Variações sobre um tema de Rimbaud

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.20704

Palavras-chave:

Literatura e música, Som, ruído e ritmo, Rimbaud

Resumo

O artigo apresenta análise do poema “Cocheiro bêbado”, de Rimbaud, tradução de Augusto de Campos. A versão em português potencializa, no plano da expressão, a impressão acústica dos deslocamentos dos personagens no enredo lírico. Mais especificamente, os ruídos, resultantes de figuras sonoras, acento simétrico, periodicidade etc., e alteram sensivelmente o modo de ler os versos. Em uma perspectiva, o poema sinaliza um processo de emancipação do ruído ocorrido tanto na poesia quanto na música, no final do século XIX, espraiando-se pelo XX, e que também culminou na ascensão do status dos sons percussivos. Procederemos a uma introdução teórica sobre os pontos referidos e, em seguida, buscando interação entre a versificação e a oralidade, entre o verso e a música, apresentaremos duas camadas de leitura, a sonoro-rítmica e a estrutural, cada qual com subdivisões específicas – variações – suscitadas pelo poema. Para cada variação apresenta-se uma curta interpretação musical com percussão e respectiva partitura. 

Biografia do Autor

  • Célia Maria Domingues da Rocha Reis, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutora em Literatura Brasileira e Mestre em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São José do Rio Preto, Brasil. Estágio pós-doutoral em Literatura Comparada (2007) e em Literatura Infantil e Juvenil (2018) pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Docente Titular do Curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Suas pesquisas se voltam para a área da Literatura Comparada, poesia e música, e da Formação de Professores de Literatura, com projeto recente concluído, Biblioteca-Oficina de Literatura: 25 anos formando leitores no Médio Araguaia (Cuiabá, Editora da UFMT, 2021). Membro do GT Teoria do Texto Poético/ANPOLL. Líder do Grupo de Pesquisa Lugares de arte: linguagens, memórias, fronteiras (DGP/CNPq), atualmente desenvolvendo o projeto V!VA, Poesia II, com orientação de pesquisas vinculadas de iniciação científica, mestrado e doutorado. O projeto obteve premiação do Edital Aldir Blanc 2020/ Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá-MT para publicação da obra Entre Poesia e Música, palavras que entoam.

  • José Augusto Duarte Lacerda, Universidade Federal de Mato Grosso

    Percussionista e professor de Percussão da Universidade Federal de Mato Grosso, onde coorderna o programa de extensão [re]Percute UFMT. Atuou com orquestras como a Singapore Symphony, a Sinfônica Brasileira e a Petrobras Sinfônica. Gravou para selos como New World Records e Soundset Recordings. Publicou em periódicos como Percussive Notes, Rhythm! Scene, Per Musi e Musica Hodie. Premiações incluem Percussive Arts Society, Zildjian e Secretaria de Cultura de Mato Grosso (edital Circula MT). É doutor em Música Contemporânea, com ênfase em Performance Instrumental pela Bowling Green State University (Ohio, EUA) e mestre em performance musical pela University of Miami (Florida, EUA).

  • Aclyse de Mattos, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professor da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. Mestre pela ECA-USP e doutor em Comunicação pelo PPGCOM da UFMG.  Escritor e poeta com diversos livros publicados: Assalto a mão amada (poemas 1985); O sexofonista (contos – 1986\2018), Papel Picado (poemas 1987), Natal Tropical (infantil 1990); Quem muito olha a lua fica louco (poemas 2000); Festa (poemas 2012); Sabiapoca (infanto-juvenil 2018); Motosblim – a incrível enfermaria de bicicletas (infanto-juvenil 2019), além de participações em coletâneas e revistas. Membro do Grupo de Pesquisa Lugares de arte: linguagens, memorias, fronteiras (DGP / CNPq)/V!Va, Poesia, da rede de pesquisadores Multimundos, e da Academia Mato-Grossense de Letras.

Referências

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Publicado

2021-06-19

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Variações Sobre Um Tema De Rimbaud”. 2021. Per Musi, nº 40 (junho): 1-13. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.20704.

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