Compondo a “cor nacional”
conciliações estéticas e culturais na música dodecafônica de César Guerra-Peixe
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55080Palavras-chave:
Guerra-Peixe, música dodecafônica, ritmo, conciliações estéticas e culturaisResumo
César Guerra-Peixe, em 1944, ao aderir ao movimento Música Viva e ao dodecafonismo assumiu uma posição de compositor esteticamente anti-nacional, rompendo com uma tradição nacionalista fundada na segunda metade do século XIX e prolongada até início dos anos 1950. Romper com esta tradição implicava propor novos valores estéticomusicais para o público brasileiro, este habituado à afinação nacionalista, às consonâncias da música tradicional européia e aos ritmos da música popular. Na busca de tais valores, Guerra-Peixe deu início a seu projeto da “cor nacional” constituído pelo trabalho de conciliação dos elementos da linguagem atonal-serial-dodecafônica e elementos da música tonal tradicional, em especial da música popular urbana. Dentre os elementos musicais priorizados pelo compositor em suas experiências estéticas está o ritmo. Este artigo tem como objetivo apresentar algumas estratégias desenvolvidas por Guerra-Peixe para imprimir “cor nacional” às suas obras dodecafônicas, bem como as motivações estéticas e culturais que conduziram tais estratégias.
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