Não-Teleologia

discurso Transcendentalista em The Starving Month de Stuart Saunders Smith

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5235

Palavras-chave:

Stuart Saunders Smith, Transcendentalismo, não-teleologia, música contemporânea, vibrafone solo

Resumo

Em 1836, inspirados pelos escritos do filósofo alemão Imannuel Kant e desiludidos com o Unitarianismo,
Ralph Waldo Emerson e outros fundaram o Clube Transcendentalista em Concord, Massachussetts, EUA. Os
Transcendentalistas defendiam a noção de Kant de que o conhecimento era inato e acreditavam que todas as vidas emanavam divindade, estando ligadas através de uma espécie de espírito universal. Seus escritos ajudaram a moldar a consciência da Nova Inglaterra. Embora o compositor Stuart Saunders Smith tenha nascido mais de cem anos após o auge do Transcendentalismo, sendo New Englander, ele sempre viveu imerso em uma cultura que herdou valores do movimento. Este artigo explora uma das principais características do Transcendentalismo: a evitação da teleologia (pensamento orientado para meta). A não-teleologia se reflete em sua música através de sua recente tendência em escrever peças de longa duração, suas freqüentes referências a imagens da Nova Inglaterra, seu desrespeito pela forma, uso de repetições, non sequiturs e, mesmo suas incursões da modalidade The Starving Month para vibraphone solo, analisada na seção final do ensaio, apresenta todas as características acima mencionadas.

Biografia do Autor

  • José Augusto Duarte Lacerda, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

    As an advocate of new music, José Augusto Duarte Lacerda, also known as Zeca Lacerda, has worked alongside composers such as Steve Reich, John L. Adams, George Lewis, Elliott Sharp, Jeff Herriott, James Romig, Gabriela Ortiz, Christian Wolff, Bob Becker, Lewis Nielson, and Stuart Saunders Smith, having premiered works by the latter seven. In Brazil, he has performed with the country’s premier orchestras, such as the Brazilian and the Petrobras symphony orchestras.

    Zeca currently teaches at Universidade Federal de Mato Grosso, where he also directs the university’s percussion ensemble [re]Percute UFMT. He has released an album of solo vibraphone music, through Soundset Recordings, and has published an article on Percussive Notes. Awards received include Percussive Arts Society and Zildjian scholarships. He earned a Doctoral degree in Contemporary Music from Bowling Green State University, a Master’s in Music from the University of Miami, and a Bachelor’s in Music from Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Edição

Seção

Articles

Como Citar

“Não-Teleologia: Discurso Transcendentalista Em The Starving Month De Stuart Saunders Smith”. 2018. Per Musi, nº 38 (maio). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5235.

Artigos Semelhantes

1-10 de 156

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)