A prática musical religiosa no Brasil e em Portugal na segunda metade do século XVIII

paralelo e fundamentação para a interpretação vocal da música de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita

Autores

  • Katya Beatriz de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Laura Tausz Rónai Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) https://orcid.org/0000-0002-0083-5791

Palavras-chave:

Música brasileira, Música sacra, Interpretação vocal, Música historicamente informada, Lobo de Mesquita

Resumo

Neste artigo pretendemos investigar as similaridades estilísticas entre a música do compositor mineiro José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, particularmente no solo de soprano de sua Missa em Mi bemol, com o solo de soprano de uma Missa a cinco vozes do compositor David Perez e o primeiro movimento do moteto Care Deus si respiro, para soprano solo e cordas, de Niccolò Jommelli, compositores italianos da escola napolitana atuantes em Portugal na segunda metade do século XVIII.

Biografia do Autor

  • Katya Beatriz de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Mestranda em práticas interpretativas (performance histórica) na UNIRIO, sob a orientação de Laura Rónai. Sua formação inclui o bacharelado em canto lírico na UFMG, aperfeiçoamento em ópera nos EUA como bolsista do Ministério da Cultura, orientação com o Prof. Carmo Barbosa (SP) e a realização de aperfeiçoamento interpretativo da ópera O Elixir do amor, com o Maestro Sergio Oliva, em Roma (Itália). Foi solista frente a diferentes orquestras, no papel de Violeta (La Traviata), Adina (O elixir do Amor), Serpina (La serva padrona), dentre outros. Atua principalmente como intérprete da música brasileira do século XVIII e XIX e de compositores europeus afins, integrando o grupo Coro e Orquestra Domine Maris, com o qual gravou o CD Creator Alme. Participou como solista na gravação dos CDs 10º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (Juiz de Fora-MG), Ensemble Cum Sancto Spiritus (Vitória-ES) e no CD Cantigas de Roda (Vitória-ES). Em 2008 publicou quatro edições de manuscritos musicais no livro A música sacra em Viçosa.

  • Laura Tausz Rónai, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Flautista formou-se em Licenciatura em Música pela UNIRIO e em Flauta pela State University of New York. Obteve título de mestrado na City University of New York e de doutorado em Práticas  Interpretativas na UNIRIO. Ministrou cursos no Real Conservatório Superior de Madrid e, nos EUA, nas universidades de Rutgers e Princeton. Visitou a Inglaterra, a convite do British Council, e tocou recitais nos EUA e na Europa. Toca em duo com a pianista Ruth Serrão e com a cravista Sula Kossatz, com quem integra os grupos de câmara Sine Nomine e Re-Toques. Dirige a Orquestra Barroca da UNIRIO e é crítica musical para as revistas norte-americanas Fanfare e Early Music America. Atualmente é responsável pela cadeira de flauta transversal e chefe do Departamento de Canto e Instrumentos de Sopro da UNIRIO, além de ser docente do Programa de Pós Graduação em Música da mesma instituição.

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Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A prática Musical Religiosa No Brasil E Em Portugal Na Segunda Metade Do século XVIII: Paralelo E fundamentação Para a interpretação Vocal Da Música De José Joaquim Emerico Lobo De Mesquita”. 2011. Per Musi, nº 24 (julho): 1-16. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40519.

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