O Concerto N.1 para Contrabaixo e Orquestra de F. A. Hoffmeister
aspectos históricos, analíticos e de performance
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55286Palavras-chave:
Franz Anton Hoffmeister, contrabaixo, violone vienense, práticas de performance, ediçãoResumo
Estudo histórico, analítico e de práticas de performance sobre o Concerto N.1 para Contrabaixo e Orquestra (c.1785) do compositor alemão Franz Anton Hoffmeister, um dos principais integrantes do classicismo vienense. Aborda o contexto da escrita para o violone vienense (ou contrabaixo vienense) afinado em terças e quarta-justa e analisa traços composicionais do compositor recorrentes em outras de suas obras. Discute aspectos do manuscrito, da edição de 1966 e da edição de 2002.
Referências
ADAMS, Stuart John. Franz Anton Hoffmeister: A general survey of his life and career with a critical study of the flute music, together with a thematic catalog. Aberystwyth: University of Wales, 1983 (Dissertação de Doutorado, Ph.D. Thesis).
BIBA, Otto. Die Wiener Kirchenmusik um 1783. In: Jahrbuch für österreichsiche Kulturgeschichte 1/2. Eisenstadt, 1971.
DREYFUS, Laurence. Bach’s Continuo Group: Players and Practices in His Vocal Works. Cambridge, Massachussets, Harvard University Press, 1987.
FOCHT, Josef. Der Wiener Kontrabass. Spieltechnik und Aufführungspraxis.Musik und Instrumente. Tutzing: Schneider, 1999.
GLÖCKLER, Tobias. Per questa bella mano KV 612 de Mozart: a redescoberta do manuscrito de uma ária de concerto para voz e contrabaixo obligato e a reabilitação de uma prática de performance de “afinação equivocada”. Trad. Fausto Borém e Larissa Cerqueira. Per Musi. n.1. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p.25-39.
______.Vienese revived. Double Bassist. n.27, Winter 2003. London: Strad, 2003. p.60-63.
______. Fancy work. Double Bassist. n.28 Spring 2004. London: Strad, 2004. p.54-59.
HAUSNER, Henry H.F.A. Hoffmeister, Komponist und Verleger. In: Mitteilungen der Internationaler Stiftung Mozarteum 38. Salzburg, 1990.
HOFFMEISTER, Franz Anton. Hoffmeister (Ed. Glöeckler) Double Bass Concerto Nº.1, 2nd movement. Prefácio de Tobias Glöeckler. Double Bassist. n.27, Winter 2003. London: Strad, 2003. p.39-48.
______. Kontrabasskonzert N.1 mit obligater Violine. Edição, prefácio,cadências, dedilhados e arcadas de Tobias Glöckler. Redução de piano em Dó e Ré de Christoph Sobanski Klavierauszug. Munique: G. Henle Verlag, 2002.
______. Kontrabasskonzert N.1. N.7389. Edição de Konrad Siebach. Leipzig: Friedrich Hoffmeister Musikverlag, 1966.
MEIER Adolf. Konzertante Musik für Kontrabass in der Wiener Klassik, In: Schriften zur Musik. Walter Kolneder (Org.). Munique/Salzburg: Musikverlag Emil Katzbichler, 1969.
MOZART, W. A. Verzeichnis aller meiner Werke [Índice de todas as minhas obras]. Viena: E. H. Mueller v. Asow, 1965.
PLANYASKY, Alfred. Geschichte des Kontrabasses. Tutzing, 1984.
SADIE, Stanley, ed. The Norton/Grove concise encyclopedia of music. Alison Lathan, Ed. Assistente. New York: W. W. Norton, 1988.
SZEDL´AK, Béla. Sperger ohne Kompromisse In: ESTA-Nachrichten v.44, 2000.
TRUMPF, Klaus. Palestra proferida no 2º Seminário de Contrabaixo na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Org. Florian Pertzborn. Porto, Portugal: Junho, 1998.
MOZART, Leopold. Versuch einer gruendlichen Violinschule. 1a. ed. Augsburg: (ed. autor), 1756. (Facsimile Reprint published by Baerenreiter, Kassel, 1995).
WEINMANN, Alexander. Die Wiener Verlagswerke von F.A. Hoffmeister. Viena, 1982.
______. Hoffmeister. In: The New Grove Dicitonary of Music and Muicians. Stanley Sadie e John Tyrrell, (Eds.) Londres: Macmillan, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






