As pesquisas históricas na interpretação de Chopin

Autores

Palavras-chave:

Processos editoriais em Frédéric Chopin, Performance historicamente informada do período romântico, Interpretação pianística contemporânea

Resumo

Neste artigo, trataremos de alguns dilemas interpretativos decorrentes da diversidade editorial na música para piano de Frédéric Chopin (1810-1849). A ampla divulgação das suas primeiras edições na internet, juntamente com as possibilidades de performance trazidas pelas pesquisas históricas, expandiram as referências estabelecidas para sua música e trouxeram mais flexibilidade interpretativa a alguns parâmetros musicais, como direções fraseológicas, escolhas das articulações, timbre instrumental, dedilhados, pedais, rubati e ornamentações.

Biografia do Autor

  • Nahim Marum, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho: Sao Paulo

    Nahim Marun recebeu diversos prêmios por sua carreira artística, entre eles, o Prêmio Melhor Solista do Ano da APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte. Suas gravações no Brasil e Itália receberam o Diapason d’Or, o Prêmio Bravo! de Cultura - Melhor CD de Música Erudita de 2006 e foram selecionadas entre as melhores do ano pela Iberian and Latin Music Society de Londres. Concluiu Mestrado em Performance pelo The Mannes College of Music - New School for Social Research de New York com bolsa CAPES, Doutorado em Música pela UNICAMP e Pós-Doutorado pela Université ParisSorbonne (Paris IV) com bolsa FAPESP. Seus principais mentores de piano foram Isabel Mourão no Brasil e Grant Johannesen nos Estados Unidos. Estudou matérias teóricas e composição com Koellreutter no Brasil. Professor efetivo de piano dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP de São Paulo. Publicou os livros Revisão Crítica das Canções de Villa-Lobos, pela Editora Cultura Acadêmica e Técnica Avançada para Pianistas, pela Editora da UNESP.

Referências

BADURA-SKODA, Paul. Interpreting Bach at the Keyboard. Oxford: Claredon Press, 1993.

BANOWETZ, Joseph. The Pianist’s Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1985.

BAREMBOIM, Daniel. La Musique Éveille le Temps. Paris: Librairie Arthème Fayard, 2008.

BILSON, Malcolm. Do We Really Know How to Read Urtext Editions? In: Piano & Keyboard. July/August 1995, p.24-30.

CHIANTORE, Luca. Beethoven al Piano. Barcelona: Nortesur, 2010.

_________. Historia de la Técnica Pianística. Madrid: Alianza Editorial, 2001.

CONE, Edward. Musical Form and Musical Performance. New York: Norton & Company, 1968.

CORTOT, Alfred. Aspects de Chopin. Paris: Albin Michel, 1949, rep.2010.

_________. Curso de Interpretación. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1934.

EIGELDINGER, Jean-Jacques. Chopin Pianist and Teacher as Seen by his Pupils. Great Britain: Cambridge University Press, 1986.

HINSON, Maurice. Pedaling the Piano Works of Chopin. In: BANOWETZ, Joseph. The Pianist’s Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1985.

HOLLAND, Jeanne. Chopin the Teacher. In: Journal of the American Liszt Society. No17 (1985), p.39-48.

HOROWITZ, Joseph. Arrau on Music and Performance. New York: Dover Editions, 1982.

HUNEKER, James. Chopin: The Man and His Music. New York: Dover Editions, 1966.

Mac CABE, Patricia Chu-Li. The Piano Pedagogy of Frederic Chopin. M.A. Thesis, San José State University, 1984.

NEUHAUS, Heinrich. L’Art du Piano. Paris: Éditions Van de Velde, 1971.

NEUMANN, Frederick. Ornamentation and Improvisation in Mozart. New Jersey: Princeton University Press, 1989.

NEWMAN, William. Beethoven on Beethoven: Playing his Piano Music His Way. New York: W.W.Norton & Company, 1988.

PACHECO, Alberto. O Canto Antigo Italiano: uma Análise Comparativa dos Tratados de Canto de Pier Tosi, Giambattista Mancini e Manuel P. R. Garcia. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2006.

RINK, John. The Barcarolle: Auskomponierung and Apotheosis. In: SAMSON Jim, ed. Chopin Studies. Cambridge University Press, 1988. p.195-219.

ROSEN, Charles. The Romantic Generation. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1995.

ROSENBLUM, Sandra. Performance Practices in Classic Piano Music. Bloomington: Indiana University Press, 1991.

SCHACTER, Carl. Chopin’s Fantasy op.49: the two key scheme. In: SAMSON Jim, ed. Chopin Studies. Cambridge University Press, 1988. p.221-253.

SAMSON, Jim. The Music of Chopin. Oxford: Claredon Press, 1994.

SCHONBERG, Harold. The Great Pianists: From Mozart to the Present. New York: Simon & Schuster, 1987.

STRAUSS, J. F. The Puzzle of the Chopin Rubato. In: Clavier. No.22 (May 1983), p.22-25.

TURECK, Rosalyn. An Introduction to the Performance of Bach. 3 vol. London: Oxford University Press, 1960.

TRANCHEFORT, François-René. La Musique de Piano et de Clavecin. Paris: Librairie Arthème Fayard, 1987.

Downloads

Publicado

2015-06-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“As Pesquisas históricas Na interpretação De Chopin”. 2015. Per Musi, nº 31 (junho): 1-22. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38812.