Livre ornamentação por adição e subtração em duas danças de J. S. Bach
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55746Palavras-chave:
Bach, práticas de performance, ornamentação livre, transcrição, contrabaixoResumo
Pesquisa aplicada sobre livre ornamentação, por adição e por subtração de notas, na Sarabande e Gigue da Suite para Violoncelo n.1 de J. S. Bach, transcritas para o contrabaixo. Inclui uma contextualização sobre as práticas de performance históricas, a liberdade de interpretação do repertório nos diversos períodos, dados recentes sobre a performance das seis Suites para Violoncelo de Bach no contrabaixo, concluindo com a proposição de diversos exemplos de ornamentação.
Referências
BACH, J. S. Six suites for solo cello. Ed. e introd. Dimitri Markevitch. 2.ed. Bryn Mawr, Pensylnania: Theodore Presser Company, 1964.
BERNAT, Mark.Survival of the fittest. Double Bassist, v.17, Summer, 2001, p.23-25.
BENT, Ian. Analysis. Glossário de William Drabkin. The Norton/Grove Handbooks in Music. New York: W. W. Norton, 1987.
BONTA. S. Terminology of bass violin in seventeenth-century Italy. Journal of the American Musical Instrument Society. v.4, 1978, p.5-43.
BORÉM, Fausto. Improvisatory styles in the music of Bach, International Society of Bassists Journal. Dallas, EUA, vol.18, n.2, Fall 1992, p.54-62. Repub em português In: Revista da Associação Brasileira de Contrabaixistas. São Paulo, v.1, n.1, maio 1993, p.3-11.
______. Pequena história das transcrições musicais. Polifonia. São Paulo, v.2, 1998, p.17-30.
CARREL, Norman. Bach, the borrower. Prefácio de Basil Lam. London: George Allen & Unwin, 1967.
COHEN, Irving H. The historical development of the double bass. New York: New York University, 1967 (Tese de Doutorado em Música).
CRUTCHFIELD, Will. Fashion, conviction and performance style in na age of revivals. Authenticity and early music. Ed. N. Kenyon. Oxford: Oxford University Press, 1988, p.19-26.
DART, Thurston. Interpretação da música. Trad. Mariana Czertok. Rev. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
DREYFUS, Laurence. Bach´s Continuos Group. Cambridge: Harvard Press, 1987.
DONINGTON, Robert. Baroque music, style and performance: a handbook. New York: Norton, 1982.
______. How much authenticity? Strad. May, 1989.
ELLISON, Paul. Bach passion. Double Bassist, v.11, Winter, 1999, p.14-15.
GÁNDARA, Xosé Crisanto. El violón ibérico. Revista de musicologia. v.22, n.2. Junio, 1999, p.123-163.
HARTSHORNE. Bach on a C string. Double Bassist, v.16, Spring, 2001, p.20-21.
HOGWOOD, Christopher. Six sonatas for violoncello and harpsichord. Christophe Coin, violoncelo; Christopher Hogwood, cravo; Ageet Zweistra, violoncelo; Eugène Ferré, violão barroco; Tom Finucane, alaúde. Floregium Series, Decca Records, 1989 (CD 421060-2).
HURAY, Peter le. Authenticity in performance: eighteenth-century case studies. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
LEE, Owen. Spot the difference. Double Bassist, v.14, Autumn, 2000, p.19-21.
LITTLE, Meredith, JENNE, Natalie. Dance in the music of J. S. Bach. Music: Scholarship and Performance, ed. Thomas Binkley. Bloomington: Indiana University Press, 1991.
MARKEVITCH, Dimitri. Prefácio. Six suites for solo cello. Ed. Dimitri Markevitch. 2.ed. Bryn Mawr, Pensylnania: Theodore Presser Company, 1964.
McCARTY, Patricia. User friendly baroque ornamentation: five leading baroque performers clarify viola literature. American String Teachers Association, winter, 1997, v.47, n.1, p.43-52.
McLURE, Theron. Bach´s bass. International Society of Bassists Journal, v.8, n.1, 1981, p.772-774.
MEYER, Edgar. J. S. Bach: unaccompanied cello suites: n.2 in Dminor, n.1 in G major, n.5 in G minor. Sony, 2000 (CD SK 891183).
MORELLI, Michael J. The importance of transcriptions. International Society of Bassists Journal, v.16, n.2, 1990, p.21-22.
MOSHÉ-NAÏM. Ce disque est historique. François Rabbath joue à la contrebasse. Notas de François Rabbath e Moshé-Naïm. François Rabbath, contrabaixo; Lise Proto, piano; Frank Proto, piano; Florence Bouchet, piano. Emen, 1996 (CD MN17006).
MURRAY, David. Suite talking. Double Bassist, v.13, Summer, 2000, p.23-25.
OSTLUND, Sandor. Song of the wayfarer, Double Bassist, v.15, Winter, 2001, p.17-19.
PLANYAVSKY, Alfred. The baroque double bass violone. Trad. James Barket. Lanham, Maryland: Scarecrow Press, 1998.
RABBATH, François. François Rabbath joue à la contrebasse. Notas de François Rabbath e Moshé-Naïm. François Rabbath, contrabaixo; Lise Proto, piano; Frank Proto, piano; Florence Bouchet, piano. Emen, 1996 (CD MN17006).
SADIE, Stanley. The Norton/Grove concise encyclopedia of music. Ed. Assit. Alison Lathan. New York: W. W. Norton, 1988.
SAS, Stephen. A history of double bass performance practice: 1500-1900. New York: Juilliard School, 1999 (Tese de Doutorado em Música).
SPITTA, Phillip. Johann Sebastian Bach. New York: Dover, 1951.
VIZACHERO, Rick. Choreographing the hands. Double Bassist, v.12, Spring, 2000, p.18-19.
WEBSTER, James. Violoncello and double bass in the chamber music of Haydn and his viennese contemporaries: 1750-1780. Journal of the American Musicological Society. v.29, n.3, Fall, 1976, p.413-438.
WELZ, Katinka. Shared experience. Double Bassist, v.18, Autumn, 2001, p.29-33.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






