Compondo a “cor nacional”

conciliações estéticas e culturais na música dodecafônica de César Guerra-Peixe

Autores

  • Ana Cláudia de Assis Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55080

Palavras-chave:

Guerra-Peixe, música dodecafônica, ritmo, conciliações estéticas e culturais

Resumo

César Guerra-Peixe, em 1944, ao aderir ao movimento Música Viva e ao dodecafonismo assumiu uma posição de compositor esteticamente anti-nacional, rompendo com uma tradição nacionalista fundada na segunda metade do século XIX e prolongada até início dos anos 1950. Romper com esta tradição implicava propor novos valores estéticomusicais para o público brasileiro, este habituado à afinação nacionalista, às consonâncias da música tradicional européia e aos ritmos da música popular. Na busca de tais valores, Guerra-Peixe deu início a seu projeto da “cor nacional” constituído pelo trabalho de conciliação dos elementos da linguagem atonal-serial-dodecafônica e elementos da música tonal tradicional, em especial da música popular urbana. Dentre os elementos musicais priorizados pelo compositor em suas experiências estéticas está o ritmo. Este artigo tem como objetivo apresentar algumas estratégias desenvolvidas por Guerra-Peixe para imprimir “cor nacional” às suas obras dodecafônicas, bem como as motivações estéticas e culturais que conduziram tais estratégias.

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia de Assis, Universidade Federal de Minas Gerais

     é Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professora Adjunta da Escola de Música (UFMG). Como pianista dedica-se ao repertório brasileiro contemporâneo, sendo responsável por estréias de obras de Almeida Prado, Guerra-Peixe e Eunice Katunda, dentre outros. Seus projetos de pesquisa, voltados à produção musical brasileira, buscam conciliar a prática musicológica com a prática interpretativa. Atualmente integra o Grupo Instrumental Oficina Música Viva, criado em 2006.

Referências

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 3.ed. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972.

ASSIS, Ana Cláudia. Os Doze Sons e a Cor Nacional: Conciliações estéticas e culturais na produção musical de César GuerraPeixe (1944-1954). 2006. 268f. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

BOLETIM LATINO-AMERICANO DE MÙSICA. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, Tomo VI, abril, 1946. 606p.

BOSI, A. O Tempo e os Tempos. In NOVAES, A. (org.) Tempo e História. p.19-32. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. São Paulo: TA Queiroz, 1979.

CASTORIADIS, Cornelius. A lógica conjuntista ou identitária. In As Encruzilhadas do Labirinto 1. Tradução de Carmem Sylvia Guedes e Rosa Maria Boaventura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987(a). vol. I, seção II, p.217-226.

FARIA Jr., Antônio Guerreiro de. Guerra-Peixe e as idéias de Mário de Andrade: uma revelação. Debates Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música. CLA/UNI-RIO, n.2, p.63-72, junho, 1998.

FERRAZ, Silvio. Música e Repetição: a diferença na composição contemporânea. São Paulo: Educ: FAPESP, 1998.

GUERRA-PEIXE, César. Aspectos da Música Popular. Revista Música Viva. Rio de Janeiro, n.12, p. 01-09, janeiro, 1947.

GUERRA-PEIXE, César. Curriculum Vitae. Belo Horizonte: Biblioteca da Escola de Música da UFMG, 1971, I. 5 f. Texto datilografado.

GUERRA-PEIXE, César. Curriculum Vitae - Catálogo de obras. Belo Horizonte: Biblioteca da Escola de Música da UFMG, 1971, VI. 21 f. Texto datilografado.

GUERRA-PEIXE, César. Curriculum Vitae – Principais traços evolutivos da produção musical. Belo Horizonte: Biblioteca da Escola de Música da UFMG, 1971, V. 12 f. Texto datilografado.

GUERRA-PEIXE, César e LANGE, Francisco Curt. Correspondência (1946-1985). Acervo Curt Lange, Biblioteca Universitária da UFMG: Série Correspondências.176f.

GUERRA-PEIXE, César. Que ismo é esse, Koellreutter? Fundamentos. São Paulo, n.31, p.33-35, jan., 1953.

GUERRA-PEIXE, César. Relação Cronológica de Composições, desde 1944. Belo Horizonte: Biblioteca da Escola de Música da UFMG, 1993, 51f. Texto manuscrito.

KATER Carlos. Música Viva e H.J.Koellreutter: movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Atravez/Musa, 2001a.

KATER Carlos. Eunice Katunda: musicista brasileira. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2001b.

KRIEGER, Edino. Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 1989. 2 fitas cassete (60 min.). Entrevista concedida a Carlos Kater.

MAGNANI, Sérgio. Expressão e Comunicação na Linguagem da Música. Belo Horizonte: UFMG, 1989.

REIS, José Carlos. Nouvelle Histoire e Tempo Histórico: A Contribuição de Febvre, Bloch e Braudel. São Paulo: Ática, 1994.

RICOEUR, Paul. Temps et Récit. Paris: Seuil, 1985.

ROSA, Robervaldo Linhares. Obras dodecafônicas para piano de compositores do Grupo Música Viva: H.J. Koellreutter, Cláudio Santoro, César Guerra-Peixe e Edino Krieger – uma proposta interpretativa. 2001. 113 f. Dissertação (Mestrado em Música Brasileira, Práticas Interpretativas), Instituto de Letras e Artes da Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

SEINCMAN, Eduardo. Do Tempo Musical. São Paulo: Via Lettera: FAPESP, 2001.

WEBERN, Anton. O Caminho para a música nova. Tradução, introdução e notas de Carlos Kater. São Paulo: Novas Metas, 1984.

WISNIK, José Miguel. O Modernismo e a música. Sete Ensaios sobre o modernismo. p.29-38. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1983.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Compondo a ‘cor nacional’: conciliações estéticas E Culturais Na Música dodecafônica De César Guerra-Peixe”. 2007. Per Musi, nº 16 (julho): 33-41. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55080.