Um olhar sobre as atividades musicais nos teatros do Rio de Janeiro em fins do século XVIII e início do XIX

a atuação da cantora Joaquina Lapinha

Autores

  • Alexandra van Leeuwen Universidade Estadual de Campinas
  • Edmundo Hora Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54922

Palavras-chave:

Joaquina Lapinha, música dramática, ópera em fins do século XVIII, teatro no Brasil colônia, canto

Resumo

Observamos atualmente uma crescente manifestação sobre os estudos da música no Período Colonial e após a chegada da Corte Portuguesa em 1808. Ainda assim, as informações são reduzidas quando nos referimos à música dramática. Nesta comunicação, procuramos esclarecer aspectos historiográficos baseados em estudos mais recentes e devidamente documentados, organizando informações quanto aos teatros em atividade no Rio de Janeiro no século XVIII e no início do XIX. Pela trajetória da cantora Joaquina Lapinha, procuramos compreender aspectos musicais e sociais do período. Destacamos ainda a importância do acervo musical da Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa em Portugal, de acordo com as recentes pesquisas relacionadas ao Brasil.

Biografia do Autor

  • Alexandra van Leeuwen , Universidade Estadual de Campinas

    Alexandra van Leeuwen é mestranda em Fundamentos Teóricos (Musicologia Histórica) no Departamento de Música da UNICAMP, sob a orientação do Prof. Dr. Edmundo Hora. Bacharel em Regência, também pela UNICAMP. Atua como regente de coros e cantora, recebendo orientação da Prof.ª Dr.ª Márcia Guimarães e da Prof.ª Dr.ª Niza Tank. Participou das Oficinas de Música de Curitiba-PR (2002 e 2004), dos Festivais de Música Colonial e Música Antiga de Juiz de ForaMG (2005 e 2006), dos Festivais Nacionais de Canto em Piracicaba-SP (2002-2004 e 2007), da I Semana de Música Antiga UFMG, 2007. É integrante da Camerata “Anima Antiqua”, especializada em repertório renascentista e sob direção de Carlos Fiorini. Atua também junto ao coro “Armonico Tributo”, dirigido por Edmundo Hora e em um trio dedicado ao repertório barroco para soprano, trompete e continuo (com instrumentos históricos).

  • Edmundo Hora , Universidade Estadual de Campinas

    Edmundo Hora é Doutor em música, Cravo - desenvolve o seu trabalho baseado na interligação das técnicas dos instrumentos antigos de teclado: Cravos, Órgão de Câmara, Clavicórdio e Fortepianos. Em Amsterdã-Holanda, de 1984 a 1993, graduou-se como “Solista de Cravo” pela Escola Superior de Artes de Amsterdã e pós graduou-se na Hogeschool Stichting Amsterdam - Sweelinck Conservatorium, orientado respectivamente por J. Ogg, A. Uittenbosch e presidente do júri Gustav Leonhardt. Desde 1984 tem participado como professor e palestrante nos Festivais de Londrina PR de 1984 a 1991, nos Encontros de Música Antiga e nas Oficinas de Música de Curitiba-PR de 1994 a 2002 e 2005, nos Festivais de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora-MG de 1990 a 2002, no I e V Encontro de Musicologia Histórica J. de Fora-MG, no I Simpósio de Musicologia da UNIRIO-RJ, no I, II, III e IV Simpósio Internacional Todos os Teclados Mariana-MG, no I, II, e IV Simpósio Latino Americano de Musicologia da Fundação Cultural de Curitiba-PR, I Festival Internacional de Música Latino Americana SESC-Ipiranga de São Paulo 1999, e no I Festival ITAÚ de Música Colonial Brasileira - São Paulo 2000, no XV Seminários Internacionais de Música da UFBA – Salvador 2003, Semana de Música Antiga de Recife, 2007. Pesquisador da Música Colonial Brasileira, apresenta-se com a Orquestra Barroca “Armonico Tributo” desde 1994. Atua ainda no programa de Pós-Graduação do IA – UNICAMP.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Um Olhar Sobre As Atividades Musicais Nos Teatros Do Rio De Janeiro Em Fins Do século XVIII E início Do XIX: A atuação Da Cantora Joaquina Lapinha”. 2008. Per Musi, nº 17 (janeiro): 18-25. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54922.