrevista concedida a Micas Orlando Silambo. Maputo (Moçambique). Gravação em Celular.

Lopes, Mariana Conde Rhormens. 2015. Um olhar sobre as máscaras de Mapiko: apropriação técnica, simbólica e criativa da máscara. 529f. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena). Campinas: Unicamp.

Macoo, Ozias Américo. 17 set 2019. Entrevista concedida a Micas Orlando Silambo. Maputo (Moçambique). Gravação em Celular.

Macoo, Ozias Américo. 2021. Mbira inovada: Sistemas de captação eletroacústico. Monografia (Escola de Comunicação e Artes). Maputo: Universidade Eduardo Mondlane.

Mapaya, Madimabe Geoff. 2011. “The indigenous music learning process: A Northern Sotho perspective”. Southern African Journal for Folklore Studies, 21 (1): 65-76.

Maraire, Dumisani Abraham. 1991.The Nyunga Nyunga Mbira. Portland: Swing Trade.

Matiure, Perminus. 2009. The relationship between mbira dzavadzimu modes and zezuru ancestral spirit possession. Dissertação (Mestrado em Artes). Pietermaritzburg: Universidade da Of Kwa-Zulu Natal.

Meneses, Maria Paula. 2021. “As estátuas também se abatem: momentos da descolonização em Moçambique”. Cadernos Naui: Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural, 10 (18): 108-128.

Mondlane, Eduardo. 1969. Lutar por Moçambique. Tradução de Maria da Graça Forjaz. Londres: Penguin Books.

Mucavel, Ivan Johan. 29 set 2019. Entrevista concedida a Micas Orlando Silambo. Maputo (Moçambique). Gravação em Celular.

Mukhavele, Luka. 2022. African Musical Instruments from a Contemporary and Global Perspective: Mbira and Xizambi. Tese (Doutorado em Etnomusicologia). Weimar: University of Franz Liszt.

Nhacule, Simão Adriano. 01 nov 2021. Entrevista concedida a Micas Orlando Silambo. Maputo (Moçambique). Gravação em Celular.

Nketia, Joseph Hanson Kwabena. 1974. The Music of Africa. Londres: Victor Gollancz.

Nzewi, Meki. 2007. A contemporary study of musical arts: Informed by African Indigenous knowledge systems. Pretoria: Centre for Indigenous Instrumental African Music and Dance (CIIMDA).

Nzewi, Meki. 2019. “Pertinent concepts for advancing indigenous epistemological integrity for African musical arts education”. In Music Education in Africa, editado por Emily Achieng’ Akuno, 76-91. Londres e Nova York: Routledge.

Silambo, Micas Orlando. 2022. “NYOXANINI DE FANY MPFUMO: meditação sobre um estilo musical moçambicano”. Revista Científica da UEM, 3 (2): 85-110.

Simango, Antônio Mussaona Bure. 06 set 2019. Entrevista concedida a Micas Silambo. Maputo. Gravação em Celular.

Sitoe, Beauty Alves. 25 set 2019. Entrevista concedida a Micas Orlando Silambo. Maputo (Moçambique). Gravação em Celular.

Tefula, Maneto Calmo. 13 out 2019. Entrevista concedida a Micas Orlando Silambo. Maputo (Moçambique). Gravação em Celular.

Tracey, Andrew. 1961. “Mbira Music of Jege A.Tapera”. African Music, 2 (4): 44-63.

Tracey, Andrew. 1972. “The Original African Mbira?”. African Music, 5 (2): 85-104.

Tracey, Andrew. 1974. “The Family of the Mbira. The evidence of the tuning plans”. Roodepoort: International Library of African Music, 3 (2): 1-10.

Tracey, Andrew. 1989. “The System of the Mbira”. In Papers Presented at the Seventh Symposium on Ethnomusicology, editado por Andrew Tracey, 43-55. Grahamstown: International Library of Music, Rhodes University.

Tracey, Hugh. 1969. “The Mbira Class of African Instruments in Rhodesia (1932)”. African Music: Journal of the International Library of African Music, 4 (3): 78-95. Disponível em: http://journal.ru.ac.za/index.php/africanmusic/article/view/1439. Acesso em: 22 oct 2019.

Van Dijk, Marcel. 2010. “The Lala Kalimba: The Correlation Between Instrument and Style”. African Music: Journal of the International Library of African Music, 8 (4): 84-100. Disponível em: https://doi.org/10.21504/amj.v8i4.1868. Acesso em: 13 mai 2021.

Vilanculos, Clélio Emídio. 05 set 2019. Entrevista concedida a Micas Orlando Silambo. Maputo (Moçambique). Gravação em Celular.

Publicado

2023-10-18

Edição

Seção

Sessão Temática RePercussions

Como Citar

“Práticas E estratégias Dos Das Vachayi Va Timbira Em Maputo (Moçambique) Para a manutenção E reinvenção De Suas Artes Musicais”. 2023. Per Musi 24 (outubro): 1-20. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48112.