Isolamento

Analogias entre Stuart Saunders Smith e os Transcendentalistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48481

Palavras-chave:

Stuart Saunders Smith, Transcendentalismo, livre pensamento, unidade, silêncio, antimaterialismo, antitecnologismo

Resumo

A vida e obra do compositor norte-americano Stuart Saunders Smith (1948) apresentam características que lembram o movimento filosófico do século XIX conhecido como Transcendentalismo da Nova Inglaterra. Aqui discuto como as ideias disseminadas pelo transcendentalismo e pelas filosofias transcendentalistas, em particular a unidade, o livre pensamento, o antimaterialismo, o antitecnologismo e o silêncio, refletem nas posturas de vida e no processo composicional de Smith. Baseado na crença de que uma alma universal une todos os seres vivos, Smith procura unificar simbolicamente compositor, intérprete e público através do uso do silêncio e de uma técnica composicional chamada coexistência. Por sua vez, em sua música o antimaterialismo e o antitecnologismo manifestam-se respectivamente no uso frugal da instrumentação e na sua recusa em escrever para a eletrônica enquanto evoca temáticas naturalistas.

Biografia do Autor

  • José Augusto Duarte Lacerda, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

    Defensor da nova música, José Augusto Duarte Lacerda, também conhecido como Zeca Lacerda, trabalhou ao lado de compositores como Steve Reich, John L. Adams, George Lewis, Elliott Sharp, Jeff Herriott, James Romig, Gabriela Ortiz, Christian Wolff, Bob Becker, Lewis Nielson e Stuart Saunders Smith, tendo estreado obras desses sete últimos. No Brasil, ele se apresentou com as principais orquestras do país, como a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Petrobras. Atualmente, Zeca leciona na Universidade Federal de Mato Grosso, onde também dirige o conjunto de percussão da universidade, o [re]Percute UFMT. Lançou um álbum de música para vibrafone solo, através da Soundset Recordings, e publicou um artigo na Percussive Notes. Os prêmios recebidos incluem bolsas de estudo da Percussive Arts Society e da Zildjian. Ele é doutor em Música Contemporânea pela Bowling Green State University, mestre em Música pela University of Miami e bacharel em Música pela Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

Berman, Art. 1994. Preface to Modernism. Urbana: University of Illinois Press.

Buell, Lawrence (Ed.). 2006. The American Transcendentalists: Essential Writings. New York: Modern Library.

Cage, John. 1992. “On Silence.” Interview with Miroslav Sebestik (02 apr 1991). In Écoute, documentary organized by Miroslav Sebestik.

Emerson, Ralph Waldo. 1989. Essays and Lectures: Nature: Addresses and Lectures / Essays: First and Second Series / Representative Men / English Traits / The Conduct of Life. Edited by Joel Porte. New York: Library of America.

Frothingham, Octavius Brooks. 1876. Transcendentalism in New England: A History. New York: G.O. Putnam’s Sons.

Hess, Ron. 2009. “Stuart Saunders Smith's Links No. 6 (Song Interiors): How Can I Tell What I Think Until I See What I Sing?” Perspectives of New Music, 47 (1): 211-232.

Ives, Charles. 1962. “Essays Before a Sonata.” In Three Classics in the Aesthetic of Music, 104-185. New York: Dover Publications.

Lacerda, José Augusto Duarte. 2012. “The Silence… An Introduction to the Inner World of Stuart Saunders Smith”. Percussive Notes, 50 (6): 40-47.

Lacerda, José Augusto Duarte. 2018. "Non-Teleology: Transcendentalist discourse in Stuart Saunders Smith’s The Starving Month". Per Musi, 38: 1-33. doi:10.35699/2317-6377.2018.5235

Lacerda, José Augusto Duarte. 2019. “The poetry of Being Present! An analysis of Transcendental thought in the work of Stuart Saunders Smith”. Música Hodie, 19: 1-24. doi: 10.5216/mh.v19.52703

Lowens, Irving. 1957. “Writings about Music in the Periodicals of American Transcendentalism (1835-50)”. Journal of the American Musicological Society, 10 (2): 71-85.

Schick, Steven. 2009. “Learning to Fly: A Particular Kind of Balance.” Notes to Stuart Saunders Smith: The Links Series of Vibraphone Essays. New World Records, CD 80690-2.

Shultis, Christopher. 2013. Silencing the Sounded Self: John Cage and the American Experimental Tradition. 2nd ed. Lebanon, NH: University Press of New England.

Smith, Stuart Saunders. 1984a. Songs I-IX. Baltimore: Smith Publications.

Smith, Stuart Saunders. 1984b. “A Composer's Mosaic.” Perspectives of New Music, 22 (1/2): 275-285.

Smith, Stuart Saunders. 1992. ...And Points North. Baltimore: Smith Publications.

Smith, Stuart Saunders. 1993. “Thinking on Tools, Touching my Trade, or The Touch in Time is Mine,” Percussive Notes, 31 (8): 74.

Smith, Stuart Saunders. 1994a. “Against Definition”. Perspectives of New Music, 32 (1): 214-218.

Smith, Stuart Saunders. 1994b. “Percussion Ecology-Doing More With Less-Music for a Small Planet”. Percussive Notes, 32 (1): 62-63.

Smith, Stuart Saunders. 2005. “Geography of Time: The Links Series of Vibraphone Essays (1974-1994)”. Percussive Notes, 32 (1): 58-63.

Smith, Stuart Saunders. 2007. Angels. Baltimore: Smith Publications.

Smith, Stuart Saunders. 2008a. “Interview with Stuart Saunders Smith”. Interview with Jude Traxler (n.d.). Ex Tempore 14 (1): n.p.

http://www.ex-tempore.org/traxler.htm

Smith, Stuart Saunders. 2009. To Freshen the Moment! Baltimore: Smith Publications.

Smith, Stuart Saunders. 2010. Personal correspondence with José Augusto Duarte Lacerda (mar 2010).

Smith, Stuart Saunders. 2013a. Interview with José Augusto Duarte Lacerda (14-15 nov 2013).

Smith, Stuart Saunders. 2013b. Two unpublished poems. Personal correspondence with José Augusto Duarte Lacerda (apr 2013).

Smith, Stuart Saunders. 2013c. Personal correspondence with José Augusto Duarte Lacerda (apr 2013).

Smith, Stuart Saunders. 2014. “Composing Thoughts.” In The Modern Percussion Revolution: Journeys of the Progressive Artist, edited by Kevin Lewis and Gustavo Aguilar, 224-283. New York: Routledge.

Smith, Stuart Saunders. Goldstein, Tom. 1998. “Inner-Views”. Perspectives of New Music, 36 (2): 187-199.

Smith, Sylvia. 2008b. Interview with Teresa Sauer (mar 2008).

http://notations21.wordpress.com/interview-with-stuart-saunders-smith-and-sylvia-smith/

Thoreau, Henry D. 2006. Walden. New Haven: Yale University Press.

Welsh, John P. 1995. The Music of Stuart Saunders Smith. New York: Excelsior.

Publicado

2023-12-08

Edição

Seção

Sessão Temática RePercussions

Como Citar

“Isolamento: Analogias Entre Stuart Saunders Smith E Os Transcendentalistas”. 2023. Per Musi 24 (dezembro): 1-20. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48481.

Artigos Semelhantes

1-10 de 40

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)